HUMILDADE
 

     Humildade. Tema muitíssimo importante, é — pura e simplesmente — a verdade sobre si mesmo. Muito simples esta verdade, mas difícil de compreender e, por isso, difícil de assimilar, de assumir, de encarnar.

     Há gente que confunde humildade com modéstia, com simplicidade. O contrário da humildade pode ser: orgulho, soberba, arrogância, controlador de outrem...
 
     Humildade é — principalmente —: saber qual a nossa natureza, a nossa constituição: somos 1.espírito, 2.alma  — mente ou psique — e 3.corpo; somos filhos de Deus, todavia nem todos têm a Deus por Pai. Para a Deus  ter por Pai precisamos honrá-lo, louvá-lo; amar todos os Seus filhos — até ao nosso inimigo —, perdoar tudo, todos, inclusive a nós próprios. Simples assim. Difícil?

       Muito difícil, sem a graça! Só com a ajuda de Deus poderemos reconhecer como estamos sendo!
 
     A humildade é muito cofundida com a modéstia. Modéstia é a ausência de vaidade em relação ao próprio valor, aquelas pessoas que se acham...
 
     Deus vive no coração de todas as pessoas... Basta seguir seu próprio coração para encontrar o amor de Deus. Aqueles que vivem no amor ouvirão a voz de Deus, porque a voz de Deus é uma voz de amor. Quem vive esta realidade é humilde e pode declarar-se humilde sem ter medo de perder a humildade.
 
     Vejamos algo nas Escrituras, Atos Ap. 17, 25-28:  É Deus
"quem dá a todos a vida, a respiração e todas as coisas. Ele fez nascer de um só homem todo o gênero humano, para que habitasse sobre toda a face da terra. Fixou aos povos os tempos e os limites da sua habitação. Tudo isso para que procurem a Deus e se esforcem por encontrá-lo como que às apalpadelas, pois na verdade ele não está longe de cada um de nós. Porque é nele que temos a vida, o movimento e o ser, como até alguns dos vossos poetas disseram: Nós somos também de sua raça..”
 
     Para refletir sobre a humildade, convido a ler os três sonetos adiante, aqui também disponibilizados:

     1. SER DÓCIL,
     2. O AMOR AMA POR MIM e
     3. Ó SÃO MIGUEL ARCANJO.
------------------------------