A filosofia em tempos de pandemia.

A vida do professor em meio a uma pandemia mundial não é nada fácil, mas a filosofia é um saber que nos ensina justamente a pensar sobre as grandes questões que afetam toda a humanidade. Pensar o que somos, qual é o real sentido de nossa existência, como também os verdadeiros limites da vida humana. Na verdade ela é uma saber fundamental, mas muitas vezes desprezada pelas mentes tecnocratas que não entendem de forma alguma quais são os reais e mais importantes valores humanos. Na realidade em tempos de pandemia todos nós tivemos a possibilidade de refletir melhor quem somos e que tipo de relação estamos estabelecendo com quem amamos e quais são os valores realmente cruciais em nossas vidas.

Enquanto professor de filosofia eu estou muito satisfeito com os conteúdos que foram trabalhados no ano de 2019 na minha disciplina. Trabalhei uma introdução a filosofia das ciências, alguns aspectos gerais, o que é a ciência? Como o cientista trabalha? O método científico. Ou seja, conteúdos fundamentais em tempos de obscurantismo e negacionismo da ciência. Trabalhei também política e poder: o que é a política? O que é o poder? Formas de Estado e Totalitarismo. Ora bolas, quer conteúdo mais fundamental quando vivemos sob as sombras de governos ditatoriais? Trabalhei também ética e moral: o conceito de ética, o conceito de moral, o que são os valores. Como estamos vendo são conteúdos fundamentais nos dias em que estamos vivendo.

A filosofia desde o seu surgimento tratou de refletir sobre os grandes temas e os grandes problemas que afetavam de alguma forma o ser humano e hoje não poderia ser diferente. Na realidade, em tempos de grave crise como este que estamos vivendo ela é uma ferramenta fundamental e indispensável para que possamos compreender com clareza a realidade. Temos que ter a clareza que alguns paradigmas foram quebrados e a realidade que conhecíamos até então foi alterada de maneira substancial. Aquilo que ontem era certo, verdadeiro e incontestável hoje já não é mais. Aquilo que até ontem era impensável hoje já é se apresenta como plausível. É preciso que consigamos entender essa nova realidade para podermos também saber lidar com ela da melhor forma possível. Isso não significa uma aceitação total e inquestionável do que se apresenta, mas indica que precisamos absorver essas novas informações da melhor forma possível em vista de criar uma realidade diferente daquela que estávamos vivendo. Talvez uma realidade mais justa, mais solidária, mais ética, mais amorosa. Talvez possamos pensar que é uma chance que temos em meio a todo esse caos surge uma oportunidade.

jcosta
Enviado por jcosta em 08/07/2020
Código do texto: T6999967
Classificação de conteúdo: seguro