OS DESAFIOS DA INCLUSÃO DOS ALUNOS AUTISTAS NO CONTEXTO ESCOLAR

O termo inclusão, hoje, tem uma proeminência fundamental na educação especial, pois apresenta à sociedade a oportunidade para os indivíduos a capacidade de desenvolver intelectualmente, garantindo acesso igualitário em todos os campos da vida, proporcionando relações de acolhimento e aceitação das diferenças. Dessa forma, a inclusão escolar se torna parte integrante desse processo e oferece educação de qualidade para todos, desconsiderando qualquer tipo de discriminação.

Sobre tudo, a educação especial na esperança da educação inclusiva vem recebendo destaque nas políticas públicas da educação brasileira. Neste contexto, a oferta do atendimento educacional especializado, no que se refere à deficiência, a saber, o autista é de extrema importância para a concretização do sistema educacional inclusivo. No entanto, propor ao corpo docente uma formação contínua e organizada para favorecer aos alunos com deficiência, um aprendizado de excelência, diante dos desafios da inclusão dos alunos autistas no contexto escolar.

Dessa forma, a inclusão escolar se faz necessária a cada dia, com ela o desafio de garantir uma educação de qualidade para todos. Passa a ser também um desafio para a Escola Estadual Itacyara Nogueiro Pinho, uma vez que a educação na perspectiva inclusiva provoca uma qualificação no processo educativo, possibilitando o direito de todos os alunos, sejam especiais ou não, de exercerem e de usufruírem de uma educação satisfatória.

Acredita-se que o ponto de vista dos professores que trabalham nas séries iniciais do ensino fundamental discorda das concepções teóricas da atualidade, o que gera uma problemática, situação inadequada. As metodologias utilizadas em práticas docentes alteram as dinâmicas inclusivas em sala de aula, o que favorece ainda mais as dificuldades do professor, no que se refere à prática metodológica, especialmente, em ministrar os mesmos conteúdos para alunos comuns e alunos inclusos. Deste modo, identificar como se dá a prática da educação inclusiva no cotidiano dos alunos autistas da turma do 5º ano “1” do Ensino Fundamental, é um desafio que o professor encontra em elaborar e desenvolver as atividades.

É essencial compreender de que forma a dinâmica em sala de aula poderá corroborar para incentivar no ensino prático dos alunos com essa deficiência. Propor conteúdos que estimulem os alunos autistas a praticarem das atividades que desenvolvem o lado intelectual, e verificando os espaços possíveis que podem ser utilizados na escola. É fato que a inclusão escolar traz em si um novo paradigma de educação. Alguns desafios que se colocam para a efetiva inclusão escolar de pessoas com necessidades educativas especiais é a falta de preparo do professor e a existência nas escolas publicas de currículos tradicionais e inadequados, à prática da educação inclusiva.

Suzy Batista
Enviado por Suzy Batista em 01/07/2020
Código do texto: T6993146
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.