A União pela Educação

Anualmente, o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) permite uma grande mudança na vida de alguns brasileiros, além de avaliar o desempenho dos estudantes, também proporciona alguns programas de bolsas e financiamento estudantil para universitários; que auxiliam aqueles que não podem pagar o valor completo em uma boa graduação.

Em 2020 está sendo diferente, com uma crise presente e o país em quarentena por causa do novo Coronavírus, todas aulas presenciais foram suspensas por ordem governamental sem data prevista para voltar, porém os institutos de ensino não podem parar, dessa forma os colégios, escolas, faculdades e universidades estão adaptando suas aulas com a ajuda da tecnologia e da internet, com a substituição pelo sistema EAD (Ensino a Distância), aprovado e recomendado pelo Ministério da educação (MEC).

Com esta interrupção repentina, a única forma de estudo e aprendizagem são as aulas digitais, vistas pela tela de um celular, computador ou tablet. Entretanto, em um país onde a desigualdade é fortemente existente, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, se manteve contrário ao adiamento do ENEM, contribuindo para que a classe baixa fosse prejudicada mais uma vez no Brasil. Com toda a repercussão deste voto do ministro, veio a surgir um grande apoio a todos que fossem ser afetados com a permanência da data das provas. A “#AdiaENEM” tomou grandes proporções, com criações de petições que fizeram Abraham voltar atrás com seu pensamento, ajustando a data com um adiamento de 30 a 60 dias, após a data prevista.

Por todos estes fatos, é visto que o ENEM é uma das maiores oportunidades da vida do estudante e muitos dos que não tivessem acesso as aulas digitais seriam diretamente afetados.

O apoio de todos neste momento foi essencial para que conseguissem este adiamento da data das provas de forma justa e honesta.

Victor Hugo

2º ano Ensino Médio

Instituto Educacional Luterano

IEL Ensino Médio
Enviado por IEL Ensino Médio em 09/06/2020
Código do texto: T6972065
Classificação de conteúdo: seguro