FUTEBOL E POESIA

     Antigamente se dizia muito que o Brasil era o país do Futebol e do Carnaval. Conceito limitativo. O Brasil era e sempre foi e sempre será país de muitas coisas; umas coisas de que podemos nos orgulhar, outras de que nos envergonhamos.

     Parodiando a conceituação acima poderíamos dizer que o Brasil é o país do Futebol e da Poesia, sim, porque de Carnaval não se fala tanto mais, exageradamente, e há muitos prefeitos que destinam a verba que seria aplicada no Carnaval para a educação ou para a saúde. Progresso nisso. Ordem e progresso!

     Vamos agora comparar os efeitos de do primeiro conceito com o conceito ora proposto.

     No Carnaval havia muito sexo, oportunista, gravidez em fevereiro, nascimento em novembro, porque as pessoas não tinham ainda descoberto o prazer, — e a felicidade —
de uma reunião matrimonial responsável e duradoura, de uma paternidade/maternidade igualmente responsável e definitiva. Sabiam o gosto de “amores”, mas não conheciam a sublimidade do amor.

     Bem, falemos um pouco de Futebol. Todo mundo sabe o que é. Todo mundo entende o que é.

     Há dois tipos de Futebol: o Oficial, em campo apropriado, com uniforme, quatro juízes e há o Futebol Amador, em campo muitas vezes improvisado, gol sem três traves, mas apenas duas.

     A chamada pelada, sem uniformes, às vezes os com camisa e os sem camisa. Todo mundo que quer jogar entra em campo, às vez cinco contra cinco, dez contra dez, trinta contra trinta. Já vi!

     O Futebol é levado muito a sério, tanto o amador como o profissional. Todo “atleta” dá o melhor de si para o realizar.

     Quanto ao Futebol Oficial, as pessoas vão também assistir, depois veem pela TV. Veem repetidas vezes os gols marcados. Veem e ficam revendo. Aí que está algo em que devemos pensar: o futebol é apenas passatempo, não leva os assistentes a tomar atitude de qualquer espécie, na vida privada ou na crítica da vida coletiva, do governo, da educação, da saúde, etc.

     E quanto à Poesia? Quanto à Poesia podemos dizer que há também dois tipos a Poesia de versos livres e o Soneto.Tanto na dança (carnaval), quanto no futebol, quanto na escansão há o movimento. Dois terços no cérebro são aplicados no movimento e na postura. P.39 do livro Escandir.

     O Soneto tem dois juízes – digamos assim – a métrica e as rimas, ou, pelo menos um, a métrica para possibilitar a escansão.
A escansão é que propicia um envolvimento maior com o poema, não só espiritual (sensibilidade) e mental, mas também corporal.

     O fato é que a Poesia aborda toda a temática possível: hinos espirituais, hinos patrióticos, temas sobre família, educação, amor, bondade, esperança, natureza, etc.e, como tal nos motiva a tomarmos atitudes.