GOLS, TIPOS DE

    
     O gol acontece quando a bola transpõe totalmente o espaço limitado pelas três traves.

     Gol de morrinho: a bola batendo num morrinho desvia e engana o goleiro.

      Gol de letra é um gol com os pés "trocados" o pé direito no lugar do pé esquerdo e vice-versa, quando se movimenta o pé enviesado em direção a bol, de calcanhar.


     Gol de ouro: primeiro e único gol marcadona prorrogação de uma partida final que terminou empatada no tempo regulamentar.

     Go de peixinho gol de cabeça quando o jogador acerta a bola perto do chão.

     Gol espírita: fruto do acaso. Inesperado.

     Gol olímpico: marcado diretamente de um chute de canto.

     Gol de placa foi um gol marcado pelo Pelé no Maracanã, na partida Fluminense 1 x 3 Santos, em jogo válido pelo Torneio Rio-São Paulo de 1961. O gol ocorreu aos 40 minutos do primeiro tempo e foi o segundo de Pelé no jogo. O gol foi tão bonito, que foi o primeiro gol no Brasil a ser homenageado com uma placa. Na linguagem do futebol brasileiro, tornou-se uma expressão usada para designar gols que, por sua rara beleza e dificuldade, também merecem uma placa. O Dicionário Aurélio assim define o termo: Conceito criado a partir de um gol espetacular de Pelé (Edson Arantes do Nascimento), que lhe rendeu uma placa honorária".

     Por que o futebol faz tanto sucesso? É por ver a bola penetrar nas redes? Não. É por ver o embate dos jogadores com empenho máximo.

     O futebol é assunto muito sério. Haja vista a quantidade que tem uma partida oficial.


                                 Interação, complemento:

          Acrescento aqui, se me permite, o gol de bicicleta e o gol de chaleira. O futebol é fantástico e todos esses gols e seus devidos adjetivos são dignos de aplausos.
                                   Kidverso

           Obs. A criação gol de bicicleta era atribuída a Leônidas da Silva, mas foi pioneiro na sua execução o jogador Ramón Azuaga Asla, espanhol, depois naturalizado chileno e a modalidade ficou conhecida em muitos paises como gol chileno.