Humildade intelectual e a busca pelo conhecimento
Segundo os pensamentos do monge inglês São Beda, existem três caminhos para o fracasso: não ensinar o que se sabe, não praticar o que se ensina e não perguntar o que se ignora.
Em primeiro lugar, vale apontar que ao contradizermos a ideia de Beda, estaremos praticando o que o professor Mário Sérgio Cortella chamou de "três caminhos para o sucesso": generosidade mental, coerência ética e humildade intelectual. Dentre essas três linhas virtuosas, pode- se destacar como mais importante a humildade intelectual, pois se reconhece não saber de tudo, e que se o indivíduo não quiser cair no campo da mediocridade, precisa estar aberto para conhecer o desconhecido.
Por conseguinte, é espontâneo relacionar a intelectualidade com a inteligência, porém ambas possuem campos distintos. Segundo o site Descato, a inteligência se refere à "cultura" que possui uma pessoa, já a intelectualidade tem conotações mais científicas, como uma característica quase fisiológica, que pode ser medida e quantificada.
Diante do exposto, pode- se relacionar a humildade intelectual e a inteligência, juntamente com a busca pelo conhecimento. Ao serem praticados, entra-se no campo da sabedoria: capacidade de usar o conhecimento para reconhecer sua própria ignorância.
Maria Rita Coutinho
2° ano E.M.
Instituto Educacional Luterano