EDUCAÇÃO EM PAUTA
O caminho cultural em direção a aprendizagem nunca foi o mesmo para todos os alunos. Ao longo da história pode ser visto uma contínua desigualdade desde o surgimento com formas distintas de exclusão até os dias atuais com o inculcamento velado de ideologias que continuam a produzir formas de exclusão social.
Hoje o principal desafio da escola é garantir e oportunizar educação de qualidade para todos. Universalizar o ensino num sentido amplo, construir caminhos alternativos que integrem novas tecnologias e aprendizagem baseada em métodos ativos a fim de dar suporte ao estudante, dinamizando e interferindo positivamente em seu aprendizado.
Contextualizar elementos que contribuem para amenizar esta desigualdade são fundamentais para iniciarmos o processo de reconstrução na esfera educativa, num sentido de integrar o conhecimento a fim de atingir um amplitude maior. Algumas perguntas que o professor necessita fazer para uma maior reflexão de seu trabalho são: De que maneira posso provocar no estudante um melhor aprendizado? Como utilizar estratégias positivas de aprendizagem que gerem interesse e motivem o estudante? Como fazer para me adaptar as novas tecnologias?
A necessidade que temos hoje é formar professores capazes de refletir sobre sua prática educativa, interessados em transformar sua ação pedagógica para melhor, preocupados em investigar o cotidiano da sala de aula e inovar, aprender sobre as tecnologias digitais e capazes de compartilhar o conhecimento como base para projetos sociais que impactem o entorno da escola.