Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

ÊTA MUNDO BOM
Nair Lúcia de Britto

 
Justamente neste momento de crise pelo qual nosso país está passando foi muito bem lembrada e propícia a reapresentação da novela “Eta Mundo Bom”. Além do conteúdo agradável temos a oportunidade de rever artistas e o desempenho admirável em seus respectivos personagens.  
Segundo relato do autor, Walcir Carrasco, a inspiração para escrever esta novela veio de um desejo de voltar aos temas de conteúdo mais ingênuo, mais lúdico  e mais bem-humorado. 
Baseou-se no conto “Cândido ou o Otimismo” do escritor, filósofo e iluminista francês, Voltaire; no filme “Candinho”, interpretado pelo saudoso caipira Mazzaropi; e no conto “O Comprador de Fazendas, de Monteiro Lobato. 
Além dessas obras, o que também o inspirou foram  as lembranças da sua infância, em Marília, quando o pai o levava, todos os dias, ao cinema. Na mãe que gostava de ouvir as novelas de rádio, enquanto ele ia para a Escola. Na antiga  São Paulo, com suas belas mansões e o bonde circulando pela cidade, prestando um transporte tranquilo e agradável à população. E ainda na vida inocente, do campo, com suas belas paisagens; seus prados verdes, seus bodes, cavalos, bois e outros animais.    
É uma novela saudável  porque afasta as tristezas e ao mesmo tempo instrui pelo seu conteúdo histórico e sociológico ao resgatar o passado, documentando os costumes e a moral Da década de 40. Proporcionou um comparativo interessante com a moral dos novos tempos e uma reflexão das mudanças, para melhor ou pior, em relação aos antigos conceitos e os novos. 
Os cenários, o figurino, o mobiliário, a linguagem e o cuidado nos mínimos detalhes que reconstituem aquela época estão perfeitos. Um filme ou uma novela de época é sempre uma página importante da nossa História; um aprendizado produtivo, em pró da Cultura e de uma reflexão propícia sobre erros que podem ser corrigidos e acertos que podem ser resgatados.    
Alegre e doce, a novela nos proporciona outra vez momentos bem agradáveis. A mensagem é bem verdadeira e sobre a qual mais do que nunca precisamos refletir neste momento tão difícil:
“Tudo que acontece de ruim, é pra melhorar!”   

 
Nair Lúcia de Britto
Enviado por Nair Lúcia de Britto em 15/05/2020
Reeditado em 15/05/2020
Código do texto: T6948319
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Comentários

Sobre a autora
Nair Lúcia de Britto
São Vicente - São Paulo - Brasil
615 textos (69661 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 05/08/20 02:09)
Nair Lúcia de Britto