ESTÁGIO SUPERVISIONADO
O estágio supervisionado é uma prática educativa onde o estudante realiza, por um período determinado, ações pedagógicas e coloca em prática seus conhecimentos, sua autonomia, suas competências e habilidades necessárias ao profissional.
Para tanto, deve-se realizar uma observação do ambiente escolar antes de iniciar de fato, como os aspectos físicos da escola e depois da sala de aula em que for atuar, os aspectos administrativos da escola, como funciona a gestão e os aspectos emocionais, como é a dinâmica escolar, quantos são os profissionais, como eles se relacionam com os alunos e entre si.
Para o desenvolvimento, é necessário constar no relatório a observação diária no contexto de atuação, posteriormente a análise realizadas durante o período de observação, que deve ser feito logo após de sair do ambiente escolar para obter as melhores informações e memórias.
O estágio supervisionado pode ser um agente contribuidor na formação do professor, caracteriza-se como objeto de estudo e reflexão, que ao estagiar o futuro professor passa a enxergar a educação com outro olhar (Januário,2008). Desta forma o estágio supervisionado pode identificar no profissional um ramo de estudo, uma série a escolher e principalmente os erros que podem ser melhorados. Veja que o erro aqui não é visto como um problema, mas como um modo de melhorar sua atuação e desempenho a fim de que se especialize em uma área que tenha maior identidade. Alguns fatores são importantes a destacar como sendo primordiais no estágio supervisionado: método, estratégia, processo, ambiente e objetivo.
Como método pode-se destacar a implantação de formas de ensino, o como dar aula, o modo de ensinar, como exemplo usar metodologia ativa ou expositiva. As estratégias podem ser estabelecidas conforme a aula, são elementos da prática educativa, elaborar um conteúdo, um debate, organizar uma apresentação.
O processo de ensino ocorre no contexto geral, a análise do fazer, de como o professor utiliza das ferramentas e conhecimentos necessários ao aprendizado de determinado contexto. Os objetivos precisam ser claros, explicados aos alunos onde o professor quer chegar com tal conteúdo, buscar funcionalidade a eles. O ambiente (virtual ou real) feito na sala de aula com empatia, com responsabilidade e competência, já em ambientes virtuais observar a clareza e objetividade.
Rosane Fetter
Enviado por Rosane Fetter em 14/05/2020
Código do texto: T6947542
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.