A MUSICALIZAÇÃO COMO FORMA LÚDICA DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A MUSICALIZAÇÃO COMO FORMA LÚDICA DE

APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Pós-Graduando(a) Valdizia Tavares Barros

Orientador(a) Aurelina Fernanda de Andrade Morais

Curso Alfabetização e Letramento

2018

Resumo

O artigo apresenta como tema principal: A musicalização como forma lúdica de

aprendizagem na Educação Infantil. O objetivo geral da pesquisa: Refletir sobre a importância

da musicalização na Educação Infantil como meio educativo. A música estimula a expressão

corporal e linguística auxilia no reconhecimento das partes do corpo, de suas possibilidades e

limitações espaciais, temporais e laterais. Quando essa é trabalhada desde cedo no contexto

escolar, ajuda de maneira lúdica e prazerosa no aprendizado das crianças. Unir a música e o

movimento, utilizando a dança ou a expressão corporal contribui para transformar a escola

num ambiente alegre e favorável ao desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor. Notou-se

que o estímulo musical interfere no desenvolvimento integral da criança. A natureza da

pesquisa foi Aplicada, do tipo Qualitativa. A metodologia utilizada foram estudos

bibliográficos, artigos científicos, livros, internet. O resultado da pesquisa foi satisfatório.

Palavras-chave: Musicalização. Aprendizagem. Educação Infantil.

Abstract

The article presents as main theme: The musicalization as a playful way of learning in Early Childhood

Education. The general objective of the research: Reflect on the importance of musicalization in Early

Childhood Education as an educational medium. Music stimulates bodily and linguistic expression helps in

the recognition of body parts, their possibilities, and spatial, temporal and lateral limitations. When it is

worked out early in the school context, it helps in a playful and enjoyable way in the children's learning.

Joining music and movement, using dance or body expression contributes to transforming the school into

a joyful and supportive environment for cognitive, affective and motor development. It was noted that the

musical stimulus interferes in the integral development of the child. The nature of the research was

Applied, of Qualitative type. The methodology used was bibliographic studies, scientific articles, books,

internet. The search result was satisfactory

Keywords: Musicalization. Learning. Child education.

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1 INTRODUÇÃO

Unir a música e o movimento, utilizando a dança ou a expressão corporal contribui

para transformar a escola num ambiente alegre e favorável ao desenvolvimento cognitivo,

afetivo e motor. Além disso, a musicalização na Educação Infantil estimula a expressão

corporal e linguística auxilia no reconhecimento das partes do corpo, de suas possibilidades e

limitações espaciais, temporais e laterais. Notou-se que o estímulo musical interfere no

desenvolvimento integral da criança.

Nessa perspectiva, o artigo apresenta como tema principal: A musicalização como forma

lúdica de aprendizagem na Educação Infantil.

O estudo vem fomentar o interesse sobre a abordagem do problema: Qual a importância da

musicalidade na vida das crianças? Que vantagens essa linguagem pode provocar na educação

e formação das crianças?

Por que não incluir a música como ferramenta no processo ensino aprendizagem?

Já que ela possui uma relação inerente com as relações humanas, a ludicidade e afetividade,

inclusive pode proporcionar na escola um ambiente harmonioso, ou seja, menos estressante e

pode contribuir no controle da ansiedade.

O objetivo geral da pesquisa: Refletir sobre a importância da musicalização na Educação

Infantil como meio educativo.

Objetivos específicos: Analisar os efeitos que a musicalização pode causar no

desenvolvimento das crianças.

Identificar e apreciar diferentes estilos musicais com o intuito de enriquecer e resgatar a

cultura regional.

Motivar nas crianças o gosto pela leitura e escrita, o desenvolvimento da oralidade, através da

musicalização deixando a aula mais dinâmica e tranquila.

Propiciar meios através da música que possa estimular na criança a sensibilidade, expressar

sentimentos, a socialização entre elas e o gosto pela arte. Brincar com a música, imitar gestos,

inventar e reproduzir criações musicais.

A partir da leitura do artigo você compreenderá que a música está presente na vida das

pessoas desde o início da humanidade. Através dela, sensações e sentimentos podem ser

experimentados, laços afetivos, culturais e sociais podem ser fortalecidos e novos

conhecimentos oportunizados. Descobrirá um pouco da história da música popular que é parte

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Pós graduação em Gestão Escolar. Uniasselvi. Valdiziab@hotmail.com Pós graduação em psicopedagogia

clínico institucional. Faculdade São Luis de França. Aurelinaf@gmail.com

fundamental da história do Brasil. As bases teóricas para aprofundamento da pesquisa foram

retiradas das ideologias dos pensadores: Martins, Silveira e Melo e dos documentos que

norteiam a Educação Infantil: Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (RCNEI),

a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB n 9394/96).

A pesquisa foi de natureza aplicada, de modo que gera conhecimentos para aplicação prática,

dirigidos à solução de problemas específicos, isto é, visa à aplicação de suas descobertas na

solução de um determinado problema. Em relação à abordagem do problema a pesquisa foi

qualitativa. Do ponto de vista de seus objetivos podemos considerar que a pesquisa foi

explicativa, aprofunda o conhecimento da realidade porque explica a razão, o porquê das

coisas. Visa identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos

acontecimentos. Quanto aos procedimentos técnicos a pesquisa foi bibliográfica, livros,

artigos científicos e internet.

2 A MÚSICA SUA INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

A criança é um ser social constituída de múltiplas linguagens, portanto ela utiliza

diversas maneiras de se comunicar ou se expressar. Dessa forma, é salutar explorar essas

diversificadas formas de linguagens no processo ensino aprendizagem.

Por meio de expressões artísticas como: o movimento, as brincadeiras, os jogos, a música, a

criança é capaz de expressar seus sentimentos, emoções, gestos ou posturas corporais. Além

disso, perceber o mundo de forma poética, sensível e contextualizada. O corpo demonstra

aquilo que a criança sente ou quer falar e nós, educadores, precisamos ter sensibilidade para

perceber isso. A música, portanto, é uma forma de comunicação e expressão que está

interligada ao lúdico e à afetividade. Através dela, sensações e sentimentos podem ser

experimentados, laços afetivos, culturais e sociais podem ser fortalecidos e novos

conhecimentos oportunizados.

De acordo com Melo, 2011 apud Bréscia, 2013, p.81 Ao trabalhar com os

sons, a criança aguça sua audição, ao acompanhar gestos ou dançar ela está

trabalhando a coordenação motora e a atenção, ao cantar ou imitar sons ela

está estabelecendo relações com o ambiente em que vive. O aprendizado da

música, além de favorecer o desenvolvimento afetivo da criança, amplia a

atividade cerebral, melhora o desempenho escolar dos alunos e contribui

para integrar socialmente o indivíduo.

Constatou-se durante a pesquisa que quando a musicalização é trabalhada desde cedo no

contexto escolar, ela ajuda de maneira lúdica e prazerosa o aprendizado e o trabalho em

equipe, pois as crianças aprendem a ser mais sociáveis. Ela está ligada ao corpo, mente e às

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emoções, afetando diretamente diferentes aspectos do desenvolvimento humano: físico,

mental, social, emocional e espiritual, tornando-se assim um agente facilitador do processo

educacional.

A brincadeira musical na Educação Infantil deve focar ações como: a escuta de músicas e

diferenciações de som e silêncio, a expressão corporal em diferentes ritmos musicais, o cantar

diversas alturas e intensidades sonoras, trava-línguas com rimas, parlendas, dramatizações de

forma lúdica.

Vale salientar que a música considera-se um relevante recurso didático, devendo estar

presente cada vez mais na escola.

2.1 MÚSICA UMA FORMA DE LINGUAGEM DA COMUNICAÇÃO E

MANIFESTAÇÃO HUMANA

Assim como a linguagem do movimento, a música também apresenta suas peculiaridades no

Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.

De acordo com Silveira, 2012, p.53 A música é a linguagem que se traduz

em formas sonoras capazes de capazes de expressar e comunicar sensações,

sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento

expressivo entre o som e o silêncio. A música está presente em todas as

culturas, nas mais diversas situações: festas e comemorações, rituais

religiosos, manifestações cívicas, políticas, etc. Faz parte da educação desde

há muito tempo, sendo que, na Grécia antiga, era considerada como

fundamental para a formação dos futuros cidadãos, ao lado da matemática e

da filosofia. (RCNEI,1988, v.3, p.41).

A música está presente na vida das pessoas desde o início da humanidade. O homem desde a

pré-história, provavelmente usava seu corpo todo como um instrumento musical; batia os pés

no chão, com cadência, batia palmas, sacudia colares e braceletes de ossos, de sementes ou de

conchas, envolvendo-se completamente em sons, para falar com os deuses. Madeira, osso,

rocha: desde a pré-história, o homem tirou proveito dos sons desses materiais.

As crianças adoram ouvir ou cantar músicas, certamente porque desde muito pequeninas esta

linguagem a acompanha, desde as canções de ninar dos pais ao gosto musical que a própria

família impõe, muitas vezes de maneira inconsciente. Portanto, quanto mais estimulada a

ouvir, cantar e até mesmo tocar diferentes ritmos musicais, maior será o desenvolvimento da

criança; ampliando assim seu repertório musical. Por isso é fundamental o educador

selecionar músicas de qualidades para serem trabalhadas em sala de aula.

Cabe ao educador ter bom senso e proporcionar diferentes oportunidades de apreciação e

fazer musical para as crianças tais como: os sons da natureza, do corpo, de diferentes

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instrumentos musicais, ou a construção dos mesmos confeccionados com os alunos na escola,

de jogos cantados, exploração de ritmos, gestos, canções de roda ou parlendas, o que as

desenvolverá social e intelectualmente.

2.2 As músicas fazem parte da nossa História

Silveira, 2012, p.53 pontua que como linguagem a música hoje representa

conteúdo assegurado pela Lei n 11.769 de 2008, nos currículos da Educação

Básica. Assim como as demais linguagens da Arte, o desenvolvimento da

aprendizagem em música deve ser compreendido através da produção, da

apreciação e da reflexão.

A riqueza e a diversidade das manifestações culturais brasileiras são incontestáveis e, dentre

elas, a música se sobressai pela vocação inata do nosso povo para o ritmo e para a dança. A

música é ainda, um dos aspectos da cultura nacional mais divulgada, conhecida e admirada no

exterior.

A história da música popular é parte fundamental da história do Brasil. Ela perpassa toda a

nossa trajetória, e nessa aventura musical estão inscritos os grupos étnicos que participaram

da construção da Nação e que nos legaram suas tradições, sua sensibilidade, sua musicalidade.

A maioria das músicas que embalaram nossas brincadeiras fazia e fez até hoje parte do nosso

folclore brasileiro. É perceptível que a música está sempre associada à cultura e às tradições

de um povo e de sua época. Neste sentido, o folclore pode ser traduzido como um gênero de

cultura de origem popular, constituído pelos costumes, lendas, tradições e festas populares.

O Brasil possui um folclore riquíssimo, graças ao entrosamento de costumes de povos

diferentes que, ao se encontrarem em nosso país, construíram novas e únicas expressões de

manifestação popular. Para a formação do nosso folclore contribuíram, além do elemento

nativo (o índio), português e o africano. Esses três povos constituíram as raízes de nossa

cultura. Posteriormente, imigrantes de outros países, como Itália, Alemanha e outros, deram

sua contribuição ao nosso folclore, tornando-o mais complexo e rico.

As músicas folclóricas caracterizam -se pela simplicidade de sua composição. Possuem letras

do vocabulário popular, melodias simples e fáceis de ser memorizadas. Elas representam as

histórias vividas pelos povos de uma comunidade ou nação.

A música cultural, oferecida através do folclore, nos remete a um eu social. Ela é capaz de nos

inserir em um universo de significações e nos faz sentir parte de algo que vai além de nosso

redor, de forma descontraída e imperceptível.

Para Melo, 2011, p.112 as músicas folclóricas que nos forma transmitidas

através de nossos antepassados e que são passados de geração em geração

são formas inteligentes de sabedoria humana. Tratam de temas complexos e

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belos, falam de amor, de disputa, de trabalho, de tristezas e de tudo que a

criança enfrentará no futuro. São experiências de vida que nem o mais

sofisticado brinquedo eletrônico pode proporcionar.

Cantar músicas do folclore brasileiro com as crianças da Educação Infantil é proporcioná-las

o contato com a cultura brasileira, expressar sentimentos, atitudes e estruturas que

contribuirão para a sua formação integral.

2..2.1 Leis que defendem a música como componente curricular na disciplina de Artes

Em 1971, com a Lei n 5.692, foi criado o componente curricular Educação Artística. A

lei, determinando que nessa disciplina fossem abordados conteúdos de música, teatro, dança e

artes plásticas nos cursos de primeiro e segundo graus, criando a figura de um professor único

que deveria dominar todas essas linguagens de forma competente, porém a maioria dos

professores não estavam preparados para trabalhar com o ensino de artes como a lei previa.

De acordo com Silveira, 2012, p.56 A linguagem da música dentro da

concepção da arte deve ser compreendida como forma de expressão e

cultura. A aprendizagem em música está muito além de “cantos” utilizados

para a realização de rotinas escolares, “Aprender música significa integrar

experiências que envolvem a vivência, a percepção e a reflexão,

encaminhando-as para níveis cada vez mais elaborados”. (RCNEI,

1988,v.3,p.46).

Neste sentido o RCNEI aponta uma lista de sugestões relacionadas ao repertório musical que

o professor poderá utilizar em seus planejamentos. Além das sugestões contidas neste

documento, ele pode pesquisar e aprofundar o seu próprio repertório a fim de valorizar,

complementar e enriquecer a prática pedagógica, utilizando a música como conhecimento e

também como recurso pedagógico.

Segundo o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil- RCNEI (BRASIL, 1988,

p.21), “[...] a criança é um ser social que nasce com capacidades afetivas, emocionais e

cognitivas, podendo aprender nas trocas sociais com diferentes crianças e adultos cujas

percepções e compreensões da realidade também são diversas”.

A escola é o espaço institucional onde o aluno tem a oportunidade de conhecer de forma

intencional ou não, os conhecimentos históricos e culturais construídos pela sociedade no

decorrer dos tempos. É o espaço que permite uma relação entre história, cultura e Arte.

Nos dizeres de Baumgartner (2010) apud Barbosa (2002, p.38) afirma que é

impossível conhecer a cultura de um país, sem conhecer sua arte, pois é

importante compreender que a Arte é a representação do país por seus

próprios membros. É por meio da arte que podemos conhecer e entender a

cultura do nosso tempo, sendo este um processo fundamental para

construção humana sensível.

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Para que a criança tenha uma aprendizagem significativa e um desenvolvimento integral é

essencial que a mesma tenha o contato com a música como forma lúdica de aprendizagem. O

educador precisa propiciar estratégias de aprendizagem e criar oportunidades para que a

criança possa desenvolver sua autonomia, identidade e personalidade, sentindo-se segura no

que faz. Desde a educação infantil, deve ser garantida a criança o direito a esse conhecimento

que amplia e aprofunda seu saber artístico-estético, geralmente relegado apenas ao fazer arte,

sem informação alguma além da técnica. Um fazer no qual nem sempre a criança se

reconhece, pois falta ali sua identidade de autor e a do seu tempo/espaço.

De acordo com Martins, 1988, p.12 A nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

(LDB n 9.394), aprovada em 20 de novembro de 1996, estabelece em seu art. 26, II: “O

ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação

básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos”.

Fica, então determinado que o ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais,

constituirá componente curricular obrigatório da educação básica. Desse modo, as artes

visuais, a dança, a música e o teatro são linguagens que constituirão o componente curricular

de que trata o II parágrafo deste artigo.

Com a nova LDB n 9394/96, o ensino da arte ganha espaço no currículo escolar como

disciplina obrigatória e com a alteração dada pela Lei n 12.287/2010, aborda a especificidade

das expressões regionais.

De acordo com a Lei n 11.769, de 2008, que trata da obrigatoriedade do conteúdo de

música:” {6 A música deverá ser conteúdo obrigatório, mas não exclusivo, do componente

curricular de que trata o 2 deste artigo.

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Diante da análise realizada na pesquisa identificou-se que a musicalização além de

deixar a aula mais dinâmica e atrativa pode estimular nas crianças o gosto artístico, o

desenvolvimento da oralidade, da escuta, como também o estímulo da leitura e escrita.

Confirmou-se que a música impulsiona a criança a despertar a sensibilidade, expressar

sentimentos, emoções, a interação e socialização entre elas, o gosto pela arte e produz efeito

de acalmar e liberar o stress.

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Portanto, a pesquisa revelou que quando a musicalização é trabalhada desde cedo no contexto

escolar, ela ajuda de maneira lúdica e prazerosa o aprendizado e o trabalho em equipe, pois as

crianças aprendem a ser mais sociáveis.

A musicalização na Educação Infantil estimula a expressão corporal e linguística

auxilia no reconhecimento das partes do corpo, de suas possibilidades e limitações espaciais,

temporais e laterais. Notou-se que o estímulo musical interfere no desenvolvimento integral

da criança.

Evidenciou-se que a musicalização está ligada ao corpo, mente e às emoções, afetando

diretamente diferentes aspectos do desenvolvimento humano: físico, mental, social,

emocional e espiritual, tornando-se assim um agente facilitador do processo educacional.

Brincar com a música, imitar gestos, inventar e reproduzir criações musicais, além de deixar a

aula mais divertida contribui no aprendizado das crianças.

A pesquisa foi de natureza aplicada, de modo que gera conhecimentos para aplicação prática,

dirigidos à solução de problemas específicos, isto é, visa à aplicação de suas descobertas na

solução de um determinado problema. Em relação à abordagem do problema a pesquisa foi

qualitativa. Do ponto de vista de seus objetivos podemos considerar que a pesquisa foi

explicativa, aprofunda o conhecimento da realidade porque explica a razão, o porquê das

coisas. Visa identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos

acontecimentos. Quanto aos procedimentos técnicos a pesquisa foi bibliográfica, livros,

artigos científicos e internet. O resultado da pesquisa foi satisfatório, pois os objetivos foram

alcançados.

REFERÊNCIAS

MARTINS, Mirian Celeste Ferreira Dias, PICOSQUE, Gisa, Guerra, Maria Terezinha Telles.

Didática do ensino da arte: a língua do mundo: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo. 1988.

MELO, Fabiana Carbonera Malinverni. Lúdico e musicalização na educação infantil. Uniasselvi.

Indaial. 2011.

SILVEIRA, Tatiana dos Santos da. Metodologia do Ensino da Arte. Centro Universitário Leonardo

da Vinci- UNIASSELVI. Indaial, 2012.

Valdizia Barros
Enviado por Valdizia Barros em 06/05/2020
Código do texto: T6939614
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