Leia e pense

Uma arma dos políticos e da mídia, independente do governo ou partido, é inundar a população com notícias ruins.

O ser humano é muito mais atraído por notícias ruins, distrações banais, morte, crime e sexo do que por notícias boas, conteúdo relevante, edificante e verdadeiro. É da nossa natureza. É o nosso instinto. Faça um teste, poste uma foto sensual e depois um texto ótimo e reflexivo e veja a enorme diferença de curtidas entre os dois posts.

O Facebook e a televisão são constantemente inundados por notícias ruins sobre política que são repassadas e discutidas pela população.

Os políticos e a mídia entendem muito bem da psicologia humana e a sabem usar muito bem. A quantidade infindável de notícias ruins causa desânimo e falta de esperança nas pessoas e a sensação de que o Brasil não tem jeito.

Se você nasce e cresce num país e sempre vivencia corrupção, escândalos, traições e atitudes absurdas, você acaba se acostumando com aquela realidade inferior. E a comparação com países de primeiro mundo te deixa ainda mais conformado com o seu país, mesmo que você sempre queira substituir os governantes por um "salvador da pátria".

A prova disso é o que as pessoas sempre dizem: "não adianta, o Brasil não tem jeito".

Quanto mais a pessoa lê, ouve e vivencia isso tudo, mais ela tem certeza de que essa é uma verdade permanente.

O que eu penso e decido é o que ELES, os políticos e a mídia, querem que eu pense e decida, pois está dentro dos limites impostos e de interesse deles. Se você acha que tem liberdade de pensar e decidir de forma livre e isenta de interesses, você é um iludido.

Isso tudo tem nome: jumentização coletiva.

Sim, eu acabei de inventar esse termo.

Por isso é importante ler livros e artigos sobre vários assuntos diferentes. É igualmente importante conversar com pessoas inteligentes, MESMO QUE ELAS TENHAM OPINIÕES CONTRÁRIAS ÀS SUAS.

Além de você se blindar do que é tóxico, você se torna uma pessoa muito mais capaz de enxergar além da camada superficial das coisas, de criar um entendimento melhor da situação em geral, de melhorar seu vocabulário, perspectivas de emprego e de se tornar uma pessoa mais empática e interessante pra sua cidade, estado e país.

Leia livros, estude e incentive uma criança a ler pra que o país tenha uma próxima geração de dar orgulho.

Comece agora. Fique off line. Leia um livro :)

Giuliano Coutinho
Enviado por Giuliano Coutinho em 26/04/2020
Reeditado em 26/04/2020
Código do texto: T6928918
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.