FELICIDADE OU ALEGRIA?
 
     Convém-nos buscar uma ou outra?

     Escreveu Henry David Thoreau: “A maioria dos seres humanos vive vidas de silencioso desespero.” Se de um lado as pessoas sofrem por temer males que nunca vão acontecer, por outro lado as pessoas sofrem por certas coisas que acontecem: que estão acontecendo em suas vidas. Vai daí as pessoas a buscar conquistar a felicidade para minorar o sofrimento.

     A felicidade, por ela mesma, nunca será encontrada; a felicidade é sempre uma consequência, um resultado.

     A pessoa infeliz não é alegre; a pessoa infeliz é triste, amargurada, reclamadeira, crítica, irada. E se buscasse a alegria?

     A alegria, por ela mesma, nunca será encontrada; igualmente a alegria é sempre uma consequência, um resultado.

     O interessante é que o ser alegre é uma recomendação bíblica: lê-se na 1ª Carta aos Tessalonicenses, ─ por sinal o primeiro livro escrito do Novo Testamento ─ cap. 5, vers. 16-18: "Vivei sempre contentes. Orai sem cessar. Em todas as circunstâncias, dai graças, porque esta é a vosso respeito a vontade de Deus em Jesus Cristo. E tem mais, pode ser considerada uma ordem: “Esta é a vontade de Deus. Em Jesus Cristo.”

     Ora, o chefe que dá uma ordem, dá também os meios para executá-la.

     Os meios são estes: “Orar sem cessar.”

     Entretanto orar é também difícil. Inda mais sem cessar!!!
     
     Os meios para orar, sem cessar, são estes: “ Em todas as circunstâncias, dai graças.” Na Bíblia palavras como tudo, toda significam isto mesmo tudo, toda.

      Na Carta lê-se, também:  vers. 19-24:  "Não extingais o Espírito. Não desprezeis as profecias. Examinai tudo: abraçai o que é bom. Guardai-vos de toda a espécie de mal. O Deus da paz vos conceda santidade perfeita. Que todo o vosso ser, espírito, alma e corpo, seja conservado irrepreensível para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo!  Fiel é aquele que vos chama, e o cumprirá.”

     Observe-se: o ser humano é espírito, alma (psique ou mente) e corpo. As mazelas da tristeza, como amargura, reclamação, critica, ira, são coisas da mente ou psique.