A Gênese do Pensamento Pessimista

por Leonardo Silva

Você se considera um pessimista? Sabe o que é um pessimista? O pessimista é aquele que desacredita no progresso moral e material, é aquele que tende a enxergar a vida e todas as coisas ao seu redor com olhar de descrença, desânimo e incômodo.

O conceito de pessimismo percorre na história uma vasta caminhada de contextos, desde os psicológicos até os que estão incorporados nas correntes filosóficas. O primeiro entendimento sobre o termo “pessimista” está ligado às teorias filosóficas de autores como Confúcio, que dizia “o pessimismo torna os homens cautelosos, quanto o otimismo torna-os imprudentes”. Oscar Wilde também arriscou citar o termo em seus trabalhos, e o estadista e grande figura política Winston Churchill tinha uma visão, por incrível que pareça, pessimista sobre o pessimismo, ele dizia “o pessimista vê dificuldade em cada oportunidade, o otimista vê oportunidade em cada dificuldade”.

A gênese do pensamento sobre o pessimismo então parece estar bem lá atrás, desde a antiguidade, porém, esse conceito é hoje bastante usual e importante para entendermos o comportamento das pessoas na sociedade e na forma como as mesmas encaram a vida. O século XXI nos está proporcionando diversas vertentes interessantes de pensamento, uma delas têm destaque no cotidiano de muita gente: a autoajuda. A autoajuda, que por sua vez adicionou elementos das teorias metafísicas, espíritas, neoliberais e até mesmo astrológicos, consiste na ideia de que se a pessoas em questão pensa e baseia sua vida na positividade e no bom humor possivelmente irá conseguir as coisas que almeja, e em contrapartida, se a pessoa não consegue aquele emprego desejado, anda cabisbaixo, têm-se a ideia de que essa pessoa está muito negativa, portanto, mentalizando e atraindo para si elementos espirituais e astrais que não lhe permitem que a vida lhes-dê bons retornos.

Um dos principais filósofos da corrente pessimista foi Arthur Schopenhauer, o mesmo em seus aforismos se debruçava sobre o que hoje enxergaríamos com olhar de desprezo e lástima.

Em um de seus trabalhos afirma “a solidão é a sorte de todos os espíritos excepcionais”, isso soa pessimista para você? Schopenhauer, como um dos principais percursores da ideia e do ideal pessimista teve uma vida bastante modesta, sem luxos e glórias. Era opositor ferrenho do também filósofo alemão Hegel, onde alegava que o ensino que este exercia era muito mais “feliz” que aquele que empregava quando era professor. Mesmo em sua simplicidade e angústia constante, Schopenhauer conseguiu se tornar um dos nomes mais importantes da filosofia alemã, sendo até os dias atuais requisitado para entendimento de suas teorias sobre o mundo (vide “O Mundo Como Vontade e Representação) e sobre o ser humano.

No ambiente do entretenimento o pessimismo também tem sua parcela de participação. Nos anos 90 um personagem ficou bastante famoso por sua visão de vida pessimista, era ele o Garoto Enxaqueca (com um nome desses não se pode ser tão otimista), um rapaz absurdamente mal-humorado e almejava distância de todos. Criado por Greg Fiering, o personagem resume o tom cético e incrédulo do pensamento de jovens intelectuais do Ocidente na última década do século XX.

Em um dos episódios, um garotinho vai até o Garoto Enxaqueca e oferece um guarda-chuva no meio de uma tempestade. Desesperançado da vida e entediado, responde: “Obrigado, prefiro pegar uma pneumonia e morrer”.

Dessa forma, vemos o pessimismo presente não só na mente de quem é pessimista, mas também ao nosso redor e a todo momento, como algo que se impõe socialmente e até espiritualmente devido a condições de vida indesejáveis. É bastante comum ao perguntarmos, principalmente entre os jovens, sobre o modo como pensam sua existência os mesmos nos dizerem que enxergam a vida com certo grau de pessimismo e estresse, pois, a medida em que a convivência em sociedade torna-se encurtada e fatídica devido à pressão do trabalho, escola e dentro da família, o jovem torna-se um propagador do mal humor, um propenso ser a se sentir angustiado e lastimado pela pressão social que lhe é imposta. Isso, acima de tudo, é uma questão de saúde psicológica e convivência social, enquanto os meios de compartilhamento de emoções deveres sociais forem ainda mais sufocantes e exaustivos, e, na medida em que os meios para se aliviar desse desgaste forem vazios e ineficazes, continuaremos com um alto nível de pessoas com uma visão de vida desanimadora, pessimista e depressiva.

Então, depois de tudo isso, você se considera um pessimista? Se sim, como enxerga a vida e seu entorno e como os outros veem seu comportamento? Compartilhe nos comentários.