Conceitos fundamentais da Química
 
Química - Ciência que estuda a matéria e suas transformações.
Outrora Leucipo e Demócrito, Antiga Grécia 450 anos antes de Cristo, o intelecto de dois jovens a questionarem do que seriam feito as coisas, e num click, algo ocorreu, um pedaço de âmbar ( conta a História ) dividiram em pequenos pedaços até que não havia na época mais como dividir. Daí surgiu o átomo ( a = ausência + tomo = divisibilidade ) algo que então deram origem a toda matéria ( eu, você, o ar, a água, o vírus, as plantas, o gêsso, a areia...), ou seja definiram assim um estudo, contudo passaram-se 450 anos, mais 1808 da Era Cristã, Dalton ( que tinha anomalia na visão, não distinguia cores, não), o termo Daltônico veio daí, e este cientista novemente fez o mundo se encantar pelo estudo do átomo, e de fato algo incrível. Depois 1897, Thompson, se maravilhou ao descobrir dentro do átomo o elétron, e definiu um modelo atômico conhecimento por "pudim de passas", onde partículas negativas - elétrons - estariam incrustada numa partícula positiva, imagina um manjar branco com ameixas, seria este o modelo.
Chegou o século vinte o requinte de sonhos novos, e Rutherford e Niels Böhr, 2 anos apenas estabeleceram o "atual" modeloatômico, micro sistema solar, e em 1932, Chadwinck, deu nome a uma outra partícula, os nêutrons, que junto dos prótons estavam no núcleo atômico, e ao redor girando como planetas, estariam os elétrons, que hojemuito estudados por n cientistas na construção de energias.
A Química então surgia com sua maestria, com Newlands compondo as oitavas de Newlands ao descobrir determinados elementos, ao descobrir determinados elementos químicos, pois amava música.
Tivemos até ao conceito atual vários modelos de organização dos elementos conhecidos, e Mendeleev criou uma tabela que até hoje é usada.
De forma maior tivemos grandes mulheres, uma delas Marie Curie, que descobriu o polônio (Po) elemento radioativo, que homenageou dando este nome por ter nascido na Polônia.
A Química fez História, adentrou em lugares geográficos, com certeza de elementos descobertos, o Gálio (nome dado por ter sido encontrado na Gália, atual França), e na dança do átomo, que antes maciço, indivisível, hoje existem 100 partículas a mais, e inspirados nas Teorias Físicas, descobriram a Partícula de Deus.
A Química fascina, faz algo acender em emu ser, me transforma em menina, e lembro de filmes que os alquimistas (que defendiam magia e ciência) buscavam as curas do corpo e d'alma.
Hoje o mundo Químico é mágico, mas muitos levam as grandes decadências, usam a Ciência como um todo para poder, para enriquecer, sendo que esta Ciência me fez entender que todos somos aglomerados energéticos de Deus.
 
Manuscrita em 3/4/2020.
Professora da Disciplina de Química e Escritora.
Tereza Cristina G Castro
 
 
 
 
 
 
Paz e bem. Aos mestres da Universidade Ibirapuera, as professoras como  Margarida e Leiko que me fizeram apaixonar-me por essa Ciência e a todos meus ex alunos.
Teka Castro
Enviado por Teka Castro em 04/04/2020
Reeditado em 06/04/2020
Código do texto: T6906543
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.