Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Quem é o historiador, o que faz e papel da História?

Para começar, a História é uma ciência que dedica ao estudo do homem desde a mais remota antiguidade. Essa ciência surgiu no século VI antes de Cristo. E significa informação e investigação.
O historiador grego Heródoto, nascido em Halicarnasso (484 a. C. – 425 a.C.) foi pioneiro na utilização da palavra história no sentido de se investigar e pesquisar. Com Heródoto nasceu essa disciplina.
Na verdade, estudar história deve ser entendido como um exercício intelectual que tem por objetivo a construção narrativa. Por outro lado, é indispensável saber que a história nos permite um melhor entendimento e compreensão de outras civilizações.
Já dizia Carlos Drummond de Andrade: o historiador veio para ressuscitar o tempo, escalpelar os mortos, levantar o muro de pedra entre os membros da família, revelar os negócios da trapaça, as condecorações, as liturgias, as espadas, contar a história dos vencidos e dissecar a visão dos vencedores.
Para a pesquisa, o historiador usa jornais, mapas, recursos audiovisuais, fotografias e livros... Que fique bem claro: a história deve ser entendida numa perspectiva de diálogo constante entre o passado e presente. Esse conceito é muito utilizado na ciência.
A grande questão é: a que serve a história? Em linhas gerais, o historiador é o especialista, que narra, conta e explica os fatos históricos. Seu papel é lembrar o que não deve ser esquecido, principalmente, pelas novas gerações. Em outras palavras, o historiador é o guardião da memória histórica.
Um bom profissional de história deve ter uma formação ampla. Melhor quanto mais conhecimentos tiver. Ou seja, o historiador deve gostar de ler muito e escrever na mesma medida. Como foi dito, ele é um intelectual. Portanto, ao profissional é indispensável a leitura de livros, jornais, revistas e bons autores de diferentes áreas do saber.
Um aspecto muito interessantíssimo da história... ela revela o que está oculto e escondido nas profundezas. Esse é o escopo principal dessa ciência. É por isso que, muitas vezes, os historiadores são incompreendidos. E em alguns casos odiados.
Na realidade, um bom professor de História é antes de tudo um questionador da realidade que o cerca.  Para os interessados em conhecer um pouco mais sobre essa disciplina fundamental das ciências humanas, é indispensável ler a obra ''O que é História'', de Edward Hallet Carr. Para concluir, Carr foi notável historiador inglês.


HISTORIAFACIL
Enviado por HISTORIAFACIL em 30/03/2020
Reeditado em 18/01/2021
Código do texto: T6901497
Classificação de conteúdo: seguro


Comentários

Sobre o autor
HISTORIAFACIL
São Paulo - São Paulo - Brasil
79 textos (441690 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 21/04/21 19:38)