Quem é o historiador e o papel da História?

História é uma ciência que dedica ao estudo do homem desde a mais remota antiguidade. Essa ciência surgiu no século VI antes de Cristo. E significa informação e investigação.

O historiador grego Heródoto, nascido em Halicarnasso (484 a. C. – 425 a.C.) foi pioneiro na utilização da palavra história no sentido de se investigar e pesquisar. Com Heródoto nasceu essa disciplina.

Na verdade, estudar história deve ser entendido como um exercício intelectual que tem por objetivo a construção narrativa. Por outro lado, é indispensável saber que a história nos permite um melhor entendimento e compreensão de outras civilizações.

Já dizia Carlos Drummond de Andrade: o historiador veio para ressuscitar o tempo, escalpelar os mortos, levantar o muro de pedra entre os membros da família, revelar os negócios da trapaça, as condecorações, as liturgias, as espadas, contar a história dos vencidos e dissecar a visão dos vencedores.

Para a pesquisa, o historiador usa jornais, mapas, recursos audiovisuais, fotografias e livros... Que fique bem claro: a história deve ser entendida numa perspectiva de diálogo constante entre o passado e presente. Esse conceito é muito utilizado na ciência.

Pergunta: a que serve a história? Em linhas gerais, o historiador é o especialista, que narra, conta e explica os fatos históricos. Seu papel é lembrar o que não deve ser esquecido, principalmente, pelas novas gerações. Em outras palavras, o historiador é o guardião da memória histórica.

Um bom profissional de história deve ter uma formação ampla. Melhor quanto mais conhecimentos tiver. Ou seja, o historiador deve gostar de ler muito e escrever na mesma medida. Como foi dito, ele é um intelectual. Portanto, ao profissional é indispensável a leitura de livros, jornais, revistas e bons autores de diferentes áreas do saber.

Um aspecto muito interessantíssimo da história... ela revela o que está oculto e escondido nas profundezas. Esse é o escopo principal dessa ciência. É por isso que, muitas vezes, os historiadores são incompreendidos. E em alguns casos odiados.

Na realidade, um bom professor de História é antes de tudo um questionador da realidade que o cerca. Para os interessados em conhecer um pouco mais sobre essa disciplina fundamental das ciências humanas, é indispensável ler a obra ''O que é História'', do historiador inglês Edward Hallet Carr. 

Exercícios

1.''A incompreensão do presente nasce fatalmente da ignorância do passado. Mas talvez não seja menos vão esgotar-se em compreender o passado se nada se sabe do presente.'' Marc Bloch. Apologia da História ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001, p. 65.

Assinale a alternativa que contém a definição de história mais coerente com a citação do historiador Marc Bloch.

(a)A História é a ciência que resgata o passado para explicar o presente e fazer previsões sobre o futuro.

(b)A História é uma ciência que visa promover o entretenimento dos expectadores do presente e um conhecimento inútil sobre o passado.

(c)A História é, tal como a literatura, uma narrativa sobre o passado determinada pela imaginação do historiador.

(d)A História é a ciência que se refugia no passado para não compreender as questões do presente.

(e)A História é uma ciência que formula questões sobre o passado a partir de inquietações e experiências vividas no presente.