EVASÃO ESCOLAR
É uma situação muito comum em nosso país, alunos deixarem de frequentar a escola, perdendo assim um grande tempo de estudo para se ter um futuro privilegiado.
São casos que iniciam com uma falta na semana e que tornam-se rotina, tendendo a piorar. Dado que acontece, devido à falta de incentivo ou pelo aluno estar atrasado em seu ano escolar.
Existem vários casos em que o aluno não comparece às aulas por falta de recursos; pela escola ser longe de sua moradia, sendo mais comum, principalmente aos alunos que residem em área rural, que necessitam de transporte e seus pais precisam trabalhar para sustentar a casa. Tais circunstâncias influenciam ao abandono dos estudos e também ao trabalho precoce; tendo em mente que o trabalho é um investimento e ajuda financeira à família e o fato de estudar, torna-se uma perda de tempo.
A faixa etária que menos frequenta a escola é em torno dos 14 anos, série inicial do Ensino Médio. Outra relevância, é que muitos desistem por falta de incentivo e estrutura familiar. Além de que, nem sempre o Estado ou a Prefeitura ajudam a diminuir a evasão escolar; no entanto, há professores e instituições que buscam ser um diferencial nestes dados, ajudando com as dificuldades de aprendizagem dos alunos, buscando por meio de projetos atraí-los para o ambiente escolar; o que nos leva a refletir, que se todos se unissem, a realidade seria outra.
Isabella Rocha
2º ano Ensino Médio