A importância da tecnologia na vida de um estudante com deficiência vusual
Quando um deficiente visual passa por uma escola onde o uso do braille é
frequente, a necessidade de recorrer à tecnologia é quase zero. Era zero
quando a tecnologia não fazia parte com tanta intensidade da vida dos
deficientes visuais. Mas agora, podemos ver a eficácia dos dispositivos
androide, que possuem os leitores de tela como talkback ou voiceover, no
caso dos iphones. Essa tecnologia proporciona os deficientes visuais a
ter uma certa autonomia com os dispositivos, smartphones e
computadores, e por que não trazer essa tecnologia ao nosso favor no que
se refere a estudos?
Com uma tecnologia que deixa smartphones e computadores acessíveis como
leitores de tela, torna-se mais fácil a acessibilidade no que se refere
aos estudos. Quando um aluno sai de uma escola especializada e vai para
uma escola regular onde não se tem um suporte adequado, é a hora que
entra o uso da tecnologia ao nosso favor. Com os nossos celulares,
podemos gravar as aulas e usa-las como métodos de estudo para as provas,
seja no ensino fundamental, médio ou superior. O importante, é usar a
tecnologia a favor de um acompanhamento mais acessível dos conteúdos
ministrados em sala de aula.
Um aluno cego desprovido de tecnologias pode vir a ter muitas
dificuldades em sua vida escolar, quando este vai para uma escola que
nunca recebeu algum aluno com esse tipo de deficiência. Por isso, é
importante que desde à infância, a criança cega já comece a ter contato
com computadores e celulares, conhecendo desde já, as ferramentas que
poderão lhe ajudar em um futuro próximo.
É importante também, que toda pessoa que toma a decisão de seguir o
magistério, tome a consciência de que ele pode se deparar com um aluno
cego em sala de aula, e que se este possui um gravador ou qualquer meio
tecnológico que garante a acessibilidade a ele na compreensão dos
conteúdos dados em sala de aula, que lhe seja permitido a utilização do
mesmo.
O objetivo aqui não é extinguir o uso do braille, mas sim, mostrar como
a tecnologia, que agora se faz tão presente, pode auxiliar os
deficientes visuais no âmbito escolar.
É um recurso amais para tornar o aprendizado mais acessível e fazer com
que o aluno cego se sinta incluído e com vontade de estudar.