A Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

No dia 17 de janeiro a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), considerada a mais antiga do Brasil, completou 111 anos de criação. Suas origens remontam ao Clube da Guarda Nacional, fundado em 1906.

Quem nos informa sobre os primórdios da instituição é o advogado e escritor Aderson de Menezes no livro História da Faculdade de Direito do Amazonas (1959). Naquele período, o Clube da Guarda Nacional, além de ser uma instituição recreativa, também tinha como objetivo a criação de uma escola militar, objetivo esse alcançado em 1908 com a Escola Prática Militar do Amazonas, posteriormente Escola Livre de Instrução do Amazonas. Com cursos voltados para a área militar, aceitava alunos de todos os Estados brasileiros.

No dia 17 de Janeiro de 1909, membros do Conselho Constituinte da Escola Livre de Instrução do Amazonas se reuniram no Salão Nobre da Intendência Municipal de Manaus para a organização definitiva da mesma escola. Joaquim Eulálio Gomes da Silva Chaves, tenente Coronel do Clube da Guarda Nacional, foi o relator da comissão de elaboração dos estatutos.

No primeiro capítulo dos estatutos era oficialmente criada a Escola Universitária Livre de Manáos. O artigo primeiro informava que ela era a remodelação da Escola Livre de Instrução Militar do Amazonas, e que tinha, por fim, ensinar as seguintes matérias: “Curso das três armas, segundo o programa adotado para as Escolas do Exército Nacional; Curso de engenharia civil, de agrimensura, agronomia, indústrias e outras especialidades, todos de acôrdo com os programas oficiais e com as modificações introduzidas pelos progressos da ciência; Curso de ciências jurídicas e sociais, segundo o programa adotado nas Faculdades de Direito Federais; Curso de farmaceutico e bacharelado em ciências naturais e farmaceuticas, pelos moldes da Escola de Farmácia de Ouro Preto; e Curso de ciências e letras, segundo o programa do Ginásio Nacional” (História da Faculdade de Direito do Amazonas, 1959, p. 24).

Antes da criação dessa instituição universitária, os membros da elite local tinham como opção enviar seus filhos para realizar o ensino superior em universidades da Europa ou em faculdades de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. Deve-se destacar que a Universidade de Manáos foi a primeira instituição a utilizar o termo “Universidade”, pois tinha um número considerável de cursos. Antes disso, nos séculos XIX e XX, existiam instituições de ensino superior como a ‘Faculdade’ de Medicina da Bahia (1808) e a ‘Faculdade’ de Direito de São Paulo (1827).

Os cursos são instalados em 15 de março de 1910. Em 13 de julho de 1913 a Escola Universitária de Manáos passa a se chamar Universidade de Manáos. A instituição funcionou até 1926, quando desativada. Seus cursos passaram a funcionar de forma independente. Em 1962, através da Lei N° 4.069-A, de 12 de junho de 1962, é criada a Fundação Universidade do Amazonas, que incorporou a antiga Faculdade de Direito, sendo oficialmente instalada em 17 de janeiro de 1965. A denominação Universidade Federal do Amazonas foi garantida pela Lei N° 10.468, de 20 de junho de 2002.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

MENEZES, Aderson. História da Faculdade de Direito do Amazonas. Manaus: S. Cardoso, 1959.