Brincadeiras Antigas

Brincadeiras Antigas

¹SOIARA DE A. OLIVEIRA

²TALYTHA B. P. GONÇALVES

¹ Graduada em Pedagogia pela UNIP- Universidade Paulista. Pós-graduada em Psicopedagogia Institucional.

² Graduada em Pedagogia pela UniSerra Faculdade de Educação de Tangará da Serra(FAEST). Pós-graduada em Educação Infantil.

Resumo:

O projeto a ser desenvolvido na instituição C.M.E. Cecília Maria de Barcellos, propõe o resgate de brincadeiras antigas e de cantigas de rodas, visando valorizar as brincadeiras tradicionais e suas práticas cotidianas no contexto escolar da Educação Infantil. O projeto conta com o apoio da gestão e da coordenação pedagogia junto com as professoras, ADI e AEEs das respectivas turmas.

Justificativa:

Brincar ajuda as crianças a aprender importantes conceitos, como perder e ganhar, partilha, cooperação, trabalho em equipe, ter respeito pelos colegas, entre outros.

Com o passar do tempo, percebe-se que muitas vezes as crianças não sabem brincar em conjunto, um dos motivos são os brinquedos eletrônicos. Portanto, este projeto tem como objetivo de resgatar as tradições que estão se perdendo, mas que ao mesmo tempo são tão importantes para a nossa cultura.

A escola é um dos locais onde as crianças estão em constante contato com outras culturas, essenciais para a execução dos passatempos antigos, em sua maioria pensados para grupos de crianças. No entanto, é um fator importante para impulsionar novos aprendizados, favorecendo o desenvolvimento global da criança.

Objetivo Geral:

• Resgatar as brincadeiras antigas por meio da musicalidade e confecções de brinquedos como elemento do desenvolvimento infantil.

Objetivo Específicos:

• Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras.

• Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações.

• Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música.

• Identificar e criar diferentes sons e reconhecer rimas e aliterações em cantigas de roda e textos poéticos.

• Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.).

• Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.

• Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música, movimentos, gestos, olhares e mímicas.

• Reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre) utilizando-as em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.

• Inventar brincadeiras cantadas, poemas e canções, criando rimas, aliterações e ritmos.

• Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.

Metodologia e estratégia de ação:

O projeto terá início no dia 01 Julho até o dia 09 de Setembro de 2019, contendo 04 horas trabalhadas por semana de acordo com o cronograma das atividades a ser desenvolvidas. A cada dia uma atividade diferenciada e interagindo com as turmas do Maternal III, Pré I e Pré II.

• Apresentar as cantigas de roda e brincadeiras;

• Realizar uma pesquisa com os familiares das crianças, indagando sobre as brincadeiras e cantigas que eles brincavam quando crianças;

• Conversas dirigidas sobre o que são brincadeiras antigas e logo após realizar um cartaz com as brincadeiras que seus pais responderam;

• Ensinar as brincadeiras e interagir;

• Por meio de confecções as crianças iram produzir os brinquedos como: pipa, o telefone de pote de iogurte, a peteca e a cabana;

• E no seu termino será organizado um portfólio contendo os registros fotográficos das vivencias do projeto.

Resultados esperados:

São os resultados esperados resgatar as brincadeiras contemporâneas ressaltando o interesse pelo brincar e reconhecer elementos da identidade cultural de cada aluno.

Considerações finais:

Espera-se que no final do projeto as crianças sejam capazes de valorizar e compreender as brincadeiras ensinadas e os brinquedos confeccionados, interagido com o grupo em que convivem passando esse aprendizado. E assim, desenvolver as competências e habilidades necessárias para o convívio na sociedade, garantido o direito da infância.

Referências bibliográficas:

Antônia. A Arte de Ensinar. Disponível em <https://www.ideiaspedagogicasantonia.blogspot.com/p/projeto-brinquedos-e-brincadeiras.html >. Acesso em 29 de Maio de 2019.

Barros, Jussara de. Dia das Crianças. Disponível em <https://www.brasilescola.uol.com.br >. Acesso em 29 de Maio de 2019.

Projetos Brincadeiras Antigas. Disponível em <https://www.escolaeducaçao.com.b/10-brincadeiras-antigas-para-resgatar-imediatamente >. Acesso em 28 de Maio de 2019.

Projeto Brinquedos e Brincadeiras. Disponível em <https://www.educando poramorecomamor.blogst.com>. Acesso em 29 de Maio de 2019.