"SENSO CRÍTICO"

Para haver um "senso crítico", é necessário apresentar as duas faces da História. Porque, na verdade, a História é uma só, mas com duas realidades distintas.

Para quem estuda - e não apenas lê a Bíblia - verá que nas páginas deste Livro Sagrado, sempre são apresentados os dois lados das Histórias vividas pelos personagens.

Depois de analisar os dois lados da História, então, sim, podemos exercer o senso crítico e decidir qual deles combina melhor com nossa índole. Isso também é chamado de "livre arbítrio".

Fico triste, ao verificar que a grande maioria da nossa juventude está sendo condicionada a ter um só pensamento, uma só visão, o que leva a um ódio sem sentido contra aqueles que não pensam da mesma maneira, cuja visão vai muito além de uma simples ideologia.

Também não sou contra nenhuma ideologia, porque o ser humano, sendo plural, precisa manifestar as suas pluralidades também através da política. Mas, sempre tendo uma visão ampla do acontecido, não apenas parte dos dramas humanos vivenciados, tanto no passado remoto, como no tempo atual. Isso é estudar História.

Saleti Hartmann

Professora e Poeta

Cândido Godói-RS

SALETI HARTMANN
Enviado por SALETI HARTMANN em 08/12/2019
Código do texto: T6814199
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.