Jovens em busca de sonhos
O que você faz para apoiar os jovens, além de repetir o discurso de que eles nada querem ?
O discurso pronto é perverso e na grande maioria das vezes poda asas que estão nascendo, elas não crescem, atrofiam e os voos sonhados não se concretizam.
Quando alguém lhe disser que a juventude está perdida, lembre que você foi jovem, que sofreu as angústias adolescentes, e por saber e conhecer a verdade é sua obrigação desconstruir o discurso equivocado.
Ouça o jovem, mas ouça verdadeiramente, você já pensou que a sua vida poderia ter sido bem mais estruturada se os adultos a sua volta conjugassem verbos como orientar, acompanhar e encorajar?
Enquanto escrevo esse texto, ouço aqui do meu quarto o grupo de estudos musicais que minha filha reuniu, cerca de vinte jovens ensaiando música clássica para a seletiva de um conhecido projeto social, sim, jovens sonham, se esforçam, e querem muitas coisas e podem conseguir, é preciso acreditar no potencial, incentivar e buscar opções que os conduzam da melhor forma para a vida adulta, dessa forma, no futuro, esses jovens doarão à sociedade a contra partida, serão homens e mulheres de maior consciência, capazes de proporcionar aos novos a condição de alçar quantos voos se fizerem necessários.
Segundo Adélia Prado, todos vamos envelhecer, querendo ou não, porém, todos nós já fomos jovens e sabemos como é importante o exemplo, o modelo de caminhada a ser seguido, sejamos todos, sempre, bons exemplos, sejamos inspiração para uns e orgulho para tantos outros, e não importa o tempo, apenas sonhe e busque possibilidades para realizar, no coletivo tudo será mais fácil e jamais impossível.