COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS PARA O ENSINO MÉDIO

Aqui o GUIA DE TRANSIÇÃO DO BNCC - 2017 COM SUAS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DO ENSINO MÉDIO

___________

NO GUIA: P. 481

1. Compreender o funcionamento das diferentes linguagens e práticas

(artísticas, corporais e verbais) e mobilizar esses conhecimentos na

recepção e produção de discursos nos diferentes campos de atuação

social e nas diversas mídias, para ampliar as formas de participação social,

o entendimento e as possibilidades de explicação e interpretação crítica da

realidade e para continuar aprendendo.

2. Compreender os processos identitários, conflitos e relações de poder que

permeiam as práticas sociais de linguagem, respeitar as diversidades, a

pluralidade de ideias e posições e atuar socialmente com base em princípios

e valores assentados na democracia, na igualdade e nos Direitos Humanos,

exercitando a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação,

e combatendo preconceitos de qualquer natureza.

3. Utilizar diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais) para exercer,

com autonomia e colaboração, protagonismo e autoria na vida pessoal e

coletiva, de forma crítica, criativa, ética e solidária, defendendo pontos de

vista que respeitem o outro e promovam os Direitos Humanos, a consciência

socioambiental e o consumo responsável, em âmbito local, regional e global.

4. Compreender as línguas como fenômeno (geo)político, histórico, social,

variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo-as

e vivenciando-as como formas de expressões identitárias, pessoais e

coletivas, bem como respeitando as variedades linguísticas e agindo no

enfrentamento de preconceitos de qualquer natureza.

5. Compreender os múltiplos aspectos que envolvem a produção de sentidos

nas práticas sociais da cultura corporal de movimento, reconhecendo-as

e vivenciando-as como formas de expressão de valores e identidades, em

uma perspectiva democrática e de respeito à diversidade.

6. Apreciar esteticamente as mais diversas produções artísticas e culturais,

considerando suas características locais, regionais e globais, e mobilizar

seus conhecimentos sobre as linguagens artísticas para dar significado e

(re)construir produções autorais individuais e coletivas, de maneira crítica

e criativa, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas.

7. Mobilizar práticas de linguagem no universo digital, considerando as

dimensões técnicas, críticas, criativas, éticas e estéticas, para expandir as

formas de produzir sentidos, de engajar-se em práticas autorais e coletivas,

e de aprender a aprender nos campos da ciência, cultura, trabalho,

informação e vida pessoal e coletiva.

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5.1.1. LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS NO

ENSINO MÉDIO: COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS

E HABILIDADES

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 1

Compreender o funcionamento das diferentes linguagens e práticas (artísticas,

corporais e verbais) e mobilizar esses conhecimentos na recepção e produção

de discursos nos diferentes campos de atuação social e nas diversas mídias, para

ampliar as formas de participação social, o entendimento e as possibilidades de

explicação e interpretação crítica da realidade e para continuar aprendendo.

HABILIDADES

(EM13LGG101) Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos,

nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses

pessoais e coletivos.

(EM13LGG102) Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias

presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias como forma de ampliar suas as

possibilidades de explicação e interpretação crítica da realidade.

(EM13LGG103) Analisar, de maneira cada vez mais aprofundada, o funcionamento das

linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas

semioses.

(EM13LGG104) Utilizar as diferentes linguagens, levando em conta seus funcionamentos,

para a compreensão e produção de textos e discursos em diversos campos de atuação social.

(EM13LGG105) Analisar e experimentar diversos processos de remidiação de produções

multissemióticas, multimídia e transmídia, como forma de fomentar diferentes modos de

participação e intervenção social.

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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 2

Compreender os processos identitários, conflitos e relações de poder que permeiam as práticas sociais de linguagem, respeitar as diversidades, a pluralidade de

ideias e posições e atuar socialmente com base em princípios e valores assentados

na democracia, na igualdade e nos Direitos Humanos, exercitando a empatia, o

diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, e combatendo preconceitos de

qualquer natureza.

HABILIDADES

(EM13LGG201) Utilizar adequadamente as diversas linguagens (artísticas, corporais

e verbais) em diferentes contextos, valorizando-as como fenômeno social, cultural,

histórico, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso.

(EM13LGG202) Analisar interesses, relações de poder e perspectivas de mundo nos discursos

das diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e verbais), para compreender o

modo como circulam, constituem-se e (re)produzem significação e ideologias.

(EM13LGG203) Analisar os diálogos e conflitos entre diversidades e os processos

de disputa por legitimidade nas práticas de linguagem e suas produções (artísticas,

corporais e verbais), presentes na cultura local e em outras culturas.

(EM13LGG204) Negociar sentidos e produzir entendimento mútuo, nas diversas

linguagens (artísticas, corporais e verbais), com vistas ao interesse comum pautado em

princípios e valores de equidade assentados na democracia e nos Direitos Humanos.

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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 3

Utilizar diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais) para exercer, com autonomia e colaboração, protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva, de forma crítica,

criativa, ética e solidária, defendendo pontos de vista que respeitem o outro e promovam os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável, em

âmbito local, regional e global.

HABILIDADES

(EM13LGG301) Participar de processos de produção individual e colaborativa

em diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais), levando em conta seus

funcionamentos, para produzir sentidos em diferentes contextos.

(EM13LGG302) Compreender e posicionar-se criticamente diante de diversas visões

de mundo presentes nos discursos em diferentes linguagens, levando em conta seus

contextos de produção e de circulação.

(EM13LGG303) Debater questões polêmicas de relevância social, analisando diferentes

argumentos e opiniões manifestados, para negociar e sustentar posições, formular

propostas, e intervir e tomar decisões democraticamente sustentadas, que levem em

conta o bem comum e os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo

responsável em âmbito local, regional e global.

(EM13LGG304) Mapear e criar, por meio de práticas de linguagem, possibilidades de

atuação social, política, artística e cultural para enfrentar desafios contemporâneos,

discutindo seus princípios e objetivos de maneira crítica, criativa, solidária e ética.

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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 4

Compreender as línguas como fenômeno (geo)político, histórico, social, variável,

heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo-as e vivenciando-as

como formas de expressões identitárias, pessoais e coletivas, bem como respeitando as variedades linguísticas e agindo no enfrentamento de preconceitos de

qualquer natureza.

HABILIDADES

(EM13LGG401) Analisar textos de modo a caracterizar as línguas como fenômeno

(geo)político, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso.

(EM13LGG402) Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de língua

adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso,

respeitando os usos das línguas por esse(s) interlocutor(es) e combatendo situações de

preconceito linguístico.

(EM13LGG403) Fazer uso do inglês como língua do mundo global, levando em conta

a multiplicidade e variedade de usos, usuários e funções dessa língua no mundo

contemporâneo.

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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 5

Compreender os múltiplos aspectos que envolvem a produção de sentidos nas

práticas sociais da cultura corporal de movimento, reconhecendo-as e vivenciando-as

como formas de expressão de valores e identidades, em uma perspectiva democrática e de respeito à diversidade.

HABILIDADES

(EM13LGG501) Selecionar e utilizar movimentos corporais de forma consciente e

intencional para interagir socialmente em práticas da cultura corporal, de modo a

estabelecer relações construtivas, éticas e de respeito às diferenças.

(EM13LGG502) Analisar criticamente preconceitos, estereótipos e relações de poder

subjacentes às práticas e discursos verbais e imagéticos na apreciação e produção das

práticas da cultura corporal de movimento.

(EM13LGG503) Praticar, significar e valorizar a cultura corporal de movimento como

forma de autoconhecimento, autocuidado e construção de laços sociais em seus projetos

de vida.

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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 6

Apreciar esteticamente as mais diversas produções artísticas e culturais, considerando suas características locais, regionais e globais, e mobilizar seus conhecimentos

sobre as linguagens artísticas para dar significado e (re)construir produções autorais individuais e coletivas, de maneira crítica e criativa, com respeito à diversidade

de saberes, identidades e culturas.

HABILIDADES

(EM13LGG601) Apropriar-se do patrimônio artístico e da cultura corporal de movimento

de diferentes tempos e lugares, compreendendo a sua diversidade, bem como os

processos de disputa por legitimidade.

(EM13LGG602) Fruir e apreciar esteticamente diversas manifestações artísticas e

culturais, das locais às mundiais, assim como delas participar, de modo a aguçar

continuamente a sensibilidade, a imaginação e a criatividade.

(EM13LGG603) Expressar-se e atuar em processos criativos que integrem diferentes

linguagens artísticas e referências estéticas e culturais, recorrendo a conhecimentos de

naturezas diversas (artísticos, históricos, sociais e políticos) e experiências individuais e

coletivas.

(EM13LGG604) Relacionar as práticas artísticas e da cultura corporal do movimento às

diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica e econômica.

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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 7

Mobilizar práticas de linguagem no universo digital, considerando as dimensões

técnicas, críticas, criativas, éticas e estéticas, para expandir as formas de produzir

sentidos, de engajar-se em práticas autorais e coletivas, e de aprender a aprender

nos campos da ciência, cultura, trabalho, informação e vida pessoal e coletiva.

HABILIDADES

(EM13LGG701) Explorar tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC),

compreendendo seus princípios e funcionalidades, e mobilizá-las de modo ético,

responsável e adequado a práticas de linguagem em diferentes contextos.

(EM13LGG702) Avaliar o impacto das tecnologias digitais da informação e comunicação

(TDIC) na formação do sujeito e em suas práticas sociais, para fazer uso crítico dessa mídia

em práticas de seleção, compreensão e produção de discursos em ambiente digital.

(EM13LGG703) Utilizar diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais em processos

de produção coletiva, colaborativa e projetos autorais em ambientes digitais.

(EM13LGG704) Apropriar-se criticamente de processos de pesquisa e busca de

informação, por meio de ferramentas e dos novos formatos de produção e distribuição

do conhecimento na cultura de rede.

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5.1.2. LÍNGUA PORTUGUESA

Em comparação com o Ensino Fundamental, a BNCC de Língua

Portuguesa para o Ensino Médio define a progressão das aprendizagens e habilidades levando em conta:

• a complexidade das práticas de linguagens e dos fenômenos

sociais que repercutem nos usos da linguagem (como a pós-verdade e o efeito bolha);

• a consolidação do domínio de gêneros do discurso/gêneros textuais já contemplados anteriormente e a ampliação do repertório

de gêneros, sobretudo dos que supõem um grau maior de análise,

síntese e reflexão;

• o aumento da complexidade dos textos lidos e produzidos em

termos de temática, estruturação sintática, vocabulário, recursos

estilísticos, orquestração de vozes e semioses;

• o foco maior nas habilidades envolvidas na reflexão sobre os textos

e práticas (análise, avaliação, apreciação ética, estética e política,

valoração, validação crítica, demonstração etc.), já que as habilidades requeridas por processos de recuperação de informação

(identificação, reconhecimento, organização) e por processos de

compreensão (comparação, distinção, estabelecimento de relações e inferência) já foram desenvolvidas no Ensino Fundamental;

62 É possível e desejável que se trabalhe com HQs, filmes, animações, entre outras produções,

baseadas em obras literárias, incluindo análises sobre seus processos de produção e recepção.

O que deve ser evitado é a simples substituição dos textos literários por essas produções.

P. 491

• a atenção maior nas habilidades envolvidas na produção de

textos multissemióticos mais analíticos, críticos, propositivos

e criativos, abarcando sínteses mais complexas, produzidos em

contextos que suponham apuração de fatos, curadoria de informação63, levantamentos e pesquisas e que possam ser vinculados

de forma significativa aos contextos de estudo/construção de

conhecimentos em diferentes áreas, a experiências estéticas e

produções da cultura digital e à discussão e proposição de ações

e projetos de relevância pessoal e para a comunidade;

• o incremento da consideração das práticas da cultura digital e das

culturas juvenis, por meio do aprofundamento da análise de suas

práticas e produções culturais em circulação, de uma maior incorporação de critérios técnicos e estéticos na análise e autoria das

produções e vivências mais intensas de processos de produção

colaborativos;

• a ampliação de repertório, considerando a diversidade cultural, de

maneira a abranger produções e formas de expressão diversas –

literatura juvenil, literatura periférico-marginal, o culto, o clássico, o

popular, cultura de massa, cultura das mídias, culturas juvenis etc.

– e em suas múltiplas repercussões e possibilidades de apreciação,

em processos que envolvem adaptações, remidiações, estilizações, paródias, HQs, minisséries, filmes, videominutos, games etc.;

• a inclusão de obras da tradição literária brasileira e de suas referências ocidentais – em especial da literatura portuguesa –, assim

como obras mais complexas da literatura contemporânea e das

literaturas indígena, africana e latino-americana.

____________

As habilidades de Língua Portuguesa estão organizadas nesses

cinco campos de atuação social. Além disso, ainda que uma mesma

habilidade possa estar a serviço de mais de uma competência

específica da área de Linguagens e suas Tecnologias, indica(m)-se

aquela(s) com a(s) qual(is) cada habilidade tem maior afinidade.

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CAMPO DAS PRÁTICAS DE ESTUDO E PESQUISA

PRÁTICAS

Leitura, escuta, produção de textos (orais, escritos, multissemióticos) e análise

linguística/semiótica

Habilidades Competências

específicas

(EM13LP27) Organizar situações de estudo e utilizar procedimentos

e estratégias de leitura adequados aos objetivos e à natureza do

conhecimento em questão.

3, 7

(EM13LP28) Resumir e resenhar textos, com o manejo adequado das

vozes envolvidas (do autor da obra e do resenhador), por meio do uso

de paráfrases, marcas do discurso reportado e citações, para uso em

textos de divulgação de estudos e pesquisas.

2, 3

(EM13LP29) Realizar pesquisas de diferentes tipos (bibliográfica, de

campo, experimento científico, levantamento de dados etc.), usando

fontes abertas e confiáveis, registrando o processo e comunicando os

resultados, tendo em vista os objetivos colocados e demais elementos

do contexto de produção, como forma de compreender como o

conhecimento científico é produzido e apropriar-se dos procedimentos

e dos gêneros textuais envolvidos na realização de pesquisas.

7

(EM13LP30) Compreender criticamente textos de divulgação científica

orais, escritos e multissemióticos de diferentes áreas do conhecimento,

identificando sua organização tópica e a hierarquização das

informações, questionando fontes não confiáveis e problematizando

enfoques tendenciosos ou superficiais.

1

(EM13LP31) Selecionar informações e dados necessários para uma dada

pesquisa (sem excedê-los) em diferentes fontes (orais, impressas, digitais etc.)

e comparar autonomamente esses conteúdos, levando em conta seus

contextos de produção, referências e índices de confiabilidade, e percebendo

coincidências, complementaridades, contradições, erros ou imprecisões

conceituais e de dados, de forma a compreender e posicionar-se

criticamente sobre esses conteúdos e estabelecer recortes precisos.

_____________

CAMPO DAS PRÁTICAS DE ESTUDO E PESQUISA

PRÁTICAS

Leitura, escuta, produção de textos (orais, escritos, multissemióticos) e análise

linguística/semiótica

Habilidades Competências

específicas

(EM13LP32) Selecionar, elaborar e utilizar instrumentos simples

de coleta de dados e informações (questionários, enquetes,

mapeamentos, opinários) e de tratamento e análise dos conteúdos

obtidos, que atendam adequadamente a diferentes objetivos de

pesquisa.

3

(EM13LP33) Produzir textos para a divulgação do conhecimento e

de resultados de levantamentos e pesquisas – texto monográfico,

ensaio, artigo de divulgação científica, verbete de enciclopédia

(colaborativa ou não), infográfico (estático ou animado), relato

de experimento, relatório, relatório multimidiático de campo,

reportagem científica, podcast ou vlog científico, apresentações

orais, seminários, comunicações em mesas redondas, mapas

dinâmicos etc. –, considerando o contexto de produção e utilizando

os conhecimentos sobre os gêneros de divulgação científica, de

forma a engajar-se em processos significativos de socialização e

divulgação do conhecimento.

3

(EM13LP34) Utilizar adequadamente ferramentas de apoio a

apresentações orais, escolhendo e usando tipos e tamanhos

de fontes que permitam boa visualização, topicalizando e/ou

organizando o conteúdo em itens, inserindo de forma adequada

imagens, gráficos, tabelas, formas e elementos gráficos,

dimensionando a quantidade de texto e imagem por slide e usando,

de forma harmônica, recursos (efeitos de transição, slides mestres,

layouts personalizados, gravação de áudios em slides etc.).

________________

CAMPO JORNALÍSTICO-MIDIÁTICO

PRÁTICAS

Leitura, escuta, produção de textos (orais, escritos, multissemióticos) e análise

linguística/semiótica

Habilidades Competências

específicas

(EM13LP35) Analisar os interesses que movem o campo jornalístico, os

impactos das novas tecnologias no campo e as condições que fazem da

informação uma mercadoria e da checagem de informação uma prática

(e um serviço) essencial, adotando atitude analítica e crítica diante dos

textos jornalísticos.

2

(EM13LP36) Conhecer e analisar diferentes projetos editorias –

institucionais, privados, públicos, financiados, independentes etc. –,

de forma a ampliar o repertório de escolhas possíveis de fontes de

informação e opinião, reconhecendo o papel da mídia plural para a

consolidação da democracia.

2

(EM13LP37) Analisar os diferentes graus de parcialidade/imparcialidade

(no limite, a não neutralidade) em textos noticiosos, comparando relatos

de diferentes fontes e analisando o recorte feito de fatos/dados e os

efeitos de sentido provocados pelas escolhas realizadas pelo autor

do texto, de forma a manter uma atitude crítica diante dos textos

jornalísticos e tornar-se consciente das escolhas feitas como produtor.

1, 2

(EM13LP38) Usar procedimentos de checagem de fatos noticiados

e fotos publicadas (verificar/avaliar veículo, fonte, data e local da

publicação, autoria, URL, formatação; comparar diferentes fontes;

consultar ferramentas e sites checadores etc.), de forma a combater a

proliferação de notícias falsas (fake news).

7

(EM13LP39) Analisar o fenômeno da pós-verdade – discutindo as

condições e os mecanismos de disseminação de fake news e também

exemplos, causas e consequências desse fenômeno e da prevalência de

crenças e opiniões sobre fatos –, de forma a adotar atitude crítica em

relação ao fenômeno e desenvolver uma postura flexível que permita

rever crenças e opiniões quando fatos apurados as contradisserem.

2, 7

512

BASE NACIONAL

COMUM CURRICULAR

CAMPO JORNALÍSTICO-MIDIÁTICO

PRÁTICAS

Leitura, escuta, produção de textos (orais, escritos, multissemióticos) e análise

linguística/semiótica

Habilidades Competências

específicas

(EM13LP40) Analisar os processos humanos e automáticos de

curadoria que operam nas redes sociais e outros domínios da internet,

comparando os feeds de diferentes páginas de redes sociais e

discutindo os efeitos desses modelos de curadoria, de forma a ampliar

as possibilidades de trato com o diferente e minimizar o efeito bolha e a

manipulação de terceiros.

7

(EM13LP41) Acompanhar, analisar e discutir a cobertura da mídia diante

de acontecimentos e questões de relevância social, local e global,

comparando diferentes enfoques e perspectivas, por meio do uso

de ferramentas de curadoria de informação (como agregadores de

conteúdo) e da consulta a serviços e fontes de checagem e curadoria

de informação, de forma a aprofundar o entendimento sobre um

determinado fato ou questão, identificar o enfoque preponderante

da mídia e manter-se implicado, de forma crítica, com os fatos e as

questões que afetam a coletividade.

2

(EM13LP42) Atuar de forma fundamentada, ética e crítica na produção e no

compartilhamento de comentários, textos noticiosos e de opinião, memes,

gifs, remixes variados etc. em redes sociais ou outros ambientes digitais.

7

(EM13LP43) Analisar formas contemporâneas de publicidade em

contexto digital e peças de campanhas publicitárias e políticas

(cartazes, folhetos, anúncios, propagandas em diferentes mídias,

spots, jingles etc.), explicando os mecanismos de persuasão

utilizados e os efeitos de sentido provocados pelas escolhas feitas em

termos de elementos e recursos linguístico-discursivos, imagéticos,

sonoros, gestuais e espaciais, entre outros, e destacando valores e

representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas,

a fim de desconstruir eventuais estereótipos e proceder a uma avaliação

crítica da publicidade e das práticas de consumo.

1, 7

(EM13LP44) Analisar, discutir, produzir e socializar, tendo em vista

temas e acontecimentos de interesse local ou global, notícias,

fotodenúncias, fotorreportagens, reportagens multimidiáticas,

documentários, infográficos, podcasts noticiosos, artigos de opinião,

críticas da mídia, vlogs de opinião, textos de apresentação e apreciação

de produções culturais (resenhas, ensaios etc.) e outros gêneros

próprios das formas de expressão das culturas juvenis (vlogs e

podcasts culturais, gameplay etc.), em várias mídias, vivenciando de

forma significativa o papel de repórter, analista, crítico, editorialista ou

articulista, leitor, vlogueiro e booktuber, entre outros.

1, 3

513

LINGUAGENS E

_______________

CAMPO ARTÍSTICO-LITERÁRIO

PRÁTICAS

Leitura, escuta, produção de textos (orais, escritos, multissemióticos) e análise

linguística/semiótica

Habilidades Competências

específicas

(EM13LP45) Compartilhar sentidos construídos na leitura/escuta de

textos literários, percebendo diferenças e eventuais tensões entre

as formas pessoais e as coletivas de apreensão desses textos, para

exercitar o diálogo cultural e aguçar a perspectiva crítica.

6

(EM13LP46) Participar de eventos (saraus, competições orais, audições,

mostras, festivais, feiras culturais e literárias, rodas e clubes de leitura,

cooperativas culturais, jograis, repentes, slams etc.), inclusive para

socializar obras da própria autoria (poemas, contos e suas variedades,

roteiros e microrroteiros, videominutos, playlists comentadas de música

etc.) e/ou interpretar obras de outros, inserindo-se nas diferentes

práticas culturais de seu tempo.

3, 6

(EM13LP47) Analisar assimilações e rupturas no processo de

constituição da literatura brasileira e ao longo de sua trajetória, por

meio da leitura e análise de obras fundamentais do cânone ocidental,

em especial da literatura portuguesa, para perceber a historicidade de

matrizes e procedimentos estéticos.

1, 6

(EM13LP48) Perceber as peculiaridades estruturais e estilísticas de

diferentes gêneros literários (a apreensão pessoal do cotidiano nas

crônicas, a manifestação livre e subjetiva do eu lírico diante do mundo

nos poemas, a múltipla perspectiva da vida humana e social dos

romances, a dimensão política e social de textos da literatura marginal e

da periferia etc.) para experimentar os diferentes ângulos de apreensão

do indivíduo e do mundo pela literatura.

1, 6

(EM13LP49) Analisar relações intertextuais e interdiscursivas entre

obras de diferentes autores e gêneros literários de um mesmo momento

histórico e de momentos históricos diversos, explorando os modos

como a literatura e as artes em geral se constituem, dialogam e se

retroalimentam.

6

(EM13LP50) Selecionar obras do repertório artístico-literário

contemporâneo à disposição segundo suas predileções, de modo a

constituir um acervo pessoal e dele se apropriar para se inserir e intervir

com autonomia e criticidade no meio cultural.

3

516

BASE NACIONAL

COMUM CURRICULAR

CAMPO ARTÍSTICO-LITERÁRIO

PRÁTICAS

Leitura, escuta, produção de textos (orais, escritos, multissemióticos) e análise

linguística/semiótica

Habilidades Competências

específicas

(EM13LP51) Analisar obras significativas da literatura brasileira e

da literatura de outros países e povos, em especial a portuguesa, a

indígena, a africana e a latino-americana, com base em ferramentas da

crítica literária (estrutura da composição, estilo, aspectos discursivos),

considerando o contexto de produção (visões de mundo, diálogos com

outros textos, inserções em movimentos estéticos e culturais etc.) e o

modo como elas dialogam com o presente.

1, 2

(EM13LP52) Produzir apresentações e comentários apreciativos e

críticos sobre livros, filmes, discos, canções, espetáculos de teatro e

dança, exposições etc. (resenhas, vlogs e podcasts literários e artísticos,

playlists comentadas, fanzines, e-zines etc.).

1, 3

(EM13LP53) Criar obras autorais, em diferentes gêneros e mídias –

mediante seleção e apropriação de recursos textuais e expressivos

do repertório artístico –, e/ou produções derivadas (paródias,

estilizações, fanfics, fanclipes etc.), como forma de dialogar crítica e/ou

subjetivamente com o texto literário.

P. 516

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf
Enviado por J B Pereira em 24/11/2019
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