COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS PARA O ENSINO MÉDIO
Aqui o GUIA DE TRANSIÇÃO DO BNCC - 2017 COM SUAS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DO ENSINO MÉDIO
___________
NO GUIA: P. 481
1. Compreender o funcionamento das diferentes linguagens e práticas
(artísticas, corporais e verbais) e mobilizar esses conhecimentos na
recepção e produção de discursos nos diferentes campos de atuação
social e nas diversas mídias, para ampliar as formas de participação social,
o entendimento e as possibilidades de explicação e interpretação crítica da
realidade e para continuar aprendendo.
2. Compreender os processos identitários, conflitos e relações de poder que
permeiam as práticas sociais de linguagem, respeitar as diversidades, a
pluralidade de ideias e posições e atuar socialmente com base em princípios
e valores assentados na democracia, na igualdade e nos Direitos Humanos,
exercitando a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação,
e combatendo preconceitos de qualquer natureza.
3. Utilizar diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais) para exercer,
com autonomia e colaboração, protagonismo e autoria na vida pessoal e
coletiva, de forma crítica, criativa, ética e solidária, defendendo pontos de
vista que respeitem o outro e promovam os Direitos Humanos, a consciência
socioambiental e o consumo responsável, em âmbito local, regional e global.
4. Compreender as línguas como fenômeno (geo)político, histórico, social,
variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo-as
e vivenciando-as como formas de expressões identitárias, pessoais e
coletivas, bem como respeitando as variedades linguísticas e agindo no
enfrentamento de preconceitos de qualquer natureza.
5. Compreender os múltiplos aspectos que envolvem a produção de sentidos
nas práticas sociais da cultura corporal de movimento, reconhecendo-as
e vivenciando-as como formas de expressão de valores e identidades, em
uma perspectiva democrática e de respeito à diversidade.
6. Apreciar esteticamente as mais diversas produções artísticas e culturais,
considerando suas características locais, regionais e globais, e mobilizar
seus conhecimentos sobre as linguagens artísticas para dar significado e
(re)construir produções autorais individuais e coletivas, de maneira crítica
e criativa, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas.
7. Mobilizar práticas de linguagem no universo digital, considerando as
dimensões técnicas, críticas, criativas, éticas e estéticas, para expandir as
formas de produzir sentidos, de engajar-se em práticas autorais e coletivas,
e de aprender a aprender nos campos da ciência, cultura, trabalho,
informação e vida pessoal e coletiva.
_____________
5.1.1. LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS NO
ENSINO MÉDIO: COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS
E HABILIDADES
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 1
Compreender o funcionamento das diferentes linguagens e práticas (artísticas,
corporais e verbais) e mobilizar esses conhecimentos na recepção e produção
de discursos nos diferentes campos de atuação social e nas diversas mídias, para
ampliar as formas de participação social, o entendimento e as possibilidades de
explicação e interpretação crítica da realidade e para continuar aprendendo.
HABILIDADES
(EM13LGG101) Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos,
nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses
pessoais e coletivos.
(EM13LGG102) Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias
presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias como forma de ampliar suas as
possibilidades de explicação e interpretação crítica da realidade.
(EM13LGG103) Analisar, de maneira cada vez mais aprofundada, o funcionamento das
linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas
semioses.
(EM13LGG104) Utilizar as diferentes linguagens, levando em conta seus funcionamentos,
para a compreensão e produção de textos e discursos em diversos campos de atuação social.
(EM13LGG105) Analisar e experimentar diversos processos de remidiação de produções
multissemióticas, multimídia e transmídia, como forma de fomentar diferentes modos de
participação e intervenção social.
_________
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 2
Compreender os processos identitários, conflitos e relações de poder que permeiam as práticas sociais de linguagem, respeitar as diversidades, a pluralidade de
ideias e posições e atuar socialmente com base em princípios e valores assentados
na democracia, na igualdade e nos Direitos Humanos, exercitando a empatia, o
diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, e combatendo preconceitos de
qualquer natureza.
HABILIDADES
(EM13LGG201) Utilizar adequadamente as diversas linguagens (artísticas, corporais
e verbais) em diferentes contextos, valorizando-as como fenômeno social, cultural,
histórico, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso.
(EM13LGG202) Analisar interesses, relações de poder e perspectivas de mundo nos discursos
das diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e verbais), para compreender o
modo como circulam, constituem-se e (re)produzem significação e ideologias.
(EM13LGG203) Analisar os diálogos e conflitos entre diversidades e os processos
de disputa por legitimidade nas práticas de linguagem e suas produções (artísticas,
corporais e verbais), presentes na cultura local e em outras culturas.
(EM13LGG204) Negociar sentidos e produzir entendimento mútuo, nas diversas
linguagens (artísticas, corporais e verbais), com vistas ao interesse comum pautado em
princípios e valores de equidade assentados na democracia e nos Direitos Humanos.
_________
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 3
Utilizar diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais) para exercer, com autonomia e colaboração, protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva, de forma crítica,
criativa, ética e solidária, defendendo pontos de vista que respeitem o outro e promovam os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável, em
âmbito local, regional e global.
HABILIDADES
(EM13LGG301) Participar de processos de produção individual e colaborativa
em diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais), levando em conta seus
funcionamentos, para produzir sentidos em diferentes contextos.
(EM13LGG302) Compreender e posicionar-se criticamente diante de diversas visões
de mundo presentes nos discursos em diferentes linguagens, levando em conta seus
contextos de produção e de circulação.
(EM13LGG303) Debater questões polêmicas de relevância social, analisando diferentes
argumentos e opiniões manifestados, para negociar e sustentar posições, formular
propostas, e intervir e tomar decisões democraticamente sustentadas, que levem em
conta o bem comum e os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo
responsável em âmbito local, regional e global.
(EM13LGG304) Mapear e criar, por meio de práticas de linguagem, possibilidades de
atuação social, política, artística e cultural para enfrentar desafios contemporâneos,
discutindo seus princípios e objetivos de maneira crítica, criativa, solidária e ética.
___________
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 4
Compreender as línguas como fenômeno (geo)político, histórico, social, variável,
heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo-as e vivenciando-as
como formas de expressões identitárias, pessoais e coletivas, bem como respeitando as variedades linguísticas e agindo no enfrentamento de preconceitos de
qualquer natureza.
HABILIDADES
(EM13LGG401) Analisar textos de modo a caracterizar as línguas como fenômeno
(geo)político, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso.
(EM13LGG402) Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de língua
adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso,
respeitando os usos das línguas por esse(s) interlocutor(es) e combatendo situações de
preconceito linguístico.
(EM13LGG403) Fazer uso do inglês como língua do mundo global, levando em conta
a multiplicidade e variedade de usos, usuários e funções dessa língua no mundo
contemporâneo.
____________
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 5
Compreender os múltiplos aspectos que envolvem a produção de sentidos nas
práticas sociais da cultura corporal de movimento, reconhecendo-as e vivenciando-as
como formas de expressão de valores e identidades, em uma perspectiva democrática e de respeito à diversidade.
HABILIDADES
(EM13LGG501) Selecionar e utilizar movimentos corporais de forma consciente e
intencional para interagir socialmente em práticas da cultura corporal, de modo a
estabelecer relações construtivas, éticas e de respeito às diferenças.
(EM13LGG502) Analisar criticamente preconceitos, estereótipos e relações de poder
subjacentes às práticas e discursos verbais e imagéticos na apreciação e produção das
práticas da cultura corporal de movimento.
(EM13LGG503) Praticar, significar e valorizar a cultura corporal de movimento como
forma de autoconhecimento, autocuidado e construção de laços sociais em seus projetos
de vida.
_________
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 6
Apreciar esteticamente as mais diversas produções artísticas e culturais, considerando suas características locais, regionais e globais, e mobilizar seus conhecimentos
sobre as linguagens artísticas para dar significado e (re)construir produções autorais individuais e coletivas, de maneira crítica e criativa, com respeito à diversidade
de saberes, identidades e culturas.
HABILIDADES
(EM13LGG601) Apropriar-se do patrimônio artístico e da cultura corporal de movimento
de diferentes tempos e lugares, compreendendo a sua diversidade, bem como os
processos de disputa por legitimidade.
(EM13LGG602) Fruir e apreciar esteticamente diversas manifestações artísticas e
culturais, das locais às mundiais, assim como delas participar, de modo a aguçar
continuamente a sensibilidade, a imaginação e a criatividade.
(EM13LGG603) Expressar-se e atuar em processos criativos que integrem diferentes
linguagens artísticas e referências estéticas e culturais, recorrendo a conhecimentos de
naturezas diversas (artísticos, históricos, sociais e políticos) e experiências individuais e
coletivas.
(EM13LGG604) Relacionar as práticas artísticas e da cultura corporal do movimento às
diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica e econômica.
______________
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 7
Mobilizar práticas de linguagem no universo digital, considerando as dimensões
técnicas, críticas, criativas, éticas e estéticas, para expandir as formas de produzir
sentidos, de engajar-se em práticas autorais e coletivas, e de aprender a aprender
nos campos da ciência, cultura, trabalho, informação e vida pessoal e coletiva.
HABILIDADES
(EM13LGG701) Explorar tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC),
compreendendo seus princípios e funcionalidades, e mobilizá-las de modo ético,
responsável e adequado a práticas de linguagem em diferentes contextos.
(EM13LGG702) Avaliar o impacto das tecnologias digitais da informação e comunicação
(TDIC) na formação do sujeito e em suas práticas sociais, para fazer uso crítico dessa mídia
em práticas de seleção, compreensão e produção de discursos em ambiente digital.
(EM13LGG703) Utilizar diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais em processos
de produção coletiva, colaborativa e projetos autorais em ambientes digitais.
(EM13LGG704) Apropriar-se criticamente de processos de pesquisa e busca de
informação, por meio de ferramentas e dos novos formatos de produção e distribuição
do conhecimento na cultura de rede.
__________
5.1.2. LÍNGUA PORTUGUESA
Em comparação com o Ensino Fundamental, a BNCC de Língua
Portuguesa para o Ensino Médio define a progressão das aprendizagens e habilidades levando em conta:
• a complexidade das práticas de linguagens e dos fenômenos
sociais que repercutem nos usos da linguagem (como a pós-verdade e o efeito bolha);
• a consolidação do domínio de gêneros do discurso/gêneros textuais já contemplados anteriormente e a ampliação do repertório
de gêneros, sobretudo dos que supõem um grau maior de análise,
síntese e reflexão;
• o aumento da complexidade dos textos lidos e produzidos em
termos de temática, estruturação sintática, vocabulário, recursos
estilísticos, orquestração de vozes e semioses;
• o foco maior nas habilidades envolvidas na reflexão sobre os textos
e práticas (análise, avaliação, apreciação ética, estética e política,
valoração, validação crítica, demonstração etc.), já que as habilidades requeridas por processos de recuperação de informação
(identificação, reconhecimento, organização) e por processos de
compreensão (comparação, distinção, estabelecimento de relações e inferência) já foram desenvolvidas no Ensino Fundamental;
62 É possível e desejável que se trabalhe com HQs, filmes, animações, entre outras produções,
baseadas em obras literárias, incluindo análises sobre seus processos de produção e recepção.
O que deve ser evitado é a simples substituição dos textos literários por essas produções.
P. 491
• a atenção maior nas habilidades envolvidas na produção de
textos multissemióticos mais analíticos, críticos, propositivos
e criativos, abarcando sínteses mais complexas, produzidos em
contextos que suponham apuração de fatos, curadoria de informação63, levantamentos e pesquisas e que possam ser vinculados
de forma significativa aos contextos de estudo/construção de
conhecimentos em diferentes áreas, a experiências estéticas e
produções da cultura digital e à discussão e proposição de ações
e projetos de relevância pessoal e para a comunidade;
• o incremento da consideração das práticas da cultura digital e das
culturas juvenis, por meio do aprofundamento da análise de suas
práticas e produções culturais em circulação, de uma maior incorporação de critérios técnicos e estéticos na análise e autoria das
produções e vivências mais intensas de processos de produção
colaborativos;
• a ampliação de repertório, considerando a diversidade cultural, de
maneira a abranger produções e formas de expressão diversas –
literatura juvenil, literatura periférico-marginal, o culto, o clássico, o
popular, cultura de massa, cultura das mídias, culturas juvenis etc.
– e em suas múltiplas repercussões e possibilidades de apreciação,
em processos que envolvem adaptações, remidiações, estilizações, paródias, HQs, minisséries, filmes, videominutos, games etc.;
• a inclusão de obras da tradição literária brasileira e de suas referências ocidentais – em especial da literatura portuguesa –, assim
como obras mais complexas da literatura contemporânea e das
literaturas indígena, africana e latino-americana.
____________
As habilidades de Língua Portuguesa estão organizadas nesses
cinco campos de atuação social. Além disso, ainda que uma mesma
habilidade possa estar a serviço de mais de uma competência
específica da área de Linguagens e suas Tecnologias, indica(m)-se
aquela(s) com a(s) qual(is) cada habilidade tem maior afinidade.
___________
CAMPO DAS PRÁTICAS DE ESTUDO E PESQUISA
PRÁTICAS
Leitura, escuta, produção de textos (orais, escritos, multissemióticos) e análise
linguística/semiótica
Habilidades Competências
específicas
(EM13LP27) Organizar situações de estudo e utilizar procedimentos
e estratégias de leitura adequados aos objetivos e à natureza do
conhecimento em questão.
3, 7
(EM13LP28) Resumir e resenhar textos, com o manejo adequado das
vozes envolvidas (do autor da obra e do resenhador), por meio do uso
de paráfrases, marcas do discurso reportado e citações, para uso em
textos de divulgação de estudos e pesquisas.
2, 3
(EM13LP29) Realizar pesquisas de diferentes tipos (bibliográfica, de
campo, experimento científico, levantamento de dados etc.), usando
fontes abertas e confiáveis, registrando o processo e comunicando os
resultados, tendo em vista os objetivos colocados e demais elementos
do contexto de produção, como forma de compreender como o
conhecimento científico é produzido e apropriar-se dos procedimentos
e dos gêneros textuais envolvidos na realização de pesquisas.
7
(EM13LP30) Compreender criticamente textos de divulgação científica
orais, escritos e multissemióticos de diferentes áreas do conhecimento,
identificando sua organização tópica e a hierarquização das
informações, questionando fontes não confiáveis e problematizando
enfoques tendenciosos ou superficiais.
1
(EM13LP31) Selecionar informações e dados necessários para uma dada
pesquisa (sem excedê-los) em diferentes fontes (orais, impressas, digitais etc.)
e comparar autonomamente esses conteúdos, levando em conta seus
contextos de produção, referências e índices de confiabilidade, e percebendo
coincidências, complementaridades, contradições, erros ou imprecisões
conceituais e de dados, de forma a compreender e posicionar-se
criticamente sobre esses conteúdos e estabelecer recortes precisos.
_____________
CAMPO DAS PRÁTICAS DE ESTUDO E PESQUISA
PRÁTICAS
Leitura, escuta, produção de textos (orais, escritos, multissemióticos) e análise
linguística/semiótica
Habilidades Competências
específicas
(EM13LP32) Selecionar, elaborar e utilizar instrumentos simples
de coleta de dados e informações (questionários, enquetes,
mapeamentos, opinários) e de tratamento e análise dos conteúdos
obtidos, que atendam adequadamente a diferentes objetivos de
pesquisa.
3
(EM13LP33) Produzir textos para a divulgação do conhecimento e
de resultados de levantamentos e pesquisas – texto monográfico,
ensaio, artigo de divulgação científica, verbete de enciclopédia
(colaborativa ou não), infográfico (estático ou animado), relato
de experimento, relatório, relatório multimidiático de campo,
reportagem científica, podcast ou vlog científico, apresentações
orais, seminários, comunicações em mesas redondas, mapas
dinâmicos etc. –, considerando o contexto de produção e utilizando
os conhecimentos sobre os gêneros de divulgação científica, de
forma a engajar-se em processos significativos de socialização e
divulgação do conhecimento.
3
(EM13LP34) Utilizar adequadamente ferramentas de apoio a
apresentações orais, escolhendo e usando tipos e tamanhos
de fontes que permitam boa visualização, topicalizando e/ou
organizando o conteúdo em itens, inserindo de forma adequada
imagens, gráficos, tabelas, formas e elementos gráficos,
dimensionando a quantidade de texto e imagem por slide e usando,
de forma harmônica, recursos (efeitos de transição, slides mestres,
layouts personalizados, gravação de áudios em slides etc.).
________________
CAMPO JORNALÍSTICO-MIDIÁTICO
PRÁTICAS
Leitura, escuta, produção de textos (orais, escritos, multissemióticos) e análise
linguística/semiótica
Habilidades Competências
específicas
(EM13LP35) Analisar os interesses que movem o campo jornalístico, os
impactos das novas tecnologias no campo e as condições que fazem da
informação uma mercadoria e da checagem de informação uma prática
(e um serviço) essencial, adotando atitude analítica e crítica diante dos
textos jornalísticos.
2
(EM13LP36) Conhecer e analisar diferentes projetos editorias –
institucionais, privados, públicos, financiados, independentes etc. –,
de forma a ampliar o repertório de escolhas possíveis de fontes de
informação e opinião, reconhecendo o papel da mídia plural para a
consolidação da democracia.
2
(EM13LP37) Analisar os diferentes graus de parcialidade/imparcialidade
(no limite, a não neutralidade) em textos noticiosos, comparando relatos
de diferentes fontes e analisando o recorte feito de fatos/dados e os
efeitos de sentido provocados pelas escolhas realizadas pelo autor
do texto, de forma a manter uma atitude crítica diante dos textos
jornalísticos e tornar-se consciente das escolhas feitas como produtor.
1, 2
(EM13LP38) Usar procedimentos de checagem de fatos noticiados
e fotos publicadas (verificar/avaliar veículo, fonte, data e local da
publicação, autoria, URL, formatação; comparar diferentes fontes;
consultar ferramentas e sites checadores etc.), de forma a combater a
proliferação de notícias falsas (fake news).
7
(EM13LP39) Analisar o fenômeno da pós-verdade – discutindo as
condições e os mecanismos de disseminação de fake news e também
exemplos, causas e consequências desse fenômeno e da prevalência de
crenças e opiniões sobre fatos –, de forma a adotar atitude crítica em
relação ao fenômeno e desenvolver uma postura flexível que permita
rever crenças e opiniões quando fatos apurados as contradisserem.
2, 7
512
BASE NACIONAL
COMUM CURRICULAR
CAMPO JORNALÍSTICO-MIDIÁTICO
PRÁTICAS
Leitura, escuta, produção de textos (orais, escritos, multissemióticos) e análise
linguística/semiótica
Habilidades Competências
específicas
(EM13LP40) Analisar os processos humanos e automáticos de
curadoria que operam nas redes sociais e outros domínios da internet,
comparando os feeds de diferentes páginas de redes sociais e
discutindo os efeitos desses modelos de curadoria, de forma a ampliar
as possibilidades de trato com o diferente e minimizar o efeito bolha e a
manipulação de terceiros.
7
(EM13LP41) Acompanhar, analisar e discutir a cobertura da mídia diante
de acontecimentos e questões de relevância social, local e global,
comparando diferentes enfoques e perspectivas, por meio do uso
de ferramentas de curadoria de informação (como agregadores de
conteúdo) e da consulta a serviços e fontes de checagem e curadoria
de informação, de forma a aprofundar o entendimento sobre um
determinado fato ou questão, identificar o enfoque preponderante
da mídia e manter-se implicado, de forma crítica, com os fatos e as
questões que afetam a coletividade.
2
(EM13LP42) Atuar de forma fundamentada, ética e crítica na produção e no
compartilhamento de comentários, textos noticiosos e de opinião, memes,
gifs, remixes variados etc. em redes sociais ou outros ambientes digitais.
7
(EM13LP43) Analisar formas contemporâneas de publicidade em
contexto digital e peças de campanhas publicitárias e políticas
(cartazes, folhetos, anúncios, propagandas em diferentes mídias,
spots, jingles etc.), explicando os mecanismos de persuasão
utilizados e os efeitos de sentido provocados pelas escolhas feitas em
termos de elementos e recursos linguístico-discursivos, imagéticos,
sonoros, gestuais e espaciais, entre outros, e destacando valores e
representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas,
a fim de desconstruir eventuais estereótipos e proceder a uma avaliação
crítica da publicidade e das práticas de consumo.
1, 7
(EM13LP44) Analisar, discutir, produzir e socializar, tendo em vista
temas e acontecimentos de interesse local ou global, notícias,
fotodenúncias, fotorreportagens, reportagens multimidiáticas,
documentários, infográficos, podcasts noticiosos, artigos de opinião,
críticas da mídia, vlogs de opinião, textos de apresentação e apreciação
de produções culturais (resenhas, ensaios etc.) e outros gêneros
próprios das formas de expressão das culturas juvenis (vlogs e
podcasts culturais, gameplay etc.), em várias mídias, vivenciando de
forma significativa o papel de repórter, analista, crítico, editorialista ou
articulista, leitor, vlogueiro e booktuber, entre outros.
1, 3
513
LINGUAGENS E
_______________
CAMPO ARTÍSTICO-LITERÁRIO
PRÁTICAS
Leitura, escuta, produção de textos (orais, escritos, multissemióticos) e análise
linguística/semiótica
Habilidades Competências
específicas
(EM13LP45) Compartilhar sentidos construídos na leitura/escuta de
textos literários, percebendo diferenças e eventuais tensões entre
as formas pessoais e as coletivas de apreensão desses textos, para
exercitar o diálogo cultural e aguçar a perspectiva crítica.
6
(EM13LP46) Participar de eventos (saraus, competições orais, audições,
mostras, festivais, feiras culturais e literárias, rodas e clubes de leitura,
cooperativas culturais, jograis, repentes, slams etc.), inclusive para
socializar obras da própria autoria (poemas, contos e suas variedades,
roteiros e microrroteiros, videominutos, playlists comentadas de música
etc.) e/ou interpretar obras de outros, inserindo-se nas diferentes
práticas culturais de seu tempo.
3, 6
(EM13LP47) Analisar assimilações e rupturas no processo de
constituição da literatura brasileira e ao longo de sua trajetória, por
meio da leitura e análise de obras fundamentais do cânone ocidental,
em especial da literatura portuguesa, para perceber a historicidade de
matrizes e procedimentos estéticos.
1, 6
(EM13LP48) Perceber as peculiaridades estruturais e estilísticas de
diferentes gêneros literários (a apreensão pessoal do cotidiano nas
crônicas, a manifestação livre e subjetiva do eu lírico diante do mundo
nos poemas, a múltipla perspectiva da vida humana e social dos
romances, a dimensão política e social de textos da literatura marginal e
da periferia etc.) para experimentar os diferentes ângulos de apreensão
do indivíduo e do mundo pela literatura.
1, 6
(EM13LP49) Analisar relações intertextuais e interdiscursivas entre
obras de diferentes autores e gêneros literários de um mesmo momento
histórico e de momentos históricos diversos, explorando os modos
como a literatura e as artes em geral se constituem, dialogam e se
retroalimentam.
6
(EM13LP50) Selecionar obras do repertório artístico-literário
contemporâneo à disposição segundo suas predileções, de modo a
constituir um acervo pessoal e dele se apropriar para se inserir e intervir
com autonomia e criticidade no meio cultural.
3
516
BASE NACIONAL
COMUM CURRICULAR
CAMPO ARTÍSTICO-LITERÁRIO
PRÁTICAS
Leitura, escuta, produção de textos (orais, escritos, multissemióticos) e análise
linguística/semiótica
Habilidades Competências
específicas
(EM13LP51) Analisar obras significativas da literatura brasileira e
da literatura de outros países e povos, em especial a portuguesa, a
indígena, a africana e a latino-americana, com base em ferramentas da
crítica literária (estrutura da composição, estilo, aspectos discursivos),
considerando o contexto de produção (visões de mundo, diálogos com
outros textos, inserções em movimentos estéticos e culturais etc.) e o
modo como elas dialogam com o presente.
1, 2
(EM13LP52) Produzir apresentações e comentários apreciativos e
críticos sobre livros, filmes, discos, canções, espetáculos de teatro e
dança, exposições etc. (resenhas, vlogs e podcasts literários e artísticos,
playlists comentadas, fanzines, e-zines etc.).
1, 3
(EM13LP53) Criar obras autorais, em diferentes gêneros e mídias –
mediante seleção e apropriação de recursos textuais e expressivos
do repertório artístico –, e/ou produções derivadas (paródias,
estilizações, fanfics, fanclipes etc.), como forma de dialogar crítica e/ou
subjetivamente com o texto literário.
P. 516