Educação pela Liberdade!
É fato que a educação atual nas salas de aulas é baseada na pura ação punitiva ou autoritária na relação entre professor e aluno. É visível a passividade e silenciamento por parte da maioria dos alunos em sala de aula. Gritar virou sinônimo de autoridade em sala. E isso não pode ser uma prática dentro dos ambientes escolares. Uma educação transformadora deve levar em consideração todas as dificuldades e nuances do processo educacional. Alunos devem se responsabilizar por sua aprendizagem, e os professores devem auxiliar nessa empreitada educacional, suscitando um ensino libertador e não aprisionador.
Coordenação pedagógica e pais devem estar juntos nesse projeto de educação libertadora. Não se pode se ter medo de agir em sala de aula. Faz-se necessário mais que ensinar o ABC, tem que se ensinar a viver. Educação libertadora é quando os alunos conseguem se ver nos temas tratados em salas de aulas. Educação libertadora é quando os alunos conseguem ver suas experiências como válidas no seu processo de aprendizagem. Educação libertadora é quando o professor se ver não como detentor do conhecimento, mas como um auxiliador que tem sua importância em sala de aula.
Pode nos parecer que tudo não passa de palavras vãs. Todavia, a de nos atentar que desafios são normais. Não será fácil transformar alunos que a décadas foram acostumados a ser apenas “recebedores” de conhecimento em alunos “ativos” e participantes em sala de aula. É preciso agir com insistência para que esse quadro atual educacional mude. Fazer a diferença é necessário em tempos obscuros e autoritários que temos vividos atualmente no país.
Não obstante, é necessário criar uma pequena sociedade em sala de aula. Os alunos precisam se ver em sala. Precisam se sentir participantes desse processo. As experiências tanto do professor e do aluno precisam se fazer presente. O discurso nos parece muito lindo, mas nunca se disse que o processo de conquista seria fácil. Talvez aquilo que você ensinou em sala de aula levando em consideração o aluno, só fará o efeito esperado só daqui a cinco anos. É possível que ele nunca aprenda, como também ele pode até aprender na mesma hora, todavia a diferença e a mudança precisam ser feitas, e agora. Existem vidas e um futuro que depende de nós profissionais que atuamos todos dias em sala de aula.