ENSINO RELIGIOSO: CULTURA E INCLUSÃO

Encontra-se nas escolas um variado repertório cultural, que manifesta em sua particularidade, os valores do sujeito. Não se pode compreender a cultura, sem observar o conceito e como as culturas estão enraizadas no cotidiano pessoal, familiar e social. Na sala de aula, o Ensino Religioso se concretiza a partir de seu objeto de conhecimento: o conhecimento religioso, definido pela BNCC (Base Nacional Curricular Comum). Ao se trabalhar a diversidade, estamos inserindo no contexto do diálogo, a inclusão.

Comunicar aos educandos que sua cultura não é melhor ou irrelevantes dos demais, tem sido uma tarefa árdua a ser desenvolvida ao longo de sua história. Quando conseguimos, enquanto professores, abrir espaço para novas visões de mundo, indo além do seu comodismo, chegamos, de fato, no caminho plausível para a valorização do Outro, e assim, ajudamos os educandos a enxergar sem preconceitos.

Cada rosto tem um brilho próprio, e esse brilho transpassa a ação ensinar. Percebemos que, ao conceber aos alunos, a habilidade de olhar para dentro de si, deixando-os pensarem como se devem, de forma crítica, e através da prática com outros colegas, verem a na diferença um vestígio de que também pode ser um pouco semelhante. Vivemos sempre sob a ótica de nossas lentes, isso, traduz na falta de adentrar no mistério profundo do universo do Outro.

Desta maneira, incluir os educandos no sistema de aprendizado, consiste em trazer a teoria com práticas, estabelecendo o elo entre os sujeitos. O que isso quer dizer? Que faz necessário mergulhar no contexto cultural, religioso, etc., para que aja um rompimento do estigma de negar a diversidade existente de experiência trazidas especificamente da realidade a cercar o individuo a estar presente no âmbito escolar.

PROFESSOR DE ENSINO RELIGIOSO DO ESTADO DE SANTA CATARINA NA ESCOLA EBB JOSÉ BOITEUX. LICENCIADO E BACHARELADO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO. ESPECIALISTA EM GESTÃO E DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO INTEGRAL, COLUNISTA E POETA, FUNDADOR DO PORTAL EDUCAÇÃO EM SINTONIA. (04 DE NOVEMBRO DE 2019).

E-MAIL: oliveirapoeta.oliveira@gmail.com e oliveirapoeta.oliveira@hotmail.com

SITE: https://www.ricardoliveira.online/

Ricardo Oliveira (Poeta e Escritor)
Enviado por Ricardo Oliveira (Poeta e Escritor) em 04/11/2019
Código do texto: T6787289
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.