SALA DE AULA: ENSINO RELIGIOSO E SUAS PRÁTICAS

Sala de aula é um lugar de interação humana, e em sua concepção, não significa apenas um lugar físico, um ambiente, mais vai além disso. Ela concentra-se a centralidade no aluno, que por sua vez, vem cheio de conhecimento prévio de sua vivência no modo de como a ação se constrói em sua comunidade de convívio, e de si próprio. O Ensino Religioso, por proporcionar a oportunidade de não se confessional, ou seja, dando liberdade para buscar compreender as tradições religiosas, e não seguirem uma determinada religião, é que os estudantes podem reconhecer no Outro, semelhanças e diferenças.

Como se encontra o ERE na sala de aula? A partir das Ciências da Religião, o profissional tem as habilidades concretas e pedagógicas, que facilita na abertura à alteridade. E a outra questão, Qual a prática docente, utilizada para respeitar as particularidades de cada sujeito na escola? Até pelo fato da área de conhecimento (ERE) ser a ponte a de certa forma, auxiliar os alunos a re-significar suas visões, dando espaços aos diálogos interpessoais, ao invés de levar para a sua vida os preconceitos.

Nas diversas temáticas, as aulas de Ensino Religioso, pode (e deve) proporcionar o ato de conhecer. A pessoa se aproxima de maneira crítica, da realidade a qual pertence, através das reflexões feitas por meio de novos contextos estudados. Assim, o educando passa de coadjuvante, a autor da obra principal, escrita por ele mesmo, e o fenômeno religioso, objeto da disciplina, é objeto pela existência do sujeito, que ao obter certo aprendizado, dá um novo significado ao praticá-lo ao longo da sua trajetória.

Indagações feitas neste texto, não são respondidas, até pelo seguinte motivo: provocar os leitores a refletir a respeito da temática abordada, tornando a sua conclusão um crescimento eficaz para o cotidiano. Lembrar da relevância do Ensino Religioso a humanidade, consiste em enxergar todas as culturas, símbolos, religiões, ritos, nações, etc, não como algo que venha a ameaçar as convicções, ou perda de fé, mas sim, agrega valores e, muda o jeito do olhar humano.

____________________________________________________

RICARDO OLIVEIRA: POETA, PROFESSOR DE ENSINO RELIGIOSO, LICENCIATURA E BACHARELADO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO, COLUNISTA, EDITOR E FUNDADOR DO PORTAL EDUCAÇÃO EM SINTONIA www.ricardoliveira.online. ESPECIALISTA EM DOCÊNCIA E GESTÃO NA EDUCAÇÃO INTEGRAL. E-mail: oliveirapoeta.oliveira@hotmail.com. (10/10/2019).

Ricardo Oliveira (Poeta e Escritor)
Enviado por Ricardo Oliveira (Poeta e Escritor) em 10/10/2019
Código do texto: T6766065
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.