Recursos tecnológicos como ferramenta de aprendizagem em língua estrangeira

Como aluno de um curso EaD, não poderia deixar de ser favorável à utilização da tecnologia como ferramenta de aprendizagem. Inúmeras são as vantagens que podemos elencar, porém, fazendo ressalvas para o uso correto das mesmas, tendo em vista que há vantagens e desvantagens dependendo da forma como utilizemos tais recursos.

O mundo está cada vez mais globalizado e informatizado, promovendo alterações em todos os campos das atividades humanas, inclusive na aquisição de conhecimentos, como é o caso da aprendizagem de línguas estrangeiras. Se antes tínhamos dificuldades em adquirir bons livros para estudos, hoje, a internet disponibiliza inúmeros arquivos para downloads, páginas, blogs, cursos on-line, plataformas virtuais de aprendizagem, chats, videoconferências, wikis, vídeos, tradutores, pesquisas num piscar de olhos, uma infinidade de aplicativos de línguas, dicionários virtuais, enfim, todas as possibilidades de aprendizagem em poucos cliques, na palma da mão, por meio de diversos aplicativos e aparatos informáticos.

Como aprendizes e/ou professores de línguas, esses recursos facilitam na rapidez da aquisição de conhecimento, porém, cada vez mais se torna necessário que façamos um filtro do que realmente seja útil e aplicável em salas de aulas e/ou na aprendizagem autônoma e independente por parte de alunos e professores de línguas.

É necessário ter foco e empenho nos objetivos em relação à aprendizagem significativa e proveitosa de uma língua estrangeira. Um exemplo disso são as redes sociais, que permitem a aproximação de pessoas de lugares longínquos, de países distantes. Podemos conversar com um nativo e trocar experiências linguísticas de uma forma surpreendente, mas sempre nos atentando para os vícios linguísticos, neologismos, gírias, abreviações desnecessárias e impróprias que são comuns nas redes sociais de uma forma geral.

Mesmo assim, como tudo na vida possui vantagens e desvantagens, os recursos tecnológicos, os aplicativos e as redes sociais são ferramentas imprescindíveis na aquisição de conhecimentos sobre culturas, povos e línguas de lugares distantes e diferentes das nossas.

Avante! Que saibamos nos aproveitar do que há de bom e refutarmos aquilo que seja desnecessário e inútil.

ANTONIO JOSÉ SALES
Enviado por ANTONIO JOSÉ SALES em 09/10/2019
Código do texto: T6764788
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.