Senso crítico
Para se ter senso crítico acerca de determinado assunto, se faz necessário conhecê-lo. Eu não tenho senso crítico em pintura, escultura e música, pois desconheço tais artes; limito-me a admirar as obras que mais me encantam. Admiro A Santa Ceia, de da Vinci; admiro Pietá, de Michelângelo; admiro a Quinta Sinfonia, de Beethoven. Não ouso tecer críticas à nenhuma dessas obras.
Em se tratando de questões políticas, ou qualquer outra questão, também é necessário conhecê-la, estudando-a, durante anos antes de se desenvolver um senso crítico, daí a razão de jovens não possuírem senso crítico algum, e resumirem as suas críticas a lugares-comuns e discursos ideologicamente motivados os quais ouviram, em sala-de-aula, de algum professor, e de cantores e de intelectuais orgânicos, militantes.
Para se ter senso crítico, percuciente capacidade de avaliação, se faz necessário possuir conhecimento prévio sobre o assunto do qual se trata. E como jovens, estimulados por professores, podem ter senso crítico, se, além de não terem uma ótima bagagem literária que lhes permita pensar, ponderar, tampouco têm experiência de vida? Não podem. O senso crítico que professores lhes ensinam tem viés ideológico.