UMA HOMENAGEM, NADA MAIS.

Como o filósofo Platão dizia: “O livro é um mestre que fala, mas não responde”.

UMA HOMENAGEM, NADA MAIS.

Há alguns meses venho acompanhando um canal no youtube cujo conteúdo transmitido foi me trazendo bons ventos. Minha expectativa foi aumentando em torno dos assuntos importantes que lá foram sendo divulgados e debatidos e o bom humor de seu preceptor, me tornou assaz interessada. Assinei e me tornei membro ou membra.

Filosofia, este estudo que etimologicamente significa “amor ao conhecimento” trata e abarca as questões gerais e fundamentais da natureza humana e sua ambiência - me interessa e muito; e por sorte, é ela a tônica gerada neste lócus perfeito e ocupado por um professor/doutor/filósofo que vem fornecendo os instrumentos, como ele mesmo diz: para que os brasileiros possam abrir seus olhinhos. Olhinhos por vezes ingênuos que seguem

pela estrada da vida; na maioria das vezes sem entender como se estabelecem as rupturas e as permanências históricas.

Além das aulas e instrumentalizações condensadas em vídeos relativamente rápidos que perscrutam uma gama de assuntos diversos; como o marxismo, o comunismo, o capitalismo, o lulismo, o bolsonarismo e outros – nós: assinantes, membros e o que o valha conquistamos o privilégio de entender a fundo o que é de verdade ser de Esquerda: bebendo nas fontes ideais; aquelas que nos façam refletir (pensar de novo) a respeito da política partidária e apartidária no Brasil e no mundo.

“Ninguém pode entrar duas vezes no mesmo rio, pois quando nele se entra novamente não se encontra as mesmas águas, e o próprio ser já se modificou. Assim, tudo é regido pela dialética, a tensão e o revezamento dos opostos. Portanto, o real é sempre fruto da mudança, ou seja, do combate entre os contrários.”

Quem proferiu tal pensamento foi Heráclito, filósofo pré-socrático, considerado o pai da dialética. E de Heráclito voamos até o pensamento moderno (em termos de temporalidade) de Nietzsche que nos trouxe a seguinte convicção: “Aquele que tem uma razão para viver pode suportar quase tudo”.

E realmente, Paulo Ghiraldelli, é um destes que pode suportar quase tudo, e concordando com o fundador da Academia, em Atenas (Platão): “O sábio fala porque tem alguma coisa a dizer; o tolo porque tem que dizer alguma coisa.” ´.

Daqui a pouco eu volto...

Por Valéria Guerra Reiter.

Atriz, poeta, escritora, historiadora, colunista, diretora teatral...

PAZ E LUZ.

Valéria Guerra
Enviado por Valéria Guerra em 26/08/2019
Reeditado em 01/12/2019
Código do texto: T6729833
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.