Filosofia - Primeiros Contatos

Uma abordagem do estudo filosófico

Já se é de conhecimento humano que o ensino da filosofia é algo atemporal, ou seja, que mesmo com o passar do tempo mantém-se vivo não só nas salas de aula pelo mundo, mas também no nosso cotidiano, pois a filosofia nada mais é que um estudo sobre nosso cotidiano. Dessa forma, as questões que ficam em pauta mostram-se bem mais extensas do que pensamos, pois, com efeito, esses estudos disponibilizam um entendimento sobre a dúvida uma vez que também sobre suas certezas, gerando por decorrência uma infinidade de estudos relacionados, dentre os quais se destacam a Antropologia e a Política.

A história da filosofia é tão antiga, que não se pode dizer ao certo onde e quando surgiu, mas em suma esse ensino nos é mais comum entender que sua introdução tenha sido na Grécia Antiga, num surgimento talvez espontâneo, já que naturalmente convivemos com a noção de dúvida e curiosidade diariamente, e a filosofia nada mais é que um estudo sobre esse desconhecido procurado. Nesse contexto, à primeira vista, passamos a entender a filosofia não como uma ciência, mas como uma natureza comum ao ser humano, pois se gera o pensamento de espanto e, por conseguinte, uma reflexão sobre o espanto e sobre o que não é e o que pode ser espanto. Exemplo disso, é simplesmente quando um amigo nos faz algum mal, até então a pessoa é considerada um companheiro de vida, porém após o ato de alerta (espanto) passamos nós a nos perguntar sobre a ética, sobre a moral, e também sobre as questões que circulam ao redor do sentimento de amizade e confiança. Portanto, a noção filosófica está tão presente no nosso cotidiano quanto imaginamos. (Abre-se um parêntese para citar que não estamos tratando ainda da filosofia acadêmica, essa por ser mais sistemática possui um grau de dificuldade de compreensão mais apurado e exige um aprofundamento maior.)

A filosofia prepara o homem para a sociedade a medida em que seu conhecimento vai se moldando, lhe ofertando visões ampliadas de situações, pensamentos mais apurados, e opiniões bastante críticas em relação a determinados assuntos. Com efeito, podemos dizer que a filosofia não define futuro, e sim, prepara o ser para tal, pois de fato a mesma é um tanto árdua em seu conhecer, exigindo assim uma dedicação maciça do estudioso e claro, uma mente aberta para o que se verá.

Destrinchando o saber filosófico

A partir do primeiro contato com a filosofia nos vemos completamente entusiasmados com esse novo método, e por que não dizer um novo motivo para aprender? Sendo assim esse contato primeiro é o estopim daquilo que virá a ser com o tempo a árvore do conhecimento, que dará frutos, frutos que alimentarão a fome de aprendizagem dos jovens que serão apenas os calouros desse sistema complexo que chamamos de vida.

A temática filosófica, ao primeiro olhar, nos remete ao tempo antigo, ao tempo em que as reflexões eram centralizadas na sociedade e tais ações eram por muitos cultuadas e prolongadas, por isso não se espante quando conhecer a filosofia e sentir-se deslocado, apenas siga em frente com os estudos e cada vez com uma exploração mais aguçada.

Seguindo essa linha, o saber filosófico reside na procura, o conhecimento não vem até o aprendiz, o aprendiz vai até ele. A partir dessa procura, um novo leque de saberes e conteúdos vão sendo apresentados e assim, com o interesse apurado, tais conhecimentos vão se desenvolvendo com os exercícios. Então, tocamos em fator chave para esse aprendizado – o exercício, a partir do exercício o conhecimento adquirido pode ser ainda mais explorado e por sua vez usado na prática em sociedade. Algumas formas de exercitar o conhecimento são rodas de conversa, escritos autorais sobre as mais diversas temáticas, e sem dúvida, a leitura, essa última é de fato a maior fonte de aprendizagem.

Parece-nos instigante o fator chave para o estudo filosófico, uma vez que a leitura é a maior contribuinte para o conhecimento, nesse caso devemos nos infiltrar no universo da filosofia, para tal a anteriormente citada nos proporciona o deleite do aprender, o apreciar de boas palavras, nas quais delas vamos extrair a mais pura sabedoria, a mais pura filosofia.

Diante desse cenário de aprendizado e discussões, os diálogos são os precursores da filosofia, é através dele que ela se desenvolve nas sociedades, ou seja, com isso concluímos que a filosofia numa maneira geral é algo coletivo, algo que deve ser compartilhado, exemplo disso é a filosofia da Grécia antiga empregada para um melhor conviver da sociedade ateniense através de interpretes como Platão e Sócrates.

Assim dou esse nosso agradável contato encerrado, vos dizendo que nada há de tão importante na vida quanto o conhecimento, ser é conhecer, e conhecer é viver a vida ás alturas, com o saber apurado e assim a vida não será totalmente esse marasmo gélido que vivemos.