Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Uma Instituição, orgulho de Caxias, sob ameaça


Uma Instituição, orgulho de Caxias, sob ameaça

Publicado no jornal Pioneiro, Caxias do Sul/RS, 30/07/19

Testemunhei o funcionamento de um serviço de atendimento publico excelente. Estou me referindo ao Serviço de Tratamento de Alta Complexidade Oncológica do Hospital Geral da Universidade de Caxias do Sul. Desde então conheci melhor a Universidade.
Os demais setores do Hospital e da Universidade também são excelentes: alto nível acadêmico – ensino de qualidade, várias pesquisas relevantes e atividades importantes para a cidade e região são oferecidos, como as apresentações da sua Orquestra Sinfônica.
Foi assim com esta Universidade desde o seu início – a primeira Universidade Comunitária do país, recebendo auxílios governamentais e privados, além das anuidades escolares.
  Reitores, competentes professores, administração responsável, que vai desde o cuidado com os jardins até o funcionamento das bibliotecas, do ensino, dos laboratórios e da convivência educada e disciplinada dos alunos, professores e funcionários consolidam, a necessária austeridade requerida por um ambiente universitário.
Esta Universidade - um todo interdisciplinar - orgulho da cidade e do estado, uma das poucas boas universidades do país, (avaliações publicadas por órgãos especializados), está ameaçada, (ver reportagem do Pioneiro de 27/7/19). De um lado perde muitos alunos por conta da crise nacional, de outro os aportes governamentais passaram a ser escassos e imprevisíveis. O empresariado, que colaborou na criação da Universidade, ajuda pouco, impactado que está pelo fraco desempenho da economia. É impensável majorar as anuidades. Exatamente neste momento complicado vem a Prefeitura querer cobrar impostos, IPTU e ISS, que, constitucionalmente, as Instituições de Ensino, sem fins lucrativos, são isentas.
A UCS, orgulho da nossa cidade, não pode ser abandonada à própria sorte. Certamente a Justiça acompanhará a jurisprudência dos tribunais, que há décadas reconhecem a isenção tributária das Instituições sem fins lucrativos, mas é mais uma incerteza a ser enfrentada, perturbando a tranquilidade acadêmica que um campus exige. O povo de Caxias do Sul espera respeito e concreta atenção para com a sua Universidade.


Eurico de Andrade Neves Borba, 78, aposentado, escritor, ex professor e ex vice Reitor da PUC Rio, ex Presidente do IBGE, mora em Ana Rech.
 

Eurico de Andrade Neves Borba
Enviado por Eurico de Andrade Neves Borba em 30/07/2019
Código do texto: T6708438
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Livros à venda

Sobre o autor
Eurico de Andrade Neves Borba
Caxias do Sul - Rio Grande do Sul - Brasil, 79 anos
352 textos (16070 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 07/12/19 03:53)
Eurico de Andrade Neves Borba

Site do Escritor