Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

"EDUCAR É UM ATO DE AMOR" - Revista Letrilha Vol. 2 (2016)


As lembranças permanecem...

A palavra educar tem origem no latim: Educare. “Educar é um ato de amor”, pois quem ama ensina, compartilha experiências e assim prepara o recém-nascido, a criança e o adolescente para a vida. Embora cada pessoa seja responsável por suas escolhas, uma educação com amor melhora a autoestima.

Os momentos de amor e atenção ficam guardados na lembrança, como se fosse um livro impresso com poemas e imagens. Ainda hoje, com 53 anos, lembro-me do meu pai que desenhava com caneta azul relógios de pulso em meu braço esquerdo e nos braços das minhas irmãs. Em cada relógio uma hora diferente era marcada e assim, aos poucos prendíamos a ver as horas. O carinho e o cuidado com que ele fazia os desenhos dos relógios permanecem, porque, ele ensinava com amor.

Durante minha vida escolar na infância e adolescência conheci muitos professores que ensinavam com amor, uma das recordações que tenho é que em  todas as quartas-feiras de manhã ficávamos em fila no pátio e cantávamos o Hino Nacional, mesmo que estivesse frio, a rotina era seguida. E quem chegasse atrasado ficava em silêncio.  Até hoje fico emocionada quando escuto nosso Hino.

Educar exige cuidado e um atento compromisso de observação, e também de aprendizado. Quando se educa com amor percebe-se o brilho no olhar, entre pais e filhos, avós e netos e professores e alunos.
Semana passada, durante uma caminhada que faço pela manhã, vi uma cena bonita e rara: dois meninos, que aparentavam ter uns 10 anos, soltando pipa, um deles ensina o amigo, e assim a pipa amarela voava no céu azul.
 
Penso que educar com amor é sugerir caminhos, incentivando quem aprende a entender os erros e acertos, valorizando-os, e a cada dia experimentar a possibilidade de sentir o vento da liberdade e “voar” mais alto.
                                                                             Van Zimerman

****
Artigo publicado na Revista Letrilha página:  20
https://issuu.com/revistaletrilha/docs/letrilha_2-amj

Biografia

Van Zimerman
 
Nascida em Curitiba-PR. Formada em Letras Português/ Inglês, Escritora, Artista Plástica e Fotógrafa.  Participa de algumas coletâneas entre elas: 2015 - 2016 - Antologia de Haicais:  23. Samoborski haiku susreti - Croácia Darko Plazanin - Samobor Haiku Meeting;  Coletânea de Haicais: “A Lâmpada e as Estrelas (2012) homenagem à Helena Kolody; Livro individual  "Poemas & Imagens" (2013- Instituto Memória).

Vanice Zimerman
E-mail:vaniceef@yahoo.com.br

Vanice Zimerman IWA
Enviado por Vanice Zimerman IWA em 15/06/2019
Reeditado em 15/06/2019
Código do texto: T6673969
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Comentários

Sobre a autora
Vanice Zimerman IWA
Curitiba - Paraná - Brasil, 57 anos
4475 textos (124178 leituras)
53 áudios (2034 audições)
1 e-livros (40 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 16/12/19 06:37)
Vanice Zimerman IWA