Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

"EDUCAR É UM ATO DE AMOR" - Revista Letrilha Vol. 2 (2016)


As lembranças permanecem...

A palavra educar tem origem no latim: Educare. “Educar é um ato de amor”, pois quem ama ensina, compartilha experiências e assim prepara o recém-nascido, a criança e o adolescente para a vida. Embora cada pessoa seja responsável por suas escolhas, uma educação com amor melhora a autoestima.

Os momentos de amor e atenção ficam guardados na lembrança, como se fosse um livro impresso com poemas e imagens. Ainda hoje, com 53 anos, lembro-me do meu pai que desenhava com caneta azul relógios de pulso em meu braço esquerdo e nos braços das minhas irmãs. Em cada relógio uma hora diferente era marcada e assim, aos poucos prendíamos a ver as horas. O carinho e o cuidado com que ele fazia os desenhos dos relógios permanecem, porque, ele ensinava com amor.

Durante minha vida escolar na infância e adolescência conheci muitos professores que ensinavam com amor, uma das recordações que tenho é que em  todas as quartas-feiras de manhã ficávamos em fila no pátio e cantávamos o Hino Nacional, mesmo que estivesse frio, a rotina era seguida. E quem chegasse atrasado ficava em silêncio.  Até hoje fico emocionada quando escuto nosso Hino.

Educar exige cuidado e um atento compromisso de observação, e também de aprendizado. Quando se educa com amor percebe-se o brilho no olhar, entre pais e filhos, avós e netos e professores e alunos.
Semana passada, durante uma caminhada que faço pela manhã, vi uma cena bonita e rara: dois meninos, que aparentavam ter uns 10 anos, soltando pipa, um deles ensina o amigo, e assim a pipa amarela voava no céu azul.
 
Penso que educar com amor é sugerir caminhos, incentivando quem aprende a entender os erros e acertos, valorizando-os, e a cada dia experimentar a possibilidade de sentir o vento da liberdade e “voar” mais alto.
                                                                             Van Zimerman

****
Artigo publicado na Revista Letrilha página:  20
https://issuu.com/revistaletrilha/docs/letrilha_2-amj

Biografia

Van Zimerman
 
Nascida em Curitiba-PR. Formada em Letras Português/ Inglês, Escritora, Artista Plástica e Fotógrafa.  Participa de algumas coletâneas entre elas: 2015 - 2016 - Antologia de Haicais:  23. Samoborski haiku susreti - Croácia Darko Plazanin - Samobor Haiku Meeting;  Coletânea de Haicais: “A Lâmpada e as Estrelas (2012) homenagem à Helena Kolody; Livro individual  "Poemas & Imagens" (2013- Instituto Memória).

Vanice Zimerman
E-mail:vaniceef@yahoo.com.br

Vanice Zimerman IWA
Enviado por Vanice Zimerman IWA em 15/06/2019
Reeditado em 15/06/2019
Código do texto: T6673969
Classificação de conteúdo: seguro


Comentários

Sobre a autora
Vanice Zimerman IWA
Curitiba - Paraná - Brasil, 57 anos
5108 textos (142859 leituras)
66 áudios (2531 audições)
3 e-livros (102 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 28/09/20 15:06)
Vanice Zimerman IWA