Notas, significado e Excelência

Eu estava pensando nisso seriamente outro dia. Sigo um canal aonde um professor de games e outro jornalista especializado também em games, de vez em quando gravam gameplays "de brincadeira" no youtube. O professor trabalha no Canadá, o jornalista aqui no Rio.

Então em um dos videos o professor disse que notas não importavam. Que um bom ou um ótimo (um 7 ou um 10) seriam o suficiente para tanto passar um aluno, permitir passar uma nota de mestrado ou doutorado -- e justamente por isso ele avisa aos alunos no Canadá que o importante é estar apto e não tirar estrelinha de honra ao mérito. Ele segue o mesmo critério nos games que joga. Mas ele segue mesmo esse critério nos games em que joga?

O professor é muito fã de Zelda e acha o último jogo um ápice para a franquia, ao mesmo tempo que ele ama Tony Hawk 2 e os considera jogos excelentes cada um no seu estilo e tempo. Mas quando ele fala de um jogo que ele mesmo chama de "honesto" (como muitos que ele mesmo faz gameplay no canal) ele não compara com o "zeldinha bow" ou com o "toninho gavião". Mas como assim?

A questão é que notas são um signo claro que representam o esforço que a pessoa (ou o grupo de pessoas) se utiliza ao fim e acabo na execução de certa tarefa. Quando um neurologista ou uma alergologista ganham notoriedade por seus trabalhos de excelência é exatamente quando a equipe da Nintendo ou a que fez o Tony2 fizeram na execução e concepção do melhor jogo possível. Esforçaram-se ao máximo -- isso excluindo aqui valores ($$) que são sim necessários para fazer um trabalho de excelência, mas assim como trabalhos que custam muito, podem não significar que se tornem trabalhos de excelência.

Portanto, notas são signos naquele contexto que certo aluno ou aluna se esforçou ao máximo para conseguir um resultado acima da média, acima de um jogo "honesto" ou de um trabalho médico que não lhe gere notoriedade -- aonde eles podem ser apenas neurologistas ou alergologistas "honestos", mas não Excelentes. Citei esses dois exemplos, porque é notório os trabalhos de excelência do Ben Carlson e de uma doutora aqui na Bahia que modificou todo o trabalho de asma no estado, e ganhou até duas matérias numa televisão aqui do Brasil, a doutora Rosana Franco.

Então, trabalhos de excelência são sempre lembrados, possuem valor e notoriedade, enquanto trabalhos apenas honestos nem tanto. Num contexto simples de nota, pode não significar muita coisa, mas na vida real é a diferença entre um Shigeru Miyamoto e qualquer outro produtor de games... honesto.