Educação é desenvolvimento

Ontem me perguntaram o que é pra mim educação. Imediatamente respondi que educação é o melhor e mais rápido caminho para o desenvolvimento social. 

Parece clichê, mas é a mais indissolúvel verdade para que uma sociedade desenvolva-se socialmente, politicamente e economicamente. É fundamental que as pessoas saibam discernir e entender tudo que acontece em sociedade, e isso envolve que as mesmas conheçam seus direitos e deveres e entendam que exercer a cidadania é um direito de todos. Mas isso só é possível através da educação. Não uma educação obrigatória, sem planejamento e metodologia e sim um ensino com qualidade e segurança.

Segurança? Sim!!! A segurança que no futuro será viável colocar em prática tudo que aprendemos. Independente de conjunturas políticas é necessário que nos esforcemos para garantir que a educação será o fator principal em tudo. Aí já teria outro questionamento. Como assim, tudo?

Ora, ora, como exercer toda e qualquer profissão ou executar um serviço sem que a educação que é o único canal de conhecimento não esteja presente?

De um físico a um catador de café é fundamental o aprendizado e a prática de todas funções inerentes ao ser humano, afinal ninguém nasce sabendo mas aprendemos porque somos o único animal cognitivo.

Há várias maneiras de alcançarmos o conhecimento. Pode ser nas salas de aula, que hoje tem inclusive a opção de ensino virtual ou através de exemplos e dicas de outra pessoa que mostra de maneira prática como se faz, porém com o avanço da tecnologia é mais que necessário o aprimoramento desse aprendizado pois corre-se o risco de quem não buscá-lo ficar pra trás e nao conseguir subir mais degrau na escadaria da vida.

Precisamos de diálogos e soluções para que ninguém fique excluído e o acesso seja imparcial e humanitário porque não custa lembrar que vivemos num mundo que o sistema é fortemente capitalista e consequentemente desigual em oportunidades e direitos.

Educação é um direito de todos, pois somente ela nos prepara para a vida, nos permitindo entender que nosso desenvolvimento, em que corpo, emoção e razão não se separam e todos são essenciais para a formação de uma sociedade livre e independente, capaz de se relacionar e agir com o mundo de maneira mais empática, proporcionando mais compreensão e paridade.

Tenhamos consciência que o futuro sempre será uma escola presente de estudos e o saber nunca será demais.

Como disse Paulo Freire: " Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."