TDAHI e minha vida parte IV

Autor: Profº Renato Augusto / Artigos / Educação

“TDAHI e EU”

Nas escolas que eu lecionei por 10 anos na Bahia, nas duas modalidades, publica e particular, eu fiz vários estudos de casos de crianças que eram diagnosticadas com o transtorno de déficit de atenção, o TDAH e tinham os laudos em mãos e já eram medicadas pelos especialistas, observei que: Por que uma criança que tomava Ritalina, ficava concentrada mesmo nas atividades que ela gostava de fazer? Pesquisando os artigos científicos, percebi que isso era normal. Nas áreas que a criança tem mais habilidade, os sintomas não aparecem de modo que possa atrapalhar. Se aquela atividade era prazerosa pra ela, a outra que não era ficava oculta.

Então, cheguei à conclusão que o problema não estava na maioria das crianças que precisa tomar um remédio para entrar num padrão social. O problema estava no nosso ensino como um todo, totalmente precário, sem a mínima atenção possível para um aprendizado digno e de qualidade, um ensino largado, jogado pelos cantos das instituições educacionais que se preocupa mais se o aluno vai passar em medicina do que se ele será um cidadão critico e de bem. Sem falar na falta de valores e princípios familiares que não existiam. Não tinham uma mínima estrutura financeira e pessoal para dar aos seus filhos, quanto menos uma educação eficiente e eficaz, enfiando-os nas escolas o dia inteiro para cobrir a falta de tempo que não tinham ou não podia com eles ou esquecê-los se possível num período integral, porque em casa não tinham o que comer.

E assim foi a minha trajetória por 10 anos em diversas escolas da Bahia.

Bom! Aqui é somente uma prévia da minha descoberta do TDAHI em minha vida. Segue mais relatos nos próximos artigos. Não percam. Abraço. Espero vocês lá.

Renato Augusto

Coach de Pais

professormineiro
Enviado por professormineiro em 16/05/2019
Código do texto: T6648239
Classificação de conteúdo: seguro