LIDERANÇAS FEMINISTAS

LIDERANÇAS FEMINISTAS

Autor: BRUNO EDUARDO ROSAS MARCILIO

Co-autor: Eucy Pereira dos Santos

Email: bmarcilio.engenharia@gmail.com

RESUMO

Esse trabalho busca o apoio governamental e se inspira no movimento feminista para o maior envolvimento, empoderamento e formação de lideranças mulheres na região de Lindóia, referente as agressões sofridas na sociedade Contemporânea. Também visa o combate do preconceito de gênero muito encontrado no ambiente de trabalho. Dessa forma se procurará o nivelamento delas com o público masculino. Devido esse fato ser o principal motivo para o descontentamento delas, onde as famílias segregam-nas e essas não possuem acesso ao mercado de trabalho, equiparação salarial com os homens e não podem praticar esportes direcionados para os homens como o futebol.

O ambiente montado para que as mulheres exponham essas agressões por meio de depoimentos será na casa do Presidente regional. Um lugar onde elas terão acesso a ferramentas de combate dessas agressões através de vídeos, palestras, workshop e depoimentos. Terão a sua disposição mesa, cadeiras e um salão. Dessa forma após a primeira fase do trabalho essas mulheres se encarregaram de fazer as suas próprias reuniões. Onde participarão todo povo carente, jovens, crianças e mulheres adultas que sofreram agressões no seu dia-dia ou ajudam o próximo a enfrentar esse tipo de constrangimento.

Palavras-Chaves: Empoderamento, Agressões, Feminista

ABSTRACT

This work seeks government support and is inspired by the feminist movement for the greater involvement, empowerment and training of women leaders in the region of Lindóia, regarding the aggressions suffered in Contemporary society. It also aims at combating gender but that is widely encountered in the workplace. This way they will be sought to level them with the male audience. Because this is the main reason for their discontent, where families segregate them and they do not have access to the labor market, wage equalization with men and can not play sports aimed at men like football.

The environment set up for women to expose such aggressions through testimony will be at the residence of the regional president. A place where they will have access tools to combat these aggressions through videos, lectures, workshops and testimonials. You will have at your disposal a table, chairs and a lounge. Thus, after the first phase of the work, these women were in charge of holding their own meetings. Where all the needy people, young people, children and adult women who have suffered aggressions in their daily lives will participate, or help others to face this kind of embarrassment.

Keywords: Empowerment, Aggressions, Feminist

INTRODUÇÃO

Esse projeto visa reunir todos os grupos de Itacoatiara, Lindóia, seus ramais e população ribeirinha de forma que haja interação entre eles e assim passem os seus conhecimentos e tradições por meio de diferentes cursos para as mulheres da região, para que esse aprendizado seja consolidado nas boas práticas das próximas gerações. Devido a região de Lindóia e seus ramais serem em sua maioria carente e de difícil acesso a Bancos. Hospitais, Universidades, Redes de comunicação cara e de péssima qualidade e de Clínicas de tratamento contra drogas. Além disso para proporcionar o melhor desenvolvimento físico e psíquico dos frequentadores, queremos que nesse lugar sejam expostos pelas mulheres todas as agressões e situações que a desmoralizam na sociedade.

Como também poderemos ampliar a continuidade da inclusão dessas mulheres na rotina de trabalhos e nas práticas esportivas. Pois já se observa alguma tímida transformação com a inclusão delas nos campeonatos de Futebol, onde num torneio de catorze equipes masculinas, as Líderes Regionais conseguiram fazer um campeonato para quatro equipes femininas o que torna possível a busca pela igualdade do número de times masculino e feminino num futuro próximo. Logo procuraremos disseminar os bons resultados adquiridos por meio da inclusão do sexo feminino na rotina diária de Itacoatiara com a formação de famílias saudáveis e tolerantes que saibam agir em coletivo e buscar seus direitos garantidos pela Constituição Federal do Brasil.

DESENVOLVIMENTO

Nesse projeto será feito a defesa contra as comprovadas agressões para a maior valorização do movimento feminista que iniciou em 1960, onde apresentou como um movimento moderno e com ideais iluministas. Elas buscaram dessa forma a luta pela racionalidade autonomia e liberdade, com o movimento chamado “segunda onda” feminista.

Serão ministradas as oficinas de: Capoeira, Xadrez, Futebol, Musicalização, Danças, pingue - pongue, plantio de mudas, Artesanato, Computação, Cinema, Reforço escolar, medicina natural, aula de inglês, sustentabilidade entre outros. Todos os trabalhos que possam ser executados em Lindóia terão como objetivo a opção dessas pessoas com oficinas que busquem a formação delas no mercado de trabalho e o desenvolvimento de líderes regionais que darão continuidade no projeto disseminando este em outros lugares.

Chimamanda Ngozi Adichie disse em seu livro Sejamos todos feministas, “E os homens, de uma maneira geral, são fisicamente mais fortes. Hoje, vivemos num mundo completamente diferente. A pessoa mais qualificada para liderar não é a pessoa fisicamente mais forte. ”

Monitor da Sustentabilidade

Esse projeto visa formar combatentes de todas as idades para a diminuição da produção do lixo na região e a sua correta coleta. Ou seja, serão postos em todos os lugares públicos cestos de coleta de lixo. Além do treinamento de jovens sobre os malefícios do consumismo que produz lixo em excesso e estrai recursos esgotáveis da natureza.

De tal forma aplicar os três R’s da Sustentabilidade, como Reduzir, reciclar e Reutilizar, os moradores passaram a utilizar a garrafa pete para a montagem de artesanato e recolher e reduzir o consumo de sacolinhas plásticas.

Como também evitar a queima do lixo com a produção de fumaça e material particulado tóxico, que deverá ser direcionado de forma correta para a reciclagem e coleta seletiva.

Os responsáveis pelos turismos ou pela pesca na região tomarão o cuidado para não deixar o lixo ou fazer a coleta daquele resíduo despejado naquele ambiente.

Xadrez

Com o xadrez será disponibilizado no míni três jogos e um livro sobre o tema para o aprimoramento das alunas e o estudo de estratégias para o melhor desenvolvimento do jogo. Logo eles poderão despertar habilidades como a paciência, a memória e a agilidade na resolução de problemas.

O Jogo possui 32 peças e 64 casas. Quando se inicia o jogo a última casa do lado direito terá que ser branca.

O movimento das peças

EI – Em todas as direções (vertical, horizontal, diagonal), porém apenas uma casa.

DAMA– Também pode mover-se em qualquer sentido, mas sem limitação de nenhuma espécie. (A não ser por uma obstrução adversária ou da mesma cor).

TORRE – Somente nas colunas e nas filas, isto é, verticalmente e horizontalmente.

BISPO – Somente nas diagonais, o que significa ter a sua ação limitada ás casas da mesma cor. Assim, para as brancas o BR somente poderá atuar nas casas brancas, enquanto o BD não poderá sair das casas pretas. Para as pretas será ao contrário; o BR comandará as diagonais pretas e o BD as brandas.

CAVALO – Esta tem movimento inteiramente diverso de qualquer das outras. Pois movimenta em L e salta sobre as outras.

PEÃO – Move-se para a frente, uma casa de cada vez. No primeiro lance de cada peão ele pode avançar duas casas. Eles caminham para frente e come na diagonal.

Workshop de Artesanato

Nessa atividade elas exposirão todos os trabalhos e resultados das várias oficinas. Para que possam desenvolver um modo de adquirir renda, com trabalhos manufaturados. Elas assim poderão buscar também outras formas de aprimoramento do seu trabalho por meio de cursos de empreendedorismo.

Com isso se buscará gerar renda familiar, oportunidade, iniciativa, persistência e comprometimento. Ele vai demonstrar a força do microempreendedor individuais transformaram ideias lucrativas e tornaram donas do seu próprio negócio mais tarde.

Para as mulheres é assegurado o direito ao salário maternidade e família, ela ficará protegida com pensão por morte e auxílio – reclusão como a aposentadoria.

Procuraremos transformar o microempreendedor com o marketing, na área um tipo de feira tão importantes nesse processo.

Estado da Arte

Artista transforma madeira usadas em móveis rústicos

O uso da madeira, como matéria-prima dos seus objetos, surgiu após observar o grande volume de desperdício de madeira descartada.

Para transformar em cinzas ou carvão, o que produzia mais fumaça e poluição do ar, ou seja, mais destruição com um bom trabalho de artista e com habilidade de fabricar peças para decorar a própria floricultura.

Além do seu trabalho, diferenciado em madeira, o que chama a atenção nas suas obras é a criatividade e a exclusividade de cada peça o resultado é uma obra de arte que se transforma em objeto utilitário: como mesa, cadeira, pedestais, centro de mesas, fruteiras esculturas e objetos de decoração em geral, que põem ser usados para embelezar residenciais entre outros espaços.

Educação Física

Com essa atividade se pretende democratizar a prática de esportes e explorar dos benefícios comprovados com pesquisas sobre a prática de uma atividade aeróbica e anaeróbica. Além disso, haverá o acréscimo de melhores espaços desse esporte com a instalação da iluminação Pública no Campo de Futebol.

Por meio da Capoeira, Futebol, exercícios para terceira idade e atividades físicas, nós proporemos o contato com a Cultura Afro-brasileira e suas histórias regionais e o combate das suas formas de discriminação. Iremos também tratar do combate contra as drogas, as defesas, e o impacto que as mesmas causam na vida dos cidadãos e consecutivamente a desunião das famílias.

Também é trabalhado o desenvolvimento físico dos participantes que passam a não estar e desenvolverem no futuro doenças resultantes de uma vida sedentária. Logo terão um rigor físico maior e menos lesões, resultando em uma vida mais saudável e prazerosa. Com isso o hábito de praticar exercícios físicos é fundamental para a manutenção da saúde e para as prevenções de doenças cardiovasculares. Pois o acúmulo da gordura é um dos principais fatores de risco para muitas doenças, como colesterol alto, diabetes entre muitas outras. Por isso manter o peso dentro do especificado pela Organização mundial da saúde é muito importante.

Entre os principais benefícios do exercício físico estão:

- Diminuição da gordura geral total

- Aumento da resistência cardiovascular, flexibilidade muscular e melhora do equilíbrio.

- Diminuição dos riscos cardiovasculares e crônico-degenerativa (câncer, diabetes, hipertensão e cardiopatias).

- Aumento da qualidade e expectativa de vida

- Maior disposição para as tarefas diárias

CONCLUSÃO

Nesse trabalho buscaremos conscientizar as mulheres dos seus direitos e o combate de possíveis agressões a elas e as crianças. Para que no futuro atitudes opressivas não sejam praticadas novamente. Sendo assim se tornará comum o bom convívio entre todos os moradores da Vila de Lindóia para que reine uma cultura de paz e tolerância.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Adiche, Chimamanda. Sejamos todos Feministas

Sardenber, Cecília Maria Bacellar. Da Crítica Feminista à Ciência a uma Ciência Feminista?

Bruno Rosas e EUCY PEREIRA DOS SANTOS
Enviado por Bruno Rosas em 09/05/2019
Código do texto: T6642819
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.