Estrutura e Formação de Palavras

Quando comparamos as diversas palavras do português, percebemos a existência de diferentes elementos formadores dessas palavras. A essas unidades mínimas chamamos “morfema”. Eles podem ser classificados como radical, afixo, desinência, vogal temática e vogal ou consoante de ligação.

O radical é o núcleo de significado da palavra. Afixos são morfemas colocados antes (prefixo) ou depois (sufixo) do radical para expandir seu sentido. Desinências são responsáveis por demonstrar a ideia de gênero e número de nomes (nominais), e tempo e modo (modo-temporais) ou número e pessoa de verbos (número-pessoais).

A vogal temática liga o radical às desinências. As vogais temáticas verbais apontam as conjugações dos verbos, sendo que –a indica a primeira conjugação, –e a segunda e –i a terceira. A ligação do radical com a vogal temática chama-se “tema”.

As vogais ou consoantes de ligação são morfemas que surgem por motivos eufônicos, ou seja, para possibilitar ou facilitar a leitura de certos termos. Por exemplo, em “escolaridade”, o –i entre os sufixos –ar– e –dade– facilita a emissão da palavra. Outros exemplos: gas-ô-metro, alv-i-negro, tecn-o-cracia.

A partir dessa estrutura, as palavras são formadas de diversas maneiras. Na derivação prefixal, acrescenta-se um prefixo a um termo já existente (como em ANTE-mão), e na sufixal, acrescenta-se um sufixo (como em gentil-EZA). Na derivação parassintética, acrescenta-se os dois.

Derivação regressiva é quando ocorre redução da palavra primitiva (amparar torna-se amparo). Na imprópria, não há alteração na palavra, apenas muda-se o significado e a classe gramatical (e.g. quando o adjetivo “jovem” é usado como substantivo, ou o verbo “saber” é usado como substantivo). Aglutinação é quando dois termos se unem e, nessa fusão, se modificam; por exemplo, “vinagre” é aglutinação de “vinho” e “acre”. Finalmente, na composição por justaposição, não há alteração das palavras formadoras ao se unirem, como em “beija-flor”.

BRASIL ESCOLA. Estrutura e Formação de Palavras. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/estrutura-e-formacao-de-palavras-i.htm>

NEVES, Flávia. Estrutura e formação das palavras. Disponível em: <https://www.normaculta.com.br/estrutura-e-formacao-das-palavras/>