SIM! FILMES, AMBIENTES E JOGOS VIOLENTOS INFLUENCIAM PESSOAS, ESPECIALMENTE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Perdoem-me aqueles que pensam diferente de mim, mas o que aconteceu na Escola E. Professor Raul Brasil, em Suzano/SP, não pode ser ignorado e necessita de muitas reflexões, mudanças de conceitos e práticas.

Sou professor há 25 anos. Neste período sempre tive contato direto com crianças e adolescentes, inclusive com usuários de drogas, assaltantes e assassinos. Nesse ínterim eu vi pessoas muito boas irem para a criminalidade e pequenos delinquentes mudarem o próprio destino e irem pelo caminho do bem.

Também sou pedagogo e costumo ler livros sobre psicologia, violência, perícia criminal e criminalidade em geral. Duas semanas atrás eu participei de uma reunião com os pais na qual chamei atenção deles para um fato que me preocupa: algumas crianças e adolescentes apresentavam características típicas de pessoas que são viciadas em jogos violentos e outras apresentavam forte sonolência, ou seja, indícios de que não estavam dormindo direito a noite.

"O fato dos nossos filhos estarem num quarto sozinhos fisicamente não significa que de fato estejam sozinhos, pois às vezes estão em contato com as pessoas mais perigosas do mundo através dos seus Smartphones e computadores", adverti.

Enquanto os pais dormem tranquilamente, há muitas crianças e adolescentes onlines nas madrugadas. A desculpa deles é quase sempre a mesma: estão com insônia! Jovens saudáveis e sem preocupação alguma sofrendo de insônia! É preciso ser muito ingênuo para acreditar em tamanha mentira esfarrapada, mas há pais que adoram pagar mico! Outros são ingênuos mesmos!

Em poucos minutos em sala de aula eu percebo os alunos que são viciados em filmes e jogos violentos. Eles não conseguem disfarçar, pois em todos os seus atos há traços que não deixam menor dúvida! A maioria deles mistura realidade com ficção e não apresenta nenhuma compaixão em relação a casos de assassinatos.

Um estudo divulgado pela Associação Americana de Psicologia afirmou que os jogos de ação podem sim causar distúrbios violentos em seus jogadores.

Para chegar a essa conclusão, a associação analisou cerca de 300 estudos relacionados com o tema que foram publicados desde 2005 até 2013. Após a realização das pesquisas, concluiu-se que os jogos de 'mortes' e 'tiros' são enormes influenciadores de crianças e adolescentes.

De acordo com os especialistas do estudo, os jogadores deste tipo de 'games' tendem a apresentar um comportamento mais agressivo e menos sociável. "Os jogadores apresentam uma diminuição de comportamento sociável, empatia e sensibilidade a agressões", relata o estudo.

Outro dia vi uns quatro garotinhos com idade em torno dos 10 anos falando sobre esses jogos de violência e confesso que fiquei estarrecido com os detalhes sórdidos que eles apresentavam ao falar como se matavam pessoas (suponho que estavam falando do vídeo-game).

Filmes e jogos violentos, por si só talvez não representem grande perigo, mas às vezes pode ser apenas a gota da "desgraça" na vida de quem já acumula outros fatores desfavoráveis. Vale ressaltar que a infância é a etapa da vida em que se vive a fantasia, se desenvolvem a imaginação e a criatividade. Esse processo pode ser afetado pela exposição frequente e não controlada aos aparelhos eletrônicos. Além disso, a criança necessita de exercícios físicos para liberar energia, conhecer o mundo e apropriar-se dele, coisas que os gadgets não possibilitam.

Todos nós somos frutos do meio. A nossa religiosidade, a alimentação, a linguagem, as vestimentas, nossos gostos musicais e nossa forma de pensar e agir são resultados da influência cultural. Certamente se tivéssemos nascidos e criados em outros países e em outras culturas não seríamos da mesma forma como somos!

Ivan Lopes, Professor, pedagogo e jornalista.