EDUCAÇÃO COM AMOR
Nair Lúcia de Britto

 
Não concordo com a opinião médica declarada hoje (14 de março, 2019) no programa Bem-Estar da Globo, sobre a afirmação de que os vídeo-games violentos não tornam os jogadores pessoas violentas. “Não existe nenhuma comprovação científica a respeito disso”. Podem não torná-los violentos, mas o incitam. 

Todos pedem por Educação. Cogista-se da necessidade de construir mais Escolas, de valorizar os professores etc. Mas Educação é muito mais do que se diz nos discursos políticos e do que dizem as pessoas, em geral. A resposta sobre o conceito do que é Educação é a seguinte: 

“Educação é o ato de educar, de instruir, é polidez, disciplinamento. São valores  de uma comunidade transmitidos de geração para geração. E vai se ampliando através das experiências vividas por cada pessoa, ao longo da sua vida.”

No sentido técnico, “Educação é o processo contínuo de desenvolvimento das faculdades físicas, intelectuais e morais do ser humano, a fim de que ele possa melhor se integrar na sociedade”.

Muitos são também aqueles que jogam a Educação como uma  responsabilidade exclusiva dos  governantes;  mas, na verdade, a Educação é uma responsabilidade de todos. Primeiramente dos pais, tios, avós; depois, dos professores; dos líderes religiosos; dos meios de comunicação; dos artistas; enfim, de quem tiver a oportunidade de oferecer Educação.

O primeiro passo em favor da Educação é combater a Deseducação. Principalmente nos meios de comunicação.
A violência constante na televisão é uma agressão à Saúde e à Educação. Tudo se resolve com socos, ponta-pés e matanças. Não tem mais “mocinho” e “bandido” na dramaturgia. O herói é aquele que mais agride ou mais mata.


Os filmes violentos ensinam que a violência se combate com  violência, quando na verdade violência se combate com Justiça Social e Educação.

“NÃO SE PODE FALAR DE EDUCAÇÃO, SEM AMOR”
(Paulo Freire)

 
Nair Lúcia de Britto
Enviado por Nair Lúcia de Britto em 14/03/2019
Reeditado em 14/03/2019
Código do texto: T6598032
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.