HINO NAS ESCOLAS: PATRIOTISMO VS ENFRAQUECIMENTO DO SENTIMENTO NACIONAL.

Não há mal algum em cantar nosso Hino Nacional... Pelo contrario, o brasileiro precisa de um incentivo a valorização de pertencimento a unidade cultural e ao sentimento de patriotismo, pois só temos esta união entre o povo (que se abraça sem distinção de raça, credo ou ideologia), em tempos de Copa do Mundo, pois também esbanjamos essa paixão patriota pelas cores e símbolos da nossa nação, literalmente vestindo a camisa.

Entretanto, com as últimas decepções da Seleção Brasileira de Futebol e a "polarização política ideológica burra", essa unidade tem sido ameaçada, e quando a unidade de um país enfraquece, mais cedo ou mais tarde surgem movimentos separatistas, como acontecem em alguns países da Europa como Espanha com os povos Bascos e Catalães que vivem em seu território mais não se sentem pertencentes a unidade cultural espanhola, e assim cada um reivindicando sua independência política junto a ONU.

Ou ainda quando aconteceu na época do Brasil colonial com vários movimentos de rebeldia sistemática dos negros por não se sentirem parte desta unidade, ou com as varias insurreições contra o sistema monarquista, em vários lugares do nordeste como, por exemplo; a Insurreição Pernambucana e a Confederação do Equador, onde participou o Rio G. do Norte, Paraíba e Ceará, reivindicando a separação e criação de um país autônomo.

Reconhecer a fraca liga que uni o povo Brasileiro nesta época de polarização é reconhecer a ameaça prévia do surgimento de movimentos separatistas. O patriotismo e a unidade cultural é o que mantém o país gigantesco em território, ou seja, é a "liga" que faz permanecer junto este país de dimensões continentais; para assegurar e sempre manter esta unidade é sim necessário o incentivo ao sentimento nacionalista patriótico e o fortalecimento das nossas bases culturais.

Lembro muito bem que no primeiro ano do governo Lula, a politica de exaltação do sentimento nacional e de fortalecimento desta unidade foi pautada na veiculação de propagandas que tinham como lema a frase "Sou Brasileiro, e não desisto nunca" - Cantando a música; "Sou brasileiro, com muito orgulho e muito amor".

Claro que esta política estava mais para o desenvolvimento da confiança do brasileiro a este novo personagem que trazia uma nova diretriz e assustadora ideologia socialista, mas por fim funcionou e o brasileiro relaxou, baixando a guarda, o que se mostrou um grande erro fatal. Esta confiança não foi direcionada a exaltação da unidade cultural e do sentimento de ser um cidadão brasileiro e sim a confiança e criação da militância a um partido de esquerda agora no domínio, numa tentativa de confundir ou fundir o politico Lula com o Estado brasileiro.

O brasileiro é um dos únicos povos que só sabe cantar trechos do hino por causa dos jogos da Seleção na Copa - fala mal do seu próprio país, exalta a prostituição com o carnaval, e depois exigem que os estrangeiros respeitem nossas mulheres e crianças. Como? Se quisermos gerar um novo Brasil temos que começar pelo próprio sentimento respeito e de pertencer a esse novo Brasil, e a escola é o lugar ideal para isso.

Lililson
Enviado por Lililson em 04/03/2019
Reeditado em 04/03/2019
Código do texto: T6589030
Classificação de conteúdo: seguro