Para que servem os passeios escolares

Para mim, os passeios e brincadeiras da escola só deveriam ser feitos com um propósito: estudar, porque, como nós já ficamos em casa o dia todo brincando, mexendo no celular, vendo tevê ou até passeando, na escola, que é o local de aprender, deveríamos fazer o quê? Aprender. Então, quando temos esses passeios e brincadeiras, precisa ser algo útil.

Exemplos: ir ao shopping. Não aprendemos nada e, além disso, enquanto poderíamos estar estudando, perdemos tempo com lojas, brincando num parquinho, vendo filmes, comendo bobagens.

Ao ir a um museu marinho com um professor de Biologia ou de Ciências, temos a possibilidade de aprender muito e podemos conversar sobre o que vimos lá e talvez até fazer trabalhos de pesquisa.

Ao fazer um tour por alguma cidade com um guia turístico, aprende-se sobre os pontos históricos.

Ao visitar uma fábrica de qualquer coisa, aprende-se como os produtos são produzidos.

Ao conhecer uma empresa de conserto de computadores com um técnico em informática, temos uma noção de alguns detalhes tecnológicos e vemos os processos que eles utilizam no trabalho.

Ao conhecer um museu qualquer acompanhado de um professor de História, aprende-se sobre como as pessoas viviam, além da biografia de pessoas que se destacaram. Numa biblioteca pública, com um professor de Literatura, conhecem-se obras importantes, autores que fizeram história e muito mais.

As escolas não são feitas para se brincar e perder tempo. São feitas estudar, aprender e ensinar, no caso dos professores.

Portanto, os passeios da escola deveriam ser para aprender, não para perder tempo.

Fernanda Lauck Jablonski
Enviado por Fernanda Lauck Jablonski em 16/02/2019
Código do texto: T6576660
Classificação de conteúdo: seguro