Para que servem os passeios escolares
Para mim, os passeios e brincadeiras da escola só deveriam ser feitos com um propósito: estudar, porque, como nós já ficamos em casa o dia todo brincando, mexendo no celular, vendo tevê ou até passeando, na escola, que é o local de aprender, deveríamos fazer o quê? Aprender. Então, quando temos esses passeios e brincadeiras, precisa ser algo útil.
Exemplos: ir ao shopping. Não aprendemos nada e, além disso, enquanto poderíamos estar estudando, perdemos tempo com lojas, brincando num parquinho, vendo filmes, comendo bobagens.
Ao ir a um museu marinho com um professor de Biologia ou de Ciências, temos a possibilidade de aprender muito e podemos conversar sobre o que vimos lá e talvez até fazer trabalhos de pesquisa.
Ao fazer um tour por alguma cidade com um guia turístico, aprende-se sobre os pontos históricos.
Ao visitar uma fábrica de qualquer coisa, aprende-se como os produtos são produzidos.
Ao conhecer uma empresa de conserto de computadores com um técnico em informática, temos uma noção de alguns detalhes tecnológicos e vemos os processos que eles utilizam no trabalho.
Ao conhecer um museu qualquer acompanhado de um professor de História, aprende-se sobre como as pessoas viviam, além da biografia de pessoas que se destacaram. Numa biblioteca pública, com um professor de Literatura, conhecem-se obras importantes, autores que fizeram história e muito mais.
As escolas não são feitas para se brincar e perder tempo. São feitas estudar, aprender e ensinar, no caso dos professores.
Portanto, os passeios da escola deveriam ser para aprender, não para perder tempo.