Mídias digitais e seus usos na educação: análise de recurso digital "DUOLINGO"

INTRODUÇÃO

-Nome do recurso digital: Duolingo

-Caminho/endereço para acessá-lo: Disponível para Android, iOs E Windows Phone (App Store: https://www.apple.com/br/ios/app-store/. Google Play: https://play.google.com/store?hl=pt_BR). Este recurso também possibilita sua utilização pelo site (versão web): pt.duolingo.com.

-Descrição geral do recurso: Aplicativo de idiomas gratuito e simples de usar, necessitando, entretanto, a criação de uma conta. Para falantes de português, há cursos para alemão, espanhol, francês, italiano, esperanto e inglês. Já para falantes de inglês, há mais de trinta cursos de idiomas. Lançado há mais de cinco anos, este recurso oferece também um teste, pago, em proficiência na língua inglesa (“Duolingo English Test”), oferecendo também suporte para sua utilização em sala de aula, com o qual o professor tem a possibilidade de criar turmas, adicionar alunos, elaborar tarefas e acompanhar o desenvolvimento dos mesmos. Além disso, pensando em seu público e propósito, o Duolingo é um recurso desenvolvido para várias faixas etárias, podendo ser utilizado para fins pessoais, acadêmicos ou profissionais, seja em ambiente familiar ou escolar, entre os próprios alunos ou mesmo entre alunos e professores.

“O Duolingo é a plataforma de ensino de idiomas mais popular e o aplicativo de educação mais baixado do mundo, com mais de 200 milhões de usuários. A missão da empresa é tornar a educação gratuita, divertida e acessível a todos. O Duolingo foi desenvolvido para parecer um jogo e tem eficácia cientificamente comprovada (estudo em inglês). Além de sua plataforma central, a empresa criou o Duolingo English Test, uma certificação de idiomas que é aceita por mais de 200 universidades. O Duolingo expandiu-se para além do aprendizado de idiomas com o Tinycards, uma reinvenção de cartões didáticos feita para tornar o estudo divertido.” Fonte: pt.duolingo.com

Essa análise irá, certamente, auxiliar em um conhecimento mais detalhado deste recurso e refletir sobre suas potencialidades, desafios e limitações no ensino de uma língua.

ANÁLISE

Aspectos técnicos

-É gratuito? Se não, qual a limitação que ele impõe na versão gratuita?

Sim. No entanto, existe a possibilidade de uma versão paga, chamada “duolingo plus”, no qual é possível remover anúncios, baixar lições offlines, entre outras comodidades. Essa versão custa 32,99 reais por mês, com a possibilidade de se fechar um pacote de 12 meses, o preço cai para 21,99 reais.

-Que tipo de conhecimento a pessoa precisa ter para usar o aplicativo?

Ela precisa ser alfabetizada em pelo menos uma língua, além de o mínimo de conhecimento que a torne capaz de manusear o aplicativo pelo celular ou pelo tablet ou computador, entretanto, o manuseio desse recurso é bem simples.

-Requer a criação de uma conta?

Sim, faz-se necessário também a criação de um perfil para registrar uma conta, afim de permitir ao usuário que retome seu progresso posteriormente, quando preciso.

-Pode ser usado por várias pessoas ao mesmo tempo?

Se cada pessoa tiver uma conta e perfil, é possível sim, no entanto, será necessário que comparta-se o instrumento, seja ele computador, celular ou tablet.

-Possibilita a exportação de arquivos? Em que formato? As produções ficam na nuvem?

Não.

-Que tipo de equipamento é necessário para o trabalho? A escola tem? Os alunos podem trazer?

O recurso pode ser utilizado através de um computador/notebook, smartphone (iOs, Android ou Windows Phone) ou tablet.

-Precisa de internet? O local onde será usado tem antenas para acesso à internet?

Sim.

-Como os arquivos são salvos? Há uma rotina de backup na escola? Como garantir que não sejam perdidos?

Após a criação da conta/perfil, o progresso do usuário é mantido, podendo retomar as atividades posteriormente. Não se aplica.

-Há dispositivo de correção automática no recurso? É possível ativá-lo e desativá-lo?

Não há dispositivo de correção automática no recurso.

-O recurso é acessível (para baixa visão ou cegueira, para surdez)?

Não, de nenhuma forma.

-O recurso tem uma finalidade única ou permite expansões? Em outras palavras, ele possibilita a realização de apenas uma ou de múltiplas atividades?

O recurso permite expansões, ainda que, talvez, limitadas. Essas expansões dependerão do usuário e do ambiente em que o recurso será utilizado, seja na família, escola (já que o recurso oferece uma plataforma de ensino que pode ser utilizado em sala de aula por alunos e professores) ou individualmente.

Aspectos pedagógicos

-A aprendizagem propiciada pelo recurso pode acontecer em qualquer lugar (aprendizagem ubíqua)?

Sim, a partir da existência de algum instrumento para sua utilização (como celular, notebook ou smartphone) e acesso à internet. No entanto, acredito que em sala de aula essa aprendizagem será mais significativa se utilizada como apoio às práticas do professor, por exemplo.

-O recurso escolhido propicia possibilidades de devolutivas (feedback)? Essas devolutivas são públicas (ficam abertas para todos) ou podem ser dirigidas exclusivamente a um estudante?

O feedback é, de certa forma, instantâneo, na medida em que os erros são apontados pelo aplicativo no momento das atividades, podendo haver reescrita (pode-se perder “pontos”, todavia). O recurso propicia possibilidades de devolutivas se utilizado em sala de aula pelo professor e alunos, já que é possível compartilhar o progresso do aprendizado com professores usando os códigos de 6 letras das turmas deles, sendo que estes podem dar tarefas e ver o que já foi aprendido pelo aluno através de um painel. Essas devolutivas não são públicas mas sim dirigidas exclusivamente a um determinado estudante.

-O recurso analisado é multimodal?

O recurso, se pensado do ponto de vista da multimodalidade, é um pouco limitado, pois, ao mesmo tempo em que se trabalha a questão auditiva, verbal, visual e escrita, não há exploração de muitas semioses voltadas para a gestualidade e corporalidade, à comunicação falada (oralidade, pensando na interação entre pares), e a leitura de textos maiores, por exemplo, é pouco desenvolvida.

-O recurso possibilita a distribuição e coletivização dos conhecimentos acessados e produzidos?

Não. A única forma de coletivização dos conhecimentos sustenta-se através das posições em rankings, por meio de competição entre usuários, mas sem o compartilhamento efetivo dos conhecimentos acessados e produzidos.

-O recurso propicia movimentos de metacognição (pensar sobre o pensar) e metalinguagem (pensar sobre a língua e seus usos)?

Não. O recurso não é muito voltado aos usos da língua, e sim aos seus aspectos gramaticais e semânticos. Ao meu ver, e pela experiência que obtive analisando o recurso, o recurso falha por não considerar de forma a dar mais destaque ao conceito de cultura que está atrelado à língua/idioma, sendo assim, o aprendizado da mesma não será inteiramente integrado ou significativo. Deve-se considerar também o interesse do usuário ao utilizar o recurso, dependendo portanto, da finalidade do mesmo quanto a apropriação do recurso.

-O recurso leva em conta a heterogeneidade de interesses e necessidades, propiciando suporte ajustado?

Ao meu ver, não. O perfil do usuário só leva em consideração as informações relacionadas à nome, idade e email, ou seja, não há um estudo quanto à finalidade e propósito dos usuários relacionados ao uso deste recurso, sejam eles pessoais, acadêmicos ou profissionais.

-O recurso volta-se a uma faixa etária específica? Se sim, que visão de criança/jovem/adulto ele deixa entrever?

Não, como o recurso só possui como pré requisito a alfabetização do usuário em algum idioma, o Duolingo pode atender desde crianças até idosos, dependendo somente da finalidade com que o usuário usufrui do recurso. Pela linguagem gráfica do recurso, pode-se perceber que ele foi pensado para “chamar a atenção” de qualquer indivíduo que se disponha a utilizá-lo, além de possuir foco na simplicidade quanto ao seu manuseio, fator relacionado ao propósito de garantir a sua utilização em massa.

-Que visão de língua/linguagem transparece no uso do recurso? Em outras palavras, ele apresenta uma visão limitada pela prescrição e imitação, com percursos fechados, ou possibilita usos criativos e críticos, em percursos abertos?

O recurso Duolingo oferece uma visão de língua que não pressupõe muita exploração e utilização de diferentes semioses e habilidades, assim como a criatividade e protagonismo do usuário, seja ele criança, jovem, adulto ou idoso. Ele é um recurso mais voltado para a aquisição de vocabulário e trabalho com construção de frases (“listening, speaking and writing”), destacando o aspecto da tradução, mas não leva em consideração os aspectos culturais e corporais presentes na aquisição de uma língua.

-O recurso traz/possibilita o acesso a elementos de multiculturalidade, ou apenas a conteúdos hegemônicos?

Como o trabalho com os aspectos culturais das línguas é falho, o recurso restringe seus conteúdos a conceitos hegemônicos, voltados a uma definição um tanto limitante do aprendizado de línguas, perdendo, inclusive, princípios caros como agência, autoria (seja ela individual ou colaborativa) e criatividade, já que se são aceitas determinadas respostas nas atividades propostas pelo recurso. Um ponto positivo do recurso está na possibilidade de comunicação, ainda que mínima e através de rankings e competições, com usuários de diversas partes do mundo.

-O conteúdo verbal apresentado no recurso é isento de estereótipos, preconceitos, respeitando as diferenças?

Sim.

-Que características do recurso são proeminentes: o apelo visual, a dinamicidade, a ludicidade? Outra?

A linguagem gráfica do recurso desperta interesse, por ser simples mas chamativa, ainda assim, seu layout preserva simplicidade quanto ao uso de imagens e informações. As imagens presentes no recurso são representativas (ainda que algumas expressam certos estereótipos), auxiliando os usuários na transcrição para a escrita verbal. Quanto a dinamicidade e ludicidade, o recurso apresenta alguns elementos relacionados aos “games”, como corações (vidas), prêmios, dando também possibilidade de visualização do progresso de outros usuários (através de competições), o que pode motivar o usuário a manter-se atualizado nas “lições”. Com a possibilidade de criação de um perfil, através dele é possível conectar-se a amigos, assim como criar um clube de idiomas ou participar de algum já existente, praticando o determinado idioma com outros alunos. Como o Duolingo possui vários “níveis”, por meio deles adquirem-se conquistas, e, com as lições diárias, recompensas. O recurso também aposta na ludicidade e dinamicidade ao oferecer uma moeda virtual (que não pode ser comprada com dinheiro e sim com a finalização de tarefas), os “lingots”, que possibilitam a compra de trajes para personalizar a coruja (mascote do aplicativo), como também superpoderes (como bloqueio de ofensivas, no caso do usuário ficar inativo por um dia).

-As imagens utilizadas são representativas da heterogeneidade, sendo isentas de estereótipos e preconceitos?

Identifiquei algumas imagens que traduzem uma visão estereotipada de indivíduos da sociedade, por exemplo quanto a figura e vestimentas do homem, mulher, menino e menina. Além disso, há pouco variação quanto à etnias, assim como diferentes tipos de paisagens e comidas, por exemplo, que contemplem os diferentes países que utilizam as línguas dos cursos propostos pelo recurso.

ANEXOS

Uso do aplicativo duolingo: uma forma inclusiva de ensinar e aprender línguas:

https://editorarealize.com.br/revistas/cintedi/trabalhos/TRABALHO_EV060_MD1_SA2_ID3849_13102016232830.pdf

Duolingo Effectiveness Study:

http://static.duolingo.com/s3/DuolingoReport_Final.pdf

Raquel de Freitas Branco
Enviado por Raquel de Freitas Branco em 29/01/2019
Código do texto: T6562177
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