Reflexões de final de ano....

Nem demorou tanto e já estamos no final do ano novamente. Nossas escolas, estão quase fechando suas portas. Isso mesmo, chegamos ao final de mais um ano letivo e com isso começam as inquietações e expectativas dos alunos com os resultados obtidos.

Nenhum resultado se dá do dia para a noite, seja ele bom ou mau. Quando o assunto é educação nada acontece inesperadamente. A aprendizagem acontece efetivamente como resultado de um processo de desenvolvimento. Porém, para que a mesma aconteça é imprescindível que haja um sincronismo entre os envolvidos nesse processo: aluno, professor e família.

Sabemos que as avaliações se processam ao longo do ano letivo, assim, família, escola e aluno podem olhar para os resultados como uma consequência natural de suas ações. No entanto, observa-se que quando se trata da vida escolar, um grande número de estudantes passou o ano de forma irresponsável e relapsa. E nesse contexto, é sabido que muitos pais atravessam o ano letivo em total abstinência participativa da vida escolar de seus filhos.

Entretanto, na ânsia de recuperar o tempo perdido e com isso evitar uma possível reprovação, muitos pais buscam o apoio de aulas particulares na ilusão de que o tempo perdido durante um ano todo seja recuperado em um único mês. Enfim, buscam a aprovação a qualquer custo, não dando importância para que haja um aproveitamento suficiente em relação ao ano seguinte.

No entanto, nessa batalha por aprovação, naturalmente, alguns vencem e outros fracassam e, obviamente, no final, terão aqueles pais que irão procurar culpados para o fracasso do seu filho.

Inevitavelmente o ano letivo que iniciou cheio de sorrisos, expectativas e desejos de sucesso está na iminência bem como as inquietações pelo resultado final... Evidenciamos que a efetiva participação dos pais na vida escolar dos filhos deve acontecer no decorrer do período letivo e ao aluno cabe desempenhar o seu papel de estudante com responsabilidade ao longo do ano. Com isso, fica a lição, não para ser praticada neste final de ano, mas para colocar em prática no ano que se iniciará em breve.

Professora Danuse Dalla Lana Tatsch
Enviado por Professora Danuse Dalla Lana Tatsch em 29/11/2018
Código do texto: T6515173
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.