A importância da História da Educação na formação de professores
Uma pergunta pertinente que alunos de cursos de Licenciatura sempre se deparam: qual a importância da disciplina de História da Educação na formação de professores?
Obviamente que qualquer profissional, em qualquer área que atue, necessita de conhecimentos teóricos e práticos que lhes proporcione um suporte imprescindível em suas funções e no desenvolvimento de suas atribuições: o conhecimento, o conhecimento de sua área profissional.
É imprudente um profissional que desconheça a própria área em que atue. Dessa forma, para o professor, seja de qual área, se faz necessário, além dos conhecimentos específicos de sua disciplina, o conhecimento abrangente do fazer educacional, a história, os processos evolutivos, as transformações pelas quais a educação passou.
Falar da importância da História da Educação na formação do educador não diz respeito tão somente a estudar a narrativa dos fatos passados. A importância dessa disciplina está no fato de proporcionar uma visão histórica e, a partir desses pressupostos, compreender até onde chegamos e para onde podemos caminhar. É um caminho, uma caminhada composta no plural, composta de muitas veredas e alterações de rotas. Cada época teve uma ou várias filosofias educativas com propostas variadas de educadores que se viram no papel de direcionadores desse processo: os guias dessa viagem.
Continuamos nessa caminhada, e para que não caiamos nos precipícios e emboscadas dessa estrada, se faz necessário conhecimento de causa. Faz-se necessário estudar a História da Educação com um olhar crítico-reflexivo, ponderando as diversas metodologias e propostas educacionais por um viés pluralista e não acorrentado a uma visão singular, achando que uma proposta foi melhor que outra. Cada proposta teve suas qualidades bem como falhas, e é nesse contexto histórico plural que poderemos reciclar o que houve de melhor nas práticas educacionais passadas para que possamos ter um aproveitamento sustentável e eficiente, tanto no presente, bem como no futuro.
Devemos sempre estar planejando o nosso futuro, onde queremos chegar, mas para isso, compreendendo onde estamos e como chegamos até aqui. Não podemos nos olvidar da História da Educação.
*Texto publicado originalmente no Fórum I, da disciplina de História da Educação, do curso de Letras Inglês-EaD, CEAD/UFPI.