Vantagens e desvantagens das redes sociais como ferramenta educacional nos estudos de línguas estrangeiras.

Quais são as vantagens e as desvantagens das redes sociais como ferramentas educacionais nos estudos de línguas estrangeiras? Esse questionamento sempre é levantado tendo-se em vista que as redes sociais, como a própria nomenclatura já evidencia, é algo cada vez mais marcante em nossas vidas, na nossa sociedade e nas nossas interações no dia-a-dia. Esse questionamento é válido, justificável pelo tamanho da importância que as redes sociais têm ganhado na vida das pessoas atualmente, e isso reflete diretamente no modo como interagimos com as pessoas, ou seja, no modo como adquirimos e utilizamos os conhecimentos linguísticos para interagir como nossos amigos virtuais.

As redes sociais abriram as portas do mundo, seja virtual ou real, para que nos formássemos um mundo verdadeiramente global. As redes sociais permitem a conexão de pessoas de qualquer lugar do mundo, bastando ter acesso à internet e algum dispositivo de interface para tal (celular, tablet, computador, notebook, etc.).

Justamente pelo fato de conectar pessoas dos mais variados lugares do planeta é que as redes sociais ganharam importância no estudo de línguas. Pessoas de nações diferentes e distantes podem conversar em tempo real (síncrona) ou não (assíncrona). Povos de línguas, dialetos, sotaques e culturas variadas interagem na linguagem da rede, e todos se entendem.

A possibilidade de nos conectarmos com pessoas de outras culturas e línguas é uma vantagem para quem busca conhecimentos em uma língua estrangeira. Um brasileiro estudante de língua inglesa como língua estrangeira pode se conectar e interagir com pessoas de outros países onde o inglês seja língua nativa ou mesmo com outros alunos brasileiros para trocarem informações e conhecimentos sobre a língua e até mesmo simular conversações utilizando-se da língua estrangeira. A facilidade de acesso (acessibilidade), o amplo alcance (global), a diversidade de informações, estão entre as principais vantagens dentre outras citáveis.

Porém, nem tudo são flores. É necessária muita atenção ao utilizar as redes sociais como ferramenta educacional. Por ser algo informal, devemos ter o cuidado em saber se as informações são verdadeiras e/ou úteis. Na rede mundial de computadores existem muitas informações falsas, desnecessárias e tendenciosas. A pessoa que busca a redes sociais, bem como a internet de forma geral, deve estar atenta às diversas armadilhas, que se constituem nas desvantagens do mundo virtual.

Um exemplo de desvantagem que podemos citar em relação ao aprendizado de língua estrangeira por meio de redes sociais está na forma como as pessoas escrevem, na maioria das vezes como neologismos, abreviações, palavras sem sentido, frases desconexas, etc.

Mesmo assim, como tudo na vida possui suas vantagens e desvantagens, as redes sociais são ferramentas imprescindíveis na aquisição de conhecimentos sobre culturas, povos e línguas diferentes. Avante! Que saibamos aproveitar o que há de bom e refutarmos o que seja desnecessário.

*Esse texto foi originalmente destinado a um fórum do curso de Letras Inglês EaD, UAPI/UFPI.

ANTONIO JOSÉ SALES
Enviado por ANTONIO JOSÉ SALES em 03/11/2018
Reeditado em 03/11/2018
Código do texto: T6493185
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.