CRIANÇAS TAREFEIRAS

A rotina estressante do mundo moderno que atormenta nosso dia-a-dia é hoje um tema latente entre os adultos e especialistas em comportamento. Mas, parece que não estamos percebendo que nós mesmos, dentro de casa e na escola, é que estamos criando futuros adultos perdidos em suas invencível lista de tarefas ....

Atribuímos aos nossos filhos uma maratona desenfreada de cumprimento de tarefas, porque assim achamos que estamos sendo bons pais ou, pior, estamos apenas cumprindo o que as escolas pedem.

Estabelecer uma lista de tarefas para crianças é criar um mero "repetidor" de afazeres... um "tarefeiro". Não é isso que você quer deles. Não é isso que o mundo precisa!!!

Nem sempre as crianças têm idéia do processo no qual estão envolvidas. Apenas o fazem porque foram induzidas; porque tem que cumprir tarefas sem nem mesmo saber o porquê.

É preciso desenvolver, tanto em casa, quanto na escola, a percepção, a convivência, o compartilhamento, a criatividade, o pensamento critico, o desenvolvimento intelectual e, acima de tudo, relacionamentos respeitosos.
Precisamos construir filhos melhores para o nosso mundo e não “um mundo melhor para nossos filhos”...

Devemos orientá-los para uma sociedade mais crítica, não para serem apenas peritos nas diversas áreas, mas sim cidadãos responsáveis e livres, capazes de construir um mundo menos material e mais HUMANO. Menos "ter" e mais "ser"!!!

Aprender não é um processo de cumprimento de tarefas, mas sim um processo de descobrir coisas novas, todos os dias, das mais simples às mais complexas.

Seres humanos desenvolvidos assim, cumprirão suas tarefas sem que seja preciso atribuir a eles uma "lista"....

Complementado.... criança precisa BRINCAR, BRINCAR, BRINCAR, BRINCAR!!!!! Porque, quem não brinca quando é criança, passará o resto da vida "brincando"..... com sérias consequências....

Magnus Tama
Iri TAMA
Enviado por Iri TAMA em 29/10/2018
Código do texto: T6488942
Classificação de conteúdo: seguro