Disciplinas Escolares e as Suas Influências na Sociedade II

Há alguns anos, publiquei aqui no Recanto, o seguinte texto: "Disciplinas Escolares e as suas Influências na Sociedade" (link https://www.recantodasletras.com.br/artigos-de-educacao/4781137)

Hoje, revendo meus achismos, diante do cenário político do nosso Brasil, após vários filmes e aprendizados, resolvi reforçar a minha lista de inclusões das "aulas opcionais"... Acredito que Física e Química poderiam se tornar opcionais num certo momento da caminhada do aluno. Assim, aqueles alunos que se identificam com essas habilidades, poderiam fazer um estudo mais aprofundado dessas disciplinas dentro do próprio Ensino Médio. E assim, se formariam turmas itinerantes dentro da escola, onde os alunos teriam mais chances de desenvolver suas habilidades vocacionais.

E sobre a questão que coloquei, sobre não maltratar os animais... Às vezes, o nosso pensamento está tão voltado para uma prática que consideramos importante, que acabamos esquecendo de outras, as quais "aparentemente" não precisavam de atenção...

Mas eis que o ano de 2018 revelou algo crucial... a falta de EMPATIA por nossos semelhantes... Quem sabe se isso vier do berço escolar, seja possível que a gente alcance esse mundo melhor que a gente sonha.

Felizmente, a educação brasileira já buscou um olhar voltado para uma conscientização sobre as diferenças entre as pessoas... mas, infelizmente, buscou essa conscientização para grupos específicos... A prova disso está na rede social Facebook, basta analisar a quantidade de "postagens" acerca das diferenças de opiniões com relação aos presidenciáveis destas eleições de 2018...

Algumas pessoas publicam em suas postagens o que, definitivamente, está longe de transmitir "respeito", "conscientização" ou "empatia"... Outras pessoas apenas recebem comentários assim, mas não se preocupam em revelar um pensamento diferente sobre os comentários "pré-conceituosos" de seus amigos... Se esquecem que têm outros amigos que pensam diferente...

Enfim... Para alguma coisa já serviram essas eleições: para vermos o quanto a nossa EDUCAÇÃO precisa melhorar!!!

Não adianta encher linguiça com conteúdos os quais não serão tão relevantes em nossa fase adulta... Não adianta buscar uma conscientização que favoreça grupos específicos, se não houver empatia para respeitar uma opinião diferente, ou alguma outra pessoa diferente... É preciso confiar na capacidade de cada pessoa, de cada aluno, e buscar, de alguma forma, orientar e ajudar para que desenvolva as suas potencialidades dentro da escola.

Obviamente que a família é a nossa primeira escola... Mas, enquanto estudantes, muitas vezes a escola é a nossa segunda casa...

E quem sabe assim, o mundo será melhor para todos!!!

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___ Edição em 29/03/2021: retorno a este texto para alterar a licença do mesmo e aproveito para incluir um aprendizado depois de transcorridos os tantos anos desde a publicação... Incluo aqui que farei a parte III deste artigo.

Nela falarei da "Pedagogia do Oprimido"...

Provavelmente, já escrevi por aqui da minha opinião sobre o ex-patrono da Educação Brasileira, sr. Paulo Freire, e já deixo, por isso, minha indicação para a trilogia "Pátria Educadora" da Brasil Paralelo.

É, verdadeiramente, uma indicação excelente para todos os que se importam com as melhorias na Educação do nosso país e que têm interesse em conhecer os motivos de estarmos em tão más posições, necessitando de aprovação automática para alunos que pouco puderam assimilar das disciplinas ofertadas.

Mas eis que eu... desde pequena tinha o sonho de cursar Engenharia Civil... E deparei-me, no primeiro artigo sobre a influência das disciplinas escolares, com um pensamento de insignificância que eu via nas aulas de Física...

Que bom que neste segundo artigo eu puxei para o dinamismo que as turmas itinerantes poderiam proporcionar para o favorecimento da nossa vocação e sonhos !!

Afinal... Logo eu que desde pequena... talvez com uns 8 anos já tivesse intenções com a Engenharia ?? Logo eu ??

Percebi o grande furo de não ter tido em meu tempo uma orientação vocacional... Mas não aquelas em que os professores decidem o que combina com a gente... E sim uma na qual tivéssemos conhecimento (tipo uma feira de ciências, só que de profissões), e ali nos fossem reveladas as competências mais importantes para cada profissão... Certamente eu teria olhado a disciplina de Física com outros olhos.

Hoje eu me vejo como alguém que tem capacidade de cursar Engenharia Civil e aprender toda a Física que eu via com maus olhos... Basta que eu tenha vontade e busque esse conhecimento. Vejo assim porque tive muita sorte de ter uma base boa, ainda não passávamos no automático quando concluí o Ensino Médio.

Mas a "Pedagogia do Oprimido" já estava se alinhavando para corromper mais e mais estudantes... Por ora, deixa estar, pois é na terceira parte, que irei publicar nos próximos dias, é nela que vou aprofundar as críticas para o sistema falho da ideologia marxista/comunista/gramscista.

Fica novamente o registro de convite para a trilogia "Pátria Educadora" da Brasil Paralelo. Está disponível no YouTube... Muitos irão se assustar... Mas saber da verdade é importante para evitar erros futuros... Afinal aqui estamos para evoluir em conhecimento intelectual, na busca pela construção de uma moral mais elevada para os tempos futuros.

"Só é útil o conhecimento que nos torna melhores"

"Não me envergonho de mudar de opinião, porque não me envergonho de pensar".

"Cabe em nossa autoestima a busca pela realização dos nossos sonhos. Busquemos o autoconhecimento, o amor-próprio e o amor por nossos semelhantes, eis que as realizações pessoais são importantes para alegrar-nos com o que nos cerca".

Claudia RS
Enviado por Claudia RS em 17/10/2018
Reeditado em 29/03/2021
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