Brasil: Queremos mesmo saúde e educação?

Não é incomum que em qualquer conversa entre brasileiros que são questionados sobre prioridades para o país, facilmente temas como saúde e educação estão no topo da lista. Essa realidade se confirmou através da pesquisa Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS) – Nossos Brasis: prioridades da população, divulgada em agosto pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

A pesquisa foi respondida por 3810 pessoas, em 210 cidade brasileiras. O resultado mostrou que os temas mais lembrados como prioridade foram: saúde (87,64%), educação de qualidade (72,97%), proteção contra o crime e violência (61,44%), melhores oportunidades de trabalho (60,28%), um governo honesto e atuante (59,85%).

Quando analisamos de forma mais fria esses números, há uma incongruência absurda entre o que foi respondido na pesquisa e a mensagem que, como eleitores, passamos com o voto durante o 1º turno das eleições de 2018. A conhecida “Bancada da Bala”, que já possuía uma forte influencia no Congresso Nacional, tende a aumentar de tamanho. Os números de parlamentares associados a alguma patente militar como capitães, soldados, delegados e afins, saltou de 6 para 18 deputados.

Isso não é uma crítica ao militares que se submeteram ao processo democrático do voto, pois eles tem direito de participar da “festa da democracia”. Isso é uma crítica a hipocrisia da sociedade brasileira que diz faltar escolas ou uma saúde de qualidade, mas que usa o voto para eleger quem apoia o armamento da população em um país que assassina mais de 60 mil pessoas por ano.

Se o Congresso Nacional é um reflexo fiel do que a sociedade brasileira almeja, estamos dando o recado que queremos armas e que compramos o discurso que com mais armas nas mãos estaremos mais seguros, algo que por si só já é controverso o bastante. Espero apenas que na próximas pesquisas sobre prioridades para o brasileiro, nós possamos ter a honestidade de dizer realmente o que queremos, que no lugar de lápis queremos munição.

Eduardo Almeida

Estudante de Jornalismo (7º Semestre)

Fortaleza – Ceará

IG: @al_edu