QUEM AMA CUIDA.


 Ainda sob o impacto da tragéd)ia ocorrida no município de Medianeira, no Paraná não é hora de culpar  este ou aquele. No meu entendimento, o que ocorre em muitas famílias  é um certo abandono quanto a introjeção de  valores ou disciplina pedagógica ou ainda  a insuficiência do tempo dispensado aos filhos. A correria dos pais que trabalham fora, que deixam suas crianças em escolas ou creches pode resultar  no final do dia,  em pais cansados, sem  disposição para dar atenção aos filhos. Entretanto, isto não os eximem de adotarem algumas regras  que podem ajudar os filhos, pelo menos até os 12 anos, a terem atitudes saudáveis diante do mundo. Vejamos algumas delas:
  1. Reunir a família para  estabelecer um Código de  Convivencia  Familiar onde algumas normas devem ser obedecidas por todos, inclusive os pais. Nesse Código deve conter:
  • O que pode mas   não deve ser feito (ética)
    O que pode ser feito (conforme a idade)
    O que é inegociáve ( limites)
    Colocar as normas em  um cartaz em lugar visivel.
2-Lidando com o consumo
*Para ganhar um brinquedo  novo, doar   outro para uma  instituição ( minha dentista faz isto e dá certo)
*Se for a uma loja, dar uma quantia para os filho e dizer: você pode comprar o que quiser, desde que não gaste  um  centavo a mais ( fiz isto com meus filhos dava certo). Ensine a diferença entre supérfluo e essencial ou prioritário.

3-Estabelecer horário   para    celular,   TV,   brincar e fazer as tarefas da escola. Conversando com uma senhora enquanto esperávamos o taxi, na saída do super mercado  ela me dizia do desgosto de ter netos  que não dão a mínima quando  das visitas, não desgrudam do celular. Tive que concordar com ela. Um telefonema para os avós, vale muito.
 
4-Vejo hoje muitas crianças que não sabem  dizer, por favor, obrigada, com licença , desculpe...Fazer um cartaz bem bonito e colocar em lugar visível  para que todos leiam.
5- Ensinar desde cedo as crianças arrumarem a cama, as gavetas, o armário de roupas, calçados. Nem que não fique 100% não importa  mas é necessário.
5-Pequenas tarefas como por a mesa,  enxugar a louça,   varrer o chão tem de ser ensinadas  para as crianças maiores (minha neta de três anos ajuda a  cuidar das galinhas, colhe   verduras e legumes na horta e varre o chão) Isto vale para meninos e meninas.
6-MUITO IMPORTANTE
  • Quando seu filho  (a )  queixar-se de algo, seja em relação a escola, professores, colegas etc... evite dizer: o que foi que  você aprontou? Em vez disso, largue tudo o que estiver fazendo e diga: vem vamos sentar, o que aconteceu? Isto valida o sentimento do seu filho ou filha.

    7-Ensinem seus filhos o que é gratidão, por  tudo o que recebem na vida,   se os avós não os   visitam, ensine a eles o valor de um telefonema.

     Por fim, recomendo  alguns livros que  nos ajudam muito a  melhorar a convivência com  nossos filhos.  Indico este: Inteligencia Emocional: a arte de educar nossos filho, de Jonh Gotman.

               E CONVERSE, MAS CONVERSE MESMO COM SEUS FILHOS E SOBRETUDO, DÊ EXEMPLOS. OS FILHOS SÃO O ESPÉLHO DOS PAIS.

    O   titulo acima  é de uma frase do educador já falecido, Içami   Tiba.