Você é um bom gestor?

Estudando sobre gestão humana, vemos que um bom gestor deve ter tantas qualidades que o torna praticamente um ser perfeito, sendo que até duvidamos se ele realmente existe. Nas diversas literaturas disponíveis sobre o tema, nos deparamos com o que parece um mundo irreal, dos contos de fadas, onde o que acontece é um planejamento, execução e mentoriedade perfeitos, resultando em nada mais, nada menos, que a perfeita sincronia de um ballet russo com direito a exauridos aplausos da platéia.

Mas será essa a realidade no mundo corporativo?

De um lado temos os acionistas querendo resultados, o que entende-se lucros. Do outro temos os colaboradores exaustos, dando o máximo empenho para atender aos propósitos da empresa. E entre esses dois grupos está o gestor. Hoje sabemos da dificuldade e complexidade em desenvolver uma boa gestão. A sociedade capitalista exige bons resultados, sem interesse em como eles serão alcançados. Esse pragmatismo faz com que até alguns danos ao colega de trabalho aconteçam, onde conhecimentos para o bem coletivo são omitidos, associada ainda uma competição ardente e nada saudável entre as equipes para mostrar quem produziu ou vendeu mais, aflorando a vitimização em alguns colaboradores.

É o gestor quem deve impulsionar a equipe e driblar os desafios para atingir os objetivos estabelecidos. No entanto, ele pode ir além. Ele pode e deve se desenvolver, despertar o que há de melhor nas pessoas, mudar paradigmas, fazer a diferença na sociedade. Este é um dos pilares da função do bom gestor. Apresentar maneiras pacificadoras de lidar com a diversidade, receber ideias novas, afinar os ouvidos para ouvir e então dialogar.

Como apresenta o prof. Robson Santarém, "para ser um bom lider ele precisa se auto liderar".

Portanto, antes de desenvolver um excelente gestor, precisamos desenvolver um excelente ser humano. Um ser humano capaz de entender seus sentimentos, suas limitações, entender a complexidade de seus valores, crenças e vontades. Posterior e automaticamente vão replicar seguidores autoconfiantes, encorajando a seguirem juntos e assim encontrarão a melhor solução, onde toda a organização sairá ganhando.

O bom ser humano consegue enxergar o outro, notar sua presença e caminhar junto com o outro. Sugestões e melhorias sempre serão bem vindas, porque seu único objetivo é acatar e fazer seu colaborador melhor; caso ele consiga essa proeza, o gestor será o primeiro a puxar os tão exaustivos aplausos e saberá que valeu a pena ser um bom gestor.

E você? É um bom ser humano?

Elô Bocaiuva Santos
Enviado por Elô Bocaiuva Santos em 30/09/2018
Código do texto: T6464180
Classificação de conteúdo: seguro